AN515-51: Desliga com quantidade de bateria razoável, descarrega rápido e desconecta do carregamento

Biomax
Biomax Member Posts: 9

Tinkerer

editado junho 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Olá pessoal.

Tenho um Acer Nitro 5 AN515-51 a alguns anos e nos últimos meses ele tem apresentado alguns problemas de bateria como desligar o notebook com uma quantidade de bateria razoável, descarregar bem rápido e até fica conectando e desconectando do recarregamento (Pra exemplificar melhor: ele carrega por 10 seg, então para de carregar por mais 10 seg e depois volta a carregar. No entanto isso acontece diversas vezes num carregamento). Mas, quando chega em 100% consigo deixar ligado direto na tomada e usar o notebook normalmente.

Olhando alguns outros posts aqui na comunidade, vi que poderia ser o DC jack, bateria ou carregador. Cheguei a testar o DC Jack e o carregador, através de alguns vídeos que vi, e os resultados foram que estavam funcionando, pelo menos pelos testes que fiz, já que não sou técnico.

Segue abaixo um print do desgaste da bateria pelo HWInfo.

Tá bem ruim o estado dela, mas também já uso o notebook a uns 3 anos ou mais. Só acho estranho a questão de ficar conectando e desconectando durante o carregamento. Se alguém conseguir me explicar o que seria, pois me parece um problema que não é da bateria.

De toda forma, fiz o post pra perguntar qual seria o modelo exato da minha bateria, ou onde posso achar esse modelo no meu notebook, pois vou adquirir uma nova. Também se puderem indicar alguns sites onde posso realizar essa compra seria de grande ajuda.

OBS: Vi que existem dois outros dígitos no modelo do notebook, mas não consegui achar esses valores. Se for necessário me indiquem como posso conferir essa informação.

OBS2: Refiz o post, pois ninguém respondeu. Acredito que tenha postado inicialmente no lugar errado. Dá uma força aí galera :(

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Melhor resposta

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,230 Trailblazer
    Responder ✓

Você encontrará alguns modelos com a capacidade um pouco menor que a original, mas nada que vá impactar tanto no uso somente na bateria.

Procure nos sites bringit.com.br, bbbaterias.com.br.

Pelo MercadoLivre e Americanas você encontra o modelo original, mas precisa verificar se o vendedor é bom.

Seguem alguns modelos que vem equipado com esse notebook:

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas

• RenanVilela

Olá, boa tarde.

A bateria está com um nível até razoável de desgaste mas acredito que não apresentaria esse problema mencionado.

Nesse caso pode até ser que seja a própria fonte com problema.

De todo modo experimente o seguinte, abra o Gerenciador de Dispositivo, procure por Bateria e desinstale o Adaptador CA Microsoft, após isso reinicie a máquina e observe se o problema vai continuar ocorrendo.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Biomax

Tinkerer

Boa noite Renan. Obrigado pela resposta!

Terminei de testar aqui agora e continua acontecendo o problema.

Uma coisa que esqueci de falar até no comentário inicial, é que essa questão de conectar e desconectar só acontece em algumas porcentagens de bateria específicas. Exemplo: quando a bateria tá carregando de 95-96%, isso acontece, quando passa dos 96% para de ocorrer. O problema é o carregamento tá bem lento e não consigo usar o notebook enquanto isso acontece, pois ele vai descarregando, ao invés, de carregar.

Quanto a questão do carregador. Pode até ser, pois quando fiz o 1° teste a saída foi bem próxima da nominal (19V) e agora pelo HWInfo tá na casa dos 16V. Vou tentar levar a fonte em uma eletrônica aqui da cidade pra fazer um teste lá que deve ter equipamentos melhores, e até ver se não consigo outra para teste.

Mais alguma coisa que eu poderia tentar?

• RenanVilela

Como você mencionou que está lento pra carregar então presumo que seja a fonte com problema.

Ideal levar em alguma eletrônica mesmo pois lá medem com um multímetro, e se possível veja se tem alguma com a mesma especificação pra testar no note.

De testes assim eu iria sugerir trocar de tomada, mas pelo que parece é a fonte com problema.

Seguem alguns modelos compatíveis:

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Biomax

Tinkerer

Tá ok. Vou ver se consigo levar logo amanhã na eletrônica.

Obrigado pelos modelos disponibilizados também.

Quando tiver uma resposta concreta, retorno ao post.

• Você tem um multímetro? Se sim, coloque o multímetro na escala de tensão contínua de 20v e teste a fonte assim:

As vezes, a tensão cai um pouco quando você liga a fonte no notebook. Isso não significa que haja um problema com a fonte.

