Nitro 5 (AN515-55) - Problemas de lentidão

leonelms
leonelms Member Posts: 6

Tinkerer

Boa noite, pessoal

Tenho um Nitro 5 já vai fazer um pouco mais de um ano, com um i5 de 10ª geração, GTX 1650 e 8GB de RAM. Porém, mesmo sendo um PC que deveria ser decente/eficiente pra jogos mais pesados, eu venho enfrentamento um problema de lentidão faz alguns meses. Formatei mais de 3 vezes, de todas as formas possíveis, mantendo arquivos ou limpando tudo, formatei SSD e HD e não demora muito e o problema aparece de novo.

Todos os jogos que eu jogo com frequência estão no meu SSD, mas quando eu tento instalar um novo no HD, o desempenho do PC inteiro cai e cai bastante. Tenho alguns jogos levinhos e casuais instalados no HD, mas instalei Fortnite há alguns dias e o desempenho em menos de 2h já tinha ido pra vala. Desinstalei, e tudo tinha voltado ao normal. Recentemente instalei Portal 2, um jogo leve, e comecei a notar uma queda no desempenho, mas nada muito preocupante. Mas ontem, quando instalei Valorant, joguei com muita dificuldade, FPS baixo e queda, e até entrava na partida com atraso. Desinstalei os dois jogos, e a situação melhorou, mas o desempenho ainda está bem abaixo pra um PC com essas specs. E nota, meu HD não está nem 10% ocupado.

Não faço ideia do que pode ser, então queria ajuda. Queria saber se é algo que eu possa resolver ou tem algo pra melhorar a situação, se pode ser um problema no HD/SSD e se, no pior dos casos, é necessário o problema ser levado pra uma assistência. Obrigado desde já pra quem leu esse textão. <3

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,230 Trailblazer

Olá, boa noite.

Durante os jogos a temperatura está ficando em quantos graus?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• leonelms

Tinkerer

Pelo que eu monitoro no Nitro Sense, no modo elevado desempenho fica entre 80~85%. Já no modo poupança fica entre 65~75%. Sempre que tô jogando eu deixo os coolers na potência máxima, independente do modo de energia. Pelo que eu vi de feedback de usuários até agora, é uma temperatura comum pra ele, mas me deixa preocupado às vezes.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 3,999 Guru
    editado junho 2023

Como está o consumo de memória RAM e processos que estão em execução no Gerenciador de tarefas!?

• Você já verificou as temperaturas da gpu e processador? Você já verificou a saúde do ssd e do hdd com o crystaldiskinfo?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • leonelms

Tinkerer

A memória RAM está sempre por volta dos 70% em repouso, e beira os 95% de uso quando estou jogando algum jogo mais pesado. Não sei se pode ser a fonte do problema, pois pelo que eu mesmo reparei, o uso da RAM continua o mesmo pelos exemplos que eu dei, antes e depois de instalar um jogo mais pesado.

• eGomes

Olá @leonelms,

Poste aqui uma imagem do Gerenciador de tarefas organizado pelos processos que estão ocupando maior quantidade de memória RAM.

• leonelms

Tinkerer

A temperatura é meio preocupante, processador 60~65ºC em repouso e sempre na casa dos 90ºC em uso intensivo, modo de elevado desempenho e ventoinhas na velocidade máxima, mas pelo que eu vi de outros usuários, é uma temperatura normal do modelo. A GPU o mesmo, só que geralmente uns 10ºC a menos. Acabei de checar no crystaldiskinfo, e os dois estão dando como saudáveis. Agora mesmo que eu não faço ideia de qual poderia ser o problema. Estou jogando nesse exato momento, a performance está abaixo do esperado, as temperaturas estão em 65ºC, uso de CPU e GPU não passam do 70%. O disco hora ou outra permanece no 100% por um tempinho, não sei se é normal.

• leonelms

Tinkerer

editado junho 2023

Esse é um print de quando eu tava tentando simplesmente entrar no Genshin Impact. Depois de alguns minutos, consegui entrar.

Aqui é de quando eu tava no jogo. Queda de FPS como sempre. Como eu falei antes, quando eu formatei o PC não tinha problema nenhum em rodar o jogo junto com o navegador e o Discord abertos, mas assim que eu instalei um jogo mais pesado, a performance baixou significativamente, mesmo o SSD estando 50% ocupado e o HDD nem mesmo 10%.

• leonelms

Tinkerer

Esse é um print de quando eu tava tentando simplesmente entrar no Genshin Impact. Depois de alguns minutos, consegui entrar.

Aqui é de quando eu tava no jogo. Queda de FPS como sempre. Como eu falei antes, quando eu formatei o PC não tinha problema nenhum em rodar o jogo junto com o navegador e o Discord abertos, mas assim que eu instalei um jogo mais pesado, a performance baixou significativamente, mesmo o SSD estando 50% ocupado e o HDD nem mesmo 10%.

• eGomes

Eu particularmente não recomendo usar o navegador Ópera (ele já foi bom no passado, antes de ser vendido). Experimente fazer um teste com o Chrome e/ou Edge configurando os mesmos para não permanecer em execução após fechados.

• Você tem algum antivírus instalado?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)