Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
A315-23-R0LD: Latência nos Clocks da GPU e CPU Acer aspire 3 ryzen 5 3500u Vega 8 12GB RAM
Olá,resolvi fazer essa pergunta pois não encontrei um tópico que resolvesse meu problema. Estou com um problema nos clocks do meu A315-23-R0LD.
Ele tem um processador mediano, AMD ryzen 5 3500u com uma integrada Vega 8 e 12GB de RAM.
O problema em si acontece quando eu estou jogando. Os clocks do processador e da placa de vídeo ( não exclusivamente ) variam muito e rápido.
Por exemplo, jogando GTA 5 e monitorando com o MSI Afterburner, os Clocks variam entre 200-1400 pra GPU e 700-1600 pra CPU sendo que todos os núcleos estão ativados e a frequência base da CPU é 2.1hz, com configurações de energia em alto desempenho, conectado na tomada, sem outros programas abertos, e temperatura em um suporte ao ar livre entre 70-90º (normal pra notebook).
Os frames variam entre 8-30 nas configurações normais do jogo e 8-50 nas configurações altas (também achei estranho mas acredito ser um gargalo na CPU proveniente do jogo).
Em outros jogos como battlefield 4 ocorre o mesmo, em momentos os clocks variam muito, mesmo sem muita ação na tela.
Em jogos mais leves como Minecraft eu consigo colocar a 64 chunks de distancia com todas as partículas ativas a 60 fps (travado pelo monitor de 60hz).
Lembrando que jogo todos os jogos a 768p. O que poderia estar dando esse problema e o que eu posso fazer pra estabilizar essa variação que acontece em 90% dos jogos?
[Título editado para incluir modelo do produto]
Ele tem um processador mediano, AMD ryzen 5 3500u com uma integrada Vega 8 e 12GB de RAM.
O problema em si acontece quando eu estou jogando. Os clocks do processador e da placa de vídeo ( não exclusivamente ) variam muito e rápido.
Por exemplo, jogando GTA 5 e monitorando com o MSI Afterburner, os Clocks variam entre 200-1400 pra GPU e 700-1600 pra CPU sendo que todos os núcleos estão ativados e a frequência base da CPU é 2.1hz, com configurações de energia em alto desempenho, conectado na tomada, sem outros programas abertos, e temperatura em um suporte ao ar livre entre 70-90º (normal pra notebook).
Os frames variam entre 8-30 nas configurações normais do jogo e 8-50 nas configurações altas (também achei estranho mas acredito ser um gargalo na CPU proveniente do jogo).
Em outros jogos como battlefield 4 ocorre o mesmo, em momentos os clocks variam muito, mesmo sem muita ação na tela.
Em jogos mais leves como Minecraft eu consigo colocar a 64 chunks de distancia com todas as partículas ativas a 60 fps (travado pelo monitor de 60hz).
Lembrando que jogo todos os jogos a 768p. O que poderia estar dando esse problema e o que eu posso fazer pra estabilizar essa variação que acontece em 90% dos jogos?
[Título editado para incluir modelo do produto]
0
Respostas
-
Esqueci de mencionar que formatei ele recentemente, todos os drivers estão atualizados pelo W. update e pelo site da Acer, comprei ele em março desse ano e só troquei a pasta térmica justamente por esse problema que esquentava ate 100º e depois da troca não passa de 90º. A garantia termina em março de 2022 (Não sei se perdi a garantia por conta da troca de pasta, não pesquisei sobre isso).0
-
Olá, boa tarde.
Começando pela sua duvida da garantia, infelizmente há a violação da garantia caso realize a troca da pasta térmica com o prazo vigente.
Quanto a duvida principal, houve um usuário que estava com problema semelhante ao seu, sugeri que rodasse um programa de benchmark (por exemplo o Heaven Benchmark) e por incrível que pareça o problema não ocorreu.
