Quando a Acer irá atualizar a BIOS para a correção do TPM 2.0 feito pelo a AMD para processadores?

PedroPedin
PedroPedin Member Posts: 4 New User
editado agosto 2022 em Laptops
Boa tarde,

Entrei em contato com o suporte da AMD e informei o modelo do meu notebook para obter informações sobre a correção do TPM2.0 que atinge os processadores da linha RYZEN. Então, hoje, 11/08/2022 obtive a seguinte resposta (segue a tela com a captura da resposta):

[Conteúdo Removido] 

Ou seja, a correção para o problema mencionado depende exclusivamente do fabricante, a ACER. Ao entrar na página de suporte da ACER a última atualização da BIOS para os modelos AN515-44 está datada de 26/03/2021, está com com um ano e 5 cinco meses sem atualização, a qual essa última versão da BIOS não possui a correção do TPM2.0. 

Outro ponto, os drivers disponibilizados para o modelo do meu notebook não correspondem aos drivers do sistema operacional instalado de fábrica. Irão dizer, os driver do Windows 10 servem para o Windows 11, ok, concordo! Mas, as versões dos drivers disponibilizados são antigas, a mais recente é de junho de 2021 e, a NVIDIA lançou uma nova versão do driver da placa de vídeo GTX 1650 agora em agosto. Como a empresa disponibiliza um produto para venda sem ter o suporte adequado, inclusive obtive a resposta de que não há suporte para o Windows 11 para meu equipamento.

Por isso pergunto, quando a ACER irá lançar a atualização da BIOS para os notebooks com processadores RYZEN com a correção? Obs. A AMD já implementou a correção em seus firmwares...

Se alguém também puder questionar a ACER quanto ao tema tratado aqui, será melhor, quanto mais consumidores cobrarem, mais rápido será a resposta.

Meu notebook, adquirido em 16/07/2022, ACER NITRO 5 AN515-44-R4KA instalado de fábrica com o Windows 11.

[Conteúdo Removido]

[Comentário editado para excluir trechos de conversa privada ou informação pessoal]

Respostas

• EduardoKleppe
    EduardoKleppe Member Posts: 3 New User
    Eu também estou só aguardando a atualização de BIOS!!
    Tentei usar o windows 11 é tem alguns bugs muito chato como na inicialização fica travado na tela preta ai tem que desligar no botão e religar ai o Windows inicia. Fora outros bugs.
  • CCRISTIANO
    CCRISTIANO Member Posts: 2 New User

No aguardo desta atualização (inclusive revisão geral de Drivers para WINDOWS 11). No site indica somente W10 (poderiam ao menos reformular a pagina ou busca do site.

• HisysG
    HisysG Member Posts: 3 New User

Pois é pessoal! Devolveram meu notebook do reparo hoje e está funcionando ATÉ ESTE MOMENTO. A solução foi a atualização dos drives e bios mais recentes . E como recomendação: "na configuração da bios manter a opção advanced>AMD-SVM [disabled] (desativado)".

Mas, como no próprio site os drivers disponíveis são do windows 10, contrastando com o windows 11, só posso pensar que eles pedem para manter desativado porque sabem que vai ocorrer erros enquanto estiverem com os drives desatualizados.

Eu não me sinto confiante em fazer download em qualquer driver, enquanto não disponibilizarem para windows 11.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,304 Guru

Olá @HisysG,

Seja bem-vindo! Por favor, informe para o nós o modelo do seu laptop. Dependendo da versão do código AGESA implementado, nem mesmo mantendo a opção AMD-SVM desabilitada será o suficiente para corrigir estes problemas de "stuttering" no Windows 10 / 11 e problemas de tela piscando após instalar os drivers da AMD. Mais detalhes em:

• HisysG
    editado junho 2023

O modelo é AN515-44-R4KA. @eGomes

Eu vi seu outro post, mas entendo muito pouco de computador e estou pesquisando muuuuito para tentar me preparar ou saber se resolveu de vez. Aquela tabela é apenas para listar os modelos que têm problemas semelhantes, ou existe alguma perspectiva de solução?

• eGomes

@HisysG,

No link acima indicado você pode conferir a última versão de BIOS disponível para os AN515-44 e versão atual do código AGESA implementado.

• HisysG

@eGomes

Vou ver então qual versão está aqui e vejo se vou atualizar ou não. Obrigada pela ajuda!

• eGomes
    editado junho 2023

No link abaixo indicado você poderá encontrar as atualizações de drivers e BIOS para os Acer Nitro A515-44:

Infelizmente, as previsões são as piores possíveis! Pois a Acer não tem o menor comprometimento e respeito para com seus consumidores, e não pretende disponibilizar novas atualizações de BIOS para seus laptops equipados com processadores AMD Ryzen.