Meu notebook Nitro AN517-52 para de funcionar por alguns instantes, o que pode ser?

Augustomdcy
Augustomdcy Member Posts: 10

Tinkerer

Olá pessoal, gostaria de relatar um problema que venho enfrentando com o meu notebook modelo Nitro AN517-52 e preciso de ajuda. Faço o uso normalmente do computador, porém sem motivo ele fica muito lento a ponto de eu não conseguir usar, não sei se lento é termo correto pois o notebook não responde. Quando isso acontece o cursor do mouse para e mesmo que eu faça movimento no touchpad não funciona, se eu tentar trocar de tela dando o comando Alt + Tab também não funciona. O computador não responde as ações e fica assim por alguns segundos (cerca de 10 segundos). Após esperar ele voltar a funcionar, ele faz todo o movimento do mouse que eu havia realizado antes e troca de tela se eu tiver dado o comando Alt + Tab. O computador fica inoperante por um breve momento e simplesmente volta a funcionar realizando as ações que dei anteriormente. 

Uso do notebook regularmente por mais ou menos umas 5/6 horas por dia e o problema acontece em média 2 a 3 vezes quando utilizo. O problema acontece quase que na maioria das vezes em que conecto o notebook ao carregador, mas deixando claro que também ocorre quando não está carregando. Utilizo a máquina para meus estudos e para jogar as vezes, o problema atrapalha bastante, principalmente jogando e ocorre mesmo que eu não esteja executando um processo pesados, como tarefas simples. 

Este problema começou a acontecer desde a metade de 2022 e comprei o notebook no começo de 2022. Não sei o que pode estar causando isso, se é algo relacionado a bateria, a placa de vídeo ou a drivers (as únicas vezes em que mexi com drivers foi atualizando o driver da placa de vídeo pelo GeForce Now pois não conseguia usar o OBS para gravar e pedia para atualizar e refiz a instalação do driver Realtek pois os alto-falantes não estavam funcionando, fora isso mais nada). Não consegui mandá-lo para a garantia pois como preciso para a faculdade e não poderia ficar sem, agora é único momento em que não preciso utilizá-lo com frequência. Nunca fiz a formatação do computador então o mesmo está com as configurações de fábrica, tirando os drivers que citei que atualizei ou reinstalei.

Outra coisa que percebo que pode ou não estar relacionado é que o notebook está descarregando mais rápido que o normal e eu sempre tento mantê-lo na tomada, como recomendado. Levando em consideração também que o notebook não tem nem um ano de uso, não acho que eu tenha feito uso nem de 1/3 dos ciclos da bateria.

Alguém sabe como posso resolver esse problema? Será que é algo em que eu deva acionar a garantia? Devo formatar o notebook? Agradeço demais a quem puder me ajudar, muito mesmo, pois não sei o que pode ser a causa.

Nunca sei quando vai acontecer pois é do nada, então assim que eu conseguir capturar em vídeo o problema acontecendo no notebook eu anexo aqui.

Respostas

• Olá! Eu estava tendo um problema similar ao seu no meu PH315-52. No meu caso, era um programa da caixa chamado warsaw:

Assista ao vídeo.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Olá, bom dia.

Esse problema começou a ocorrer após alguma atualização do sistema? Você se recorda?

Você mencionou que a bateria está drenando rapidamente, faça o download do hwinfo, procure por SmartBattery e veja qual valor estará em Wear Level.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Augustomdcy

Tinkerer

Boa noite pessoal, cheguei em casa agora a pouco para tentar simular o problema que ocorre no meu notebook. Consegui fazer a captura das imagens por vídeo pelo celular e também pelo OBS simultaneamente. Segue abaixo link do drive com os vídeos capturados:

• Augustomdcy

Tinkerer

Olá, acredito que o problema que está ocorrendo não seja esse, não faço a utilização de softwares de bancos no meu computador, não encontrei registros desse programa também. O problema de lentidão em questão é diferente do apresentado no vídeo que anexou. Deixei um link do Drive com a captura do problema acontecendo no notebook.

• Augustomdcy

Tinkerer

Boa noite amigo, não consigo afirmar se foi após alguma atualização do sistema, mas verifiquei que houveram atualizações no computador sim no período em que o problema surgiu. Houveram atualizações em todas as categorias abaixo:

Não consigo te afirmar com certeza quando o problema começou a ocorrer, mas foi por volta da metade de 2022.

Fiz o download do software que mencionou para verificar a bateria mas não encontrei o termo SmartBattery, Encontrei algumas informações da bateria que seguem abaixo:

• Neste caso, experimente reinstalar o windows, para ver se o problema continua. Pressione alt+f10 antes do logo da acer.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Nível de desgaste em 11%, aparentemente alto para um notebook novo.

Antes de tentar uma formatação, experimente alterar o plano de energia para Alto Desempenho e veja se haverá alguma melhoria.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Augustomdcy

Tinkerer

Conversei com o suporte da Acer que pediu para que eu atualizasse a bios do notebook para a ultima versão. Terminei o processo de atualização junto ao suporte a alguns minutos atrás, vou utilizar o notebook e verificar se o problema persiste. Volto para informá-los se consegui solucionar o problema com êxito.

Desde já, agradeço muito a todos que prestaram ajuda.

• Augustomdcy

Tinkerer

Oxe, quanto comentário repetido meu, foi mal.

Você quis dizer no mais alto desempenho?

• Augustomdcy

Tinkerer

Boa noite, fiz os testes utilizando o computador no mais alto desempenho, conectado a fonte e pude perceber que jogando a bateria vai descarregando aos poucos. No teste eu estava jogando Fortnite e a bateria estava em 80% por cento pois deixo ativa a opção do Care Center de limitar o carregamento a 80%, quando parei de jogar verifiquei o nível de bateria estava menor, mesmo estando na tomada. É normal que isso aconteça?

• Sim, é normal a bateria descarregar mesmo quando a fonte está conectada, ao jogar, pois é exigido uma maior demanda energética que a fonte não consegue dar conta.

egydiocoelho Trailblazer

• Augustomdcy

Tinkerer

Bom dia pessoal, estive fazendo os testes para verificar se a lentidão que havia mencionado ainda ia ocorrer depois de fazer a atualização da BIOS que o suporte Acer recomendou. No dia em que fiz a atualização não percebi mais o problema, mas verifiquei que apenas a frequência com que acontecia diminuiu, não que o problema foi solucionado, a lentidão que havia mostrado nos vídeos em anexo já aconteceu umas 2 vezes novamente.

Estou pensando em fazer upgrade de memória para tentar solucionar o problema. Penso que pode ser qualquer coisa.

O desgaste alto da bateria de acordo com o comentário do @RenanVilela pode indicar problema na bateria?

Realizar a formatação é a melhor alternativa agora ou devo tentar algo diferente? Caso sim, é melhor a formatação completa ou a formatação com as configurações de fábrica?

• Pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema, ocultar serviços da Microsoft e desative todos os serviços. Reinicie o windows e verifique se o problema continua.

egydiocoelho Trailblazer