ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

Tinkerer
Prezados. Bom dia.
Tenho um notebook Acer AN515-43 c/GTX 1650 - Ryzen 5 3550H com Windows 11, há aproximadamente 2 anos. Tenho notado que a vida útil do SSD SK HYNIX 256 GB, está diminuindo muito rápido (menos de 50% atualmente). Em análises de empresas e sites confiáveis dizem que essa vida útil normalmente é maior que o próprio notebook.
Podem me ajudar a explicar tal fato? E como tentar evitar isso, se possível.
Desde já agradeço à comunidade pelo apoio e auxílio dispensado em sempre ajudar os necessitados. Obrigado.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
Caro Egydio. Feliz ano novo!
Descobrir o que aconteceu. Parece ser um bug desde o Windows 10, que no meu caso passou para o W11. Procurei em "desfragmentar e otimizar", o item "Otimização agendada" estava ativo. O S.O estava todos os dias desfragmentando o SSD, o que sabemos que não é apropriado e com isso meu disco só tem 44% da sua vida útil. Talvez isso por ajudar outras pessoas. Mesmo assim agradeço pela sempre atenção na tentativa de resolução de nossas dúvidas.
Abraço.
A
.
Você verificou com o Crystal disk info?
Prezado Egydio Coelho. Obrigado pelo retorno.
Sim, baixei o Crystal Disk Info e aparece o mesmo percentual de vida útil :(
Note que utilizo o aplicativo oficial do meu SSD "SK Hynix Drive Manager"(pelo menos penso que seja).
Por quê ele está se desgatando tão rápido?
Eu estou intrigado é com o número de vezes que ele foi ligado. 152409 vezez? Você costuma hibernar ou suspender o computador com frequência?
É o que percebi também desde a primeira vez que vi isso, Quando o hiberno ou suspendo, acredito ser de uso normal para um usuário de um notebook. Essas horas apontadas estão absurdamente altas. Também observo que a vida da bateria está bem menor do que antes (o que é em "tese" normal). Ele fica na energia mas quando preciso utiliza-lo em outro local o desconecto e percebo que a bateria está as vezes em 80%. Será que isso tem alguma relação?
Você já tentou desconectar a bateria de lition e o ssd?
Não tentei essa possibilidade. Irei fazer para ver. Obrigado.
O problema ainda ocorre?
Caro Egydio. Feliz ano novo!
Descobrir o que aconteceu. Parece ser um bug desde o Windows 10, que no meu caso passou para o W11. Procurei em "desfragmentar e otimizar", o item "Otimização agendada" estava ativo. O S.O estava todos os dias desfragmentando o SSD, o que sabemos que não é apropriado e com isso meu disco só tem 44% da sua vida útil. Talvez isso por ajudar outras pessoas. Mesmo assim agradeço pela sempre atenção na tentativa de resolução de nossas dúvidas.
Abraço.
A
.