Olá pessoal, gostaria de relatar um problema que venho enfrentando com o meu notebook modelo Nitro AN517-52 e preciso de ajuda. Faço o uso normalmente do computador, porém sem motivo ele fica muito lento a ponto de eu não conseguir usar, não sei se lento é termo correto pois o notebook não responde. Quando isso acontece o cursor do mouse para e mesmo que eu faça movimento no touchpad não funciona, se eu tentar trocar de tela dando o comando Alt + Tab também não funciona. O computador não responde as ações e fica assim por alguns segundos (cerca de 10 segundos). Após esperar ele voltar a funcionar, ele faz todo o movimento do mouse que eu havia realizado antes e troca de tela se eu tiver dado o comando Alt + Tab. O computador fica inoperante por um breve momento e simplesmente volta a funcionar realizando as ações que dei anteriormente.
Uso do notebook regularmente por mais ou menos umas 5/6 horas por dia e o problema acontece em média 2 a 3 vezes quando utilizo. O problema acontece quase que na maioria das vezes em que conecto o notebook ao carregador, mas deixando claro que também ocorre quando não está carregando. Utilizo a máquina para meus estudos e para jogar as vezes, o problema atrapalha bastante, principalmente jogando e ocorre mesmo que eu não esteja executando um processo pesados, como tarefas simples.
Este problema começou a acontecer desde a metade de 2022 e comprei o notebook no começo de 2022. Não sei o que pode estar causando isso, se é algo relacionado a bateria, a placa de vídeo ou a drivers (as únicas vezes em que mexi com drivers foi atualizando o driver da placa de vídeo pelo GeForce Now pois não conseguia usar o OBS para gravar e pedia para atualizar e refiz a instalação do driver Realtek pois os alto-falantes não estavam funcionando, fora isso mais nada). Não consegui mandá-lo para a garantia pois como preciso para a faculdade e não poderia ficar sem, agora é único momento em que não preciso utilizá-lo com frequência. Nunca fiz a formatação do computador então o mesmo está com as configurações de fábrica, tirando os drivers que citei que atualizei ou reinstalei.
Outra coisa que percebo que pode ou não estar relacionado é que o notebook está descarregando mais rápido que o normal e eu sempre tento mantê-lo na tomada, como recomendado. Levando em consideração também que o notebook não tem nem um ano de uso, não acho que eu tenha feito uso nem de 1/3 dos ciclos da bateria.
Alguém sabe como posso resolver esse problema? Será que é algo em que eu deva acionar a garantia? Devo formatar o notebook? Agradeço demais a quem puder me ajudar, muito mesmo, pois não sei o que pode ser a causa.
Nunca sei quando vai acontecer pois é do nada, então assim que eu conseguir capturar em vídeo o problema acontecendo no notebook eu anexo aqui.