A315-23-R0LD: Latência nos Clocks da GPU e CPU Acer aspire 3 ryzen 5 3500u Vega 8 12GB RAM

13»

Respostas

• JoJoel
    JoJoel Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    JoJoel disse:
    JoJoel disse:
    JoJoel disse:
    JoJoel disse:
    A resposta deles foi " Verificando o modelo e especificações do notebook isso sim pode acontecer e nesse modelo seria normal, não é um equipamento gamer desenhado para jogos e os mesmos não rodariam ao 100%. Lamentavelmente não teríamos um procedimento padrão para realizar neste caso. Simplesmente sugerimos utilizar o notebook conectado na tomada para um melhor desempenho quando o notebook é exigido." 

Vou ligar para o 0800 e solicitar a garantia, vou tentar explicar melhor pelo telefone também.
    Eu até concordo que não seja um note gamer, mas não há lógica alguma em operar em frequências baixas, ainda mais realizando teste de stress. 
    Alguma coisa realmente não está correta, o clockbase deveria ficar em torno de 2.1Ghz, e o Turbo próximo dos 3.7Ghz.
    Bom, eu não cheguei a uma solução completa. Como eu vou usar-lo muito esses próximos meses e semanas acho que não vou mandar pra garantia, também por que acho que vão negar e cobrar o reparo fora da garantia coisa que eu não tenho como pagar no momento. 

Eu vou investir em um resfriamento por que reparei que ele funciona entre 1.9-2.3( o turbo funciona quando eu abro algum outro programa chegando no máximo a 3.7) com 4 núcleos ativados em em menos de 89º e ta rodando até bem o GTAV, consegui manter em 30-40 fps com essas configurações. Fica ainda melhor com o programa My CPU Accelerator.  

Vou comprar um ventilador de mesa pequeno, aqueles de 20 reais, e colocar em baixo quando for fazer algo que esquente muito. Talvez isso controle a temperatura e as oscilações. 

Dito isso, muito obrigado RenanVilela por toda sua ajuda, foi muito mais prestativo que o próprio suporte Acer. Esse caso me rendeu muita experiencia também, vou observar todos esses problemas quando for comprar outro ou montar meu próprio desktop. É o que estou pensando em fazer caso queria um lazer sem preocupações. 

Vou continuar acompanhado o fórum caso eu consiga ajudar alguém com os mesmos problemas ou outros que eu conheça.
    Eu sugiro que envie sim, visto que caso reportem que tenha violado a garantia, é passado um orçamento do possível conserto, aí mesmo não aprovando o notebook é enviado de volta normalmente, por isso acho que convém sim.

Eu uso uma base no meu, modelo Multilaser AC166, a ventoinha é bem fraquinha, mas só do notebook ficar elevado já melhora e muito a passagem do ar, e como consequência ajudando a manter mais frio. Mas existem bases que possuem até 6 ventoinhas, nesse caso tende a ser um pouco mais efetivo.

Caso não opte mesmo em enviar o notebook, seria interessante refazer o processo da troca da pasta térmica. E falando nisso, qual foi a pasta que você colocou?

Fiz novamente a troca da pasta térmica, limpei e apliquei em formato de grão de arroz por que percebi que a gota não abordava toda a chapa. Diminuiu em uns 2 graus na temperatura ambiente mas ainda excede até os 90° no stress.

Meu irmão comprou uma base de duas ventoinhas, vou esperar chegar e testar. 

Hoje pela manha eu joguei gta com fps entre 60 e 20 quando atingia 90º.

Ainda não enviei pra garantia, ainda to pensando se vale apena, tenho quase certeza que o problema é essa temperatura e os jogos pesados, não sei se eles vão resolver o problema ou se vão alegar de novo que o notebook não é gamer. Como esse notebook eu comprei mais pra estudar, vou usa-lo assim e quem sabe no futuro (fé que o dolar e as placas vão abaixar o preço) eu monte um pc so pra jogar.
    Então, se fosse temperatura (pode ser que seja) , aquele gráfico do Aida64 iria dizer.
    Tente realizar outro teste de stress e veja se o Throttling vai aparecer no gráfico.
    Vou fazer esse hoje e organizar a caixa pra mandar pra garantia. Não to muito esperançoso mas se não constatarem exclusão da garantia eu entro com o artigo 18 do CDC.
    Dê um feedback quando lhe falarem qual era o problema.
    Mano, tem algo muito errado.

Eu ainda não mandei pra assistência por que meu irmão comprou uma base e eu queria ver o desemprenho dela antes de enviar.
    Mas ao que parece não adiantou nada. Como se a base cooler não fizesse efeito ou ainda atrapalhasse a refrigeração.
    Continua instável sendo que com uma refrigeração direta deveria esfriar mais uns 5-10°.
    Eu tenho certeza que apliquei a pasta de forma correta. Vou organizar ele e tentar enviar amanhã.
  • Essas base cooler são boas sim, mas não faz milagre, e geralmente a ventoinha não consegue baixar tanto a temperatura, mas somente de manter o notebook elevado aí sim melhora o fluxo de ar.
    Mas realmente no seu caso pode ser que a placa mãe possa ter algum vício, algum problema nos capacitores e etc, pois não está conseguindo manter as frequências altas.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• JoJoel
    JoJoel Member Posts: 29 Enthusiast WiFi Icon
    Essas base cooler são boas sim, mas não faz milagre, e geralmente a ventoinha não consegue baixar tanto a temperatura, mas somente de manter o notebook elevado aí sim melhora o fluxo de ar.
    Mas realmente no seu caso pode ser que a placa mãe possa ter algum vício, algum problema nos capacitores e etc, pois não está conseguindo manter as frequências altas.
    Primeiramente desculpa pela demora, estava esperando chegar o ssd pra testar e depois enviar pra assistência( ultimo dia de garantia até 26 então vou enviar logo amanhã).

Me responde uma coisa, eu posso enviar ele com o ssd instalado ou preciso tirar ? estou receoso pois eles dizem não garantir o retorno de itens não originais do notebook.
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,355 Trailblazer
    JoJoel disse:
    Essas base cooler são boas sim, mas não faz milagre, e geralmente a ventoinha não consegue baixar tanto a temperatura, mas somente de manter o notebook elevado aí sim melhora o fluxo de ar.
    Primeiramente desculpa pela demora, estava esperando chegar o ssd pra testar e depois enviar pra assistência( ultimo dia de garantia até 26 então vou enviar logo amanhã).

Me responde uma coisa, eu posso enviar ele com o ssd instalado ou preciso tirar ? estou receoso pois eles dizem não garantir o retorno de itens não originais do notebook.
    O ideal é enviar o notebook com todos os itens originais, os quais já vieram com ele.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!