Boa noite, pessoal
Tenho um Nitro 5 já vai fazer um pouco mais de um ano, com um i5 de 10ª geração, GTX 1650 e 8GB de RAM. Porém, mesmo sendo um PC que deveria ser decente/eficiente pra jogos mais pesados, eu venho enfrentamento um problema de lentidão faz alguns meses. Formatei mais de 3 vezes, de todas as formas possíveis, mantendo arquivos ou limpando tudo, formatei SSD e HD e não demora muito e o problema aparece de novo.
Todos os jogos que eu jogo com frequência estão no meu SSD, mas quando eu tento instalar um novo no HD, o desempenho do PC inteiro cai e cai bastante. Tenho alguns jogos levinhos e casuais instalados no HD, mas instalei Fortnite há alguns dias e o desempenho em menos de 2h já tinha ido pra vala. Desinstalei, e tudo tinha voltado ao normal. Recentemente instalei Portal 2, um jogo leve, e comecei a notar uma queda no desempenho, mas nada muito preocupante. Mas ontem, quando instalei Valorant, joguei com muita dificuldade, FPS baixo e queda, e até entrava na partida com atraso. Desinstalei os dois jogos, e a situação melhorou, mas o desempenho ainda está bem abaixo pra um PC com essas specs. E nota, meu HD não está nem 10% ocupado.
Não faço ideia do que pode ser, então queria ajuda. Queria saber se é algo que eu possa resolver ou tem algo pra melhorar a situação, se pode ser um problema no HD/SSD e se, no pior dos casos, é necessário o problema ser levado pra uma assistência. Obrigado desde já pra quem leu esse textão. <3