Tente em um primeiro caso fazer isso e veja como os clocks vão ficar (notebook conectado a tomada e plano de energia Alto Desempenho).1 -
Vou realizar assim que chegar em casa. Ainda que o problema não ocorra no benchmark, o que eu poderia fazer pra estabilizar o clock durante os jogos?
0 -
JoJoel disse:Vou realizar assim que chegar em casa. Ainda que o problema não ocorra no benchmark, o que eu poderia fazer pra estabilizar o clock durante os jogos?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Fiz isso ontem a noite.
0 -
JoJoel disse:Fiz isso ontem a noite.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
RenanVilela disse:JoJoel disse:Fiz isso ontem a noite.
No high teve uma oscilação de 200-1200hz na GPU a 100% durante todo o teste. O FPS variou de 6.8-166.3( dados do próprio heaven) em uma media de 29.7 FPS.
No low a GPU oscilou entre 200-800 hz a 100%. O FPS variou entre 15.2-91.1 a uma media de 49.1.
Em ambos os testes o processador ficou o tempo todo em 20-25% de uso variando entre 1400-2900hz (mais presente em 1400-1600).
A temperatura ficou entre 79 e 95 mas os clocks variavam independente de qual temperatura estava.0 -
JoJoel disse:RenanVilela disse:JoJoel disse:Fiz isso ontem a noite.
No high teve uma oscilação de 200-1200hz na GPU a 100% durante todo o teste. O FPS variou de 6.8-166.3( dados do próprio heaven) em uma media de 29.7 FPS.
No low a GPU oscilou entre 200-800 hz a 100%. O FPS variou entre 15.2-91.1 a uma media de 49.1.
Em ambos os testes o processador ficou o tempo todo em 20-25% de uso variando entre 1400-2900hz (mais presente em 1400-1600).
A temperatura ficou entre 79 e 95 mas os clocks variavam independente de qual temperatura estava.
Faça o download do Aida64 e rode um teste de stress para vermos como vai se portar.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Certo vou fazer agora.
Deixo quanto tempo no stress? Pergunto por que percebi que o computador inteiro trava quando começo então quero colocar em um período que não esteja usando.
0 -
JoJoel disse:Certo vou fazer agora.
Deixo quanto tempo no stress? Pergunto por que percebi que o computador inteiro trava quando começo então quero colocar em um período que não esteja usando.
Deixe alguns minutos somente, só para vermos se haverá alguma alteração nos clocks.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Beleza vou terminar meu trabalho e iniciar o teste. Até amanha eu mando os resultados.0
-
JoJoel disse:Beleza vou terminar meu trabalho e iniciar o teste. Até amanha eu mando os resultados.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Mais uma vez variando entre 1400- 2200 e 200-900. Aqui estão os resultados:0
-
Nesse teste aí os clocks deveriam cravar praticamente no máximo e não ficar oscilando.
Nesse caso vou te sugerir que faça um reset da Bios:
desconecte o plug da bateria (letra D):
e também esse da imagem , referente à bateria rtc (letra F).
Após isso, pressione o botão Power por 30s, reconecte tudo na ordem inversa e refaça os testes.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Ok vou fazer isso, seria recomendado baixar a bios em um pendriver ou fazer backup antes?
0 -
JoJoel disse:Ok vou fazer isso, seria recomendado baixar a bios em um pendriver ou fazer backup antes?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Aqui os testes depois do que vc me disse:
0 -
Eu achei estranho estabilizar em 1.4ghz então resetei a bios no setup do f2 e esses foram os resultados:
0 -
Eu percebi também pelo gerenciador de tarefas que a cpu so atingia realmente 100% em períodos com temperatura <90 logo após caia pra 60% o mesmo com o clock de 2.0~ --1.39ghz.
0 -
Não houve tanta diferença assim não, no caso somente a temperatura um pouco mais amena.
Já tentou realizar o teste somente com um pente de memória ram pra ver como vai ficar?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1