De qualquer forma, você também pode tentar desconectar e reconectar a bateria da placa mãe e verificar se o problema continua ocorrendo. Mas é muito provável que devido ao desgaste, que a bateria precise ser substituída.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela

Pode tentar desconectar a bateria e ver qual informação o Hwinfo mostrará na saída.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Biomax

Tinkerer

Voltei agora da eletrônica e segundo o teste tá saindo 19V mesmo. Então essa questão de "falta de tensão" não deve ser.

Tenho um multímetro sim egydio. Realizei o teste aqui e a voltagem ficou em 19,5V, assim como o teste que fiz na eletrônica hoje mesmo.

Quanto a questões de abrir o notebook e fazer processos na bateria. Posso tá realizando sim, só não vou conseguir fazer de imediato.

• Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Biomax

Tinkerer

Boa noite pessoal

Fiz isso @RenanVilela, mas como não tem bateria não consegui o dado de voltagem pelo Hwinfo, e nem por outros programas que tinha aqui. Então pra testar a validade da fonte coloquei em stress no Aida64 e funcionou tranquilo, sem apresentar nenhuma instabilidade.

Fiz também o processo de reconectar a bateria que o colega @egydiocoelho tinha sugerido e, aparentemente, funcionou. Descarreguei uns 7% da bateria (Como teste inicial) e começei a carregar novamente e não apresentou o problema até os 100%, além disso consegui ficar usando o notebook normalmente, coisa que n tava conseguindo antes, pq se não ele ia descarregando.

Acredito que o problema tenha sido resolvido, mas irei fazer mais alguns testes e deixar a bateria descarregar por porcentagens maiores pra analisar melhor. Após fazer isso fecho o post com a resposta do Egydio.

Grato pela ajuda Renan e Egydio!!

• Continue testando e postando o resultado aqui.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer

• Biomax

Tinkerer

Bom dia.

Continuei os testes aqui e infelizmente o problema persiste, mas não está mais ocorrendo em porcentagens de bateria tão altas (80-100%), só que de cerca de 50% até os 80% ainda ocorre. Como eu tinha falado antes, pelo menos a velocidade de recarga tá bem maior e tô conseguindo utilizar o note enquanto carrega, mesmo o carregamento desconectando constantemente.

Nesse meio tempo também formatei o notebook, que já estava planejado, no entanto não surtiu nenhum efeito nessa questão. Cheguei a pensar que poderia ser algum tipo de bug no próprio windows, mas não era.

Algo mais que posso tentar pra resolver?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 3,999 Guru

Olá @Biomax,

Penso que se você realizou todos os testes possíveis e o problema ainda persiste. Acredito que o próximo passo, seja providenciar a substituição da bateria. 😉

• É possível que a bateria esteja em curto devido ao alto desgaste. Eu também aconselho trocar a bateria.

egydiocoelho Trailblazer

• Biomax

Tinkerer

Entendi pessoal.

Como eu tinha até escrito no comentário inicial, queria saber qual o modelo certinho da bateria pra substituir. Vocês teriam essa informação? Ou onde posso tá encontrando?

Também se puderem recomendar sites pra realizar essa compra, agradeço!

• eGomes
    eGomes Member Posts: 3,999 Guru

Se você abrir o seu AN515-51, poderá obter as especificações e modelo da sua bateria:

AC14B8K (4ICP5/57/80)

• Biomax

Tinkerer

Entendi, quando abri o notebook pra fazer outros testes, tirei uma foto da bateria e agora percebi que tem esse código lá mesmo. Obrigado pela ajuda.

Uma outra dúvida, dei uma olhada rápida e vi que existem alguns modelos vendidos com uma capacidade diferente da bateria que tá instalada no meu notebook hoje (Deixei a foto aí), principalmente nestes pontos que deixei marcado em vermelho. No caso, preciso adquirir uma bateria com os mesmos valores? Ou caso eu compre uma bateria com números menores, só terei uma menor duração menor de uso em bateria?

OBS: Quando digo valores menores seria uma capacidade de 33Wh e uma corrente de 2.200 mAh. No entanto, a bateria no geral é igual.

• RenanVilela
    Responder ✓

Você encontrará alguns modelos com a capacidade um pouco menor que a original, mas nada que vá impactar tanto no uso somente na bateria.

Procure nos sites bringit.com.br, bbbaterias.com.br.

Pelo MercadoLivre e Americanas você encontra o modelo original, mas precisa verificar se o vendedor é bom.

Seguem alguns modelos que vem equipado com esse notebook:

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Biomax

Tinkerer

Entendi Renan. Obrigado pelo esclarecimento, seria esse ponto msm que estava pensando.

Valeu também pelas indicações de onde adquirir. Vou ver se consigo comprar e analisar se resolverá realmente o problema.

• Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer