Como atualizar a BIOS do Acer Aspire E1-471-6413
Tinkerer
Melhor resposta
-
olá Renan. Não havia erros no disco nem no SO. Acabei levando num técnico amigo. Ele não achou erros também. Então, ele decidiu fazer o reset da bios pela pilha ( pode se ter uma idéia do procedimento neste vídeo ai- https://www.youtube.com/watch?v=6sUzh4xpiIk . Deu certo. A Bios estava com algum corrompimento. Resolvido o problema. Bios normal sem problemas de desligamento e suspensão. Valeu a ajuda. Um abraço0
Respostas
-
Josias2021 disse:Olá comunidade. Tenho um Aspire E1-471-6413. Estou tendo problemas de suspensão e desligamento depois das atualizações do Win10 de julho 2021 em diante. Meu Notebook só desliga no botão power ou clicando reiniciar (ele desliga). Tudo indica que para resolver isso, tenho que atualizar a BIOS. Mas quando tento fazer, ao reiniciar para instalação, dá o seguinte erro: InsydeH2o - Secure Flash Error: Invalid firmware image !!! Meu SO está instalado no modo Legacy Bios (herdado) e não no UEFI não sei como resolver este problema. Alguém pode me ajudar ? Obrigado
As vezes pode ser arquivos do SO corrompidos , sendo que o ideal seria reinstalar todo o sistema mudando para UEFI e convertendo o disco para GPT.
Esse erro aí é como se a imagem do firmware fosse invalida, você tentou atualizar a Bios?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Olá Renan. Vi em vários vídeos na net que realmente preciso converter o disco para GPT e reinstalar o WIN. Tentei atualizar a BIOS para ver se resolvo o problema do Note não estar desligando. Mas o erro é provável que seja, porque a unidade não está UEFI, está em Legacy. Poderia me ajudar com o passo a passo para converter a unidade em UEFI? Posso converter a unidade em UEFI antes de reinstalar o WIN ? Ou reinstala o WIN em UEFI e depois converte a unidade em GPT. Essas são minhas dúvidas. Não achei um tutorial básico sobre isso em lugar nenhum. Desde já agradeço sua ajuda. tendo os passos, eu me viro bem. Só não quero fazer algo sem certeza e depois, não saber desfazer, se der erro. Gosto da minha máquina e apenas quero que ela volte a funcionar redondo.0
-
Josias2021 disse:Olá Renan. Vi em vários vídeos na net que realmente preciso converter o disco para GPT e reinstalar o WIN. Tentei atualizar a BIOS para ver se resolvo o problema do Note não estar desligando. Mas o erro é provável que seja, porque a unidade não está UEFI, está em Legacy. Poderia me ajudar com o passo a passo para converter a unidade em UEFI? Posso converter a unidade em UEFI antes de reinstalar o WIN ? Ou reinstala o WIN em UEFI e depois converte a unidade em GPT. Essas são minhas dúvidas. Não achei um tutorial básico sobre isso em lugar nenhum. Desde já agradeço sua ajuda. tendo os passos, eu me viro bem. Só não quero fazer algo sem certeza e depois, não saber desfazer, se der erro. Gosto da minha máquina e apenas quero que ela volte a funcionar redondo.
Acer Aspire 5 - Configuração de BIOS e Boot por USB - YouTube
Crie um pendrive bootável com o próprio gerenciador do site do Windows, geralmente já vem correto como UEFI para GPT.
Após tudo isso, na tela de Instalação pressione SH!FT+F10 para entrar no Prompt de Comando.
Estando lá digite os códigos:
DISKPART
LIST DISK
SELECT DISK x (substitua o X pelo seu HD ou SSD)
CONVERT FPT
CLEAN
CREATE PARTITION PRIMARY
SELECT PARTITION 1
ACTIVE
FORMAT FS=NTFS QUICK
ASSIGN
EXIT
EXIT
Após isso é só proceder com a instalação normalmente.OBS: Antes de realizar esses procedimentos recomendo que faça o backup dos seus arquivos.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Olá Renan. Obrigado pela boa ajuda. Antes de fazer o procedimento, só preciso de mais uma informação. Essa máquina veio com HD. Eu coloquei um SSID no lugar do DVD. O SO Win10 está instalado no SSID, mas A PARTIÇÃO QUE ESTÁ COM O WIN DE FÁBRICA ESTÁ NO HD. Quando eu converter o disco SSID em GPT, vai limpar tudo. Se eu fizer um boot do WIN no pendrive, Quando na instalação, ele vai achar a minha cópia do Win que veio de fábrica lá no HD ? Senão ele via pedir depois uma chave depois de instalado, ou não ?. Ou tem como no boot dizer onde a cópia do Win está ? Deu pra entender ? Ou seja tenho dois discos- a cópia original do SO está em um (HD) e eu vou instalar no outro (no SSID)0
-
Josias2021 disse:Olá Renan. Obrigado pela boa ajuda. Antes de fazer o procedimento, só preciso de mais uma informação. Essa máquina veio com HD. Eu coloquei um SSID no lugar do DVD. O SO Win10 está instalado no SSID, mas A PARTIÇÃO QUE ESTÁ COM O WIN DE FÁBRICA ESTÁ NO HD. Quando eu converter o disco SSID em GPT, vai limpar tudo. Se eu fizer um boot do WIN no pendrive, Quando na instalação, ele vai achar a minha cópia do Win que veio de fábrica lá no HD ? Senão ele via pedir depois uma chave depois de instalado, ou não ?. Ou tem como no boot dizer onde a cópia do Win está ? Deu pra entender ? Ou seja tenho dois discos- a cópia original do SO está em um (HD) e eu vou instalar no outro (no SSID)
Você pode então clonar o SO do HD para o SSD usando o Macrium Reflect, mas antes veja se consegue dar boot pelo HD normalmente.
Se conseguir é só seguir os passos e formatar o SSD para depois cloná-lo .Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Blza Renan. Obrigado. Uma última coisa. Preciso atualizar minha BIOS para a versão mais atual para minha máquina. Você pode me dar o passo a passo para fazer isso ? Estou com problema de desligamento. A versão da minha BIOS é 2.7 . A versão mais atual para minha máquina lá no site é 2.18 e refere corrigir problemas de desligamento. Pode me ajudar ?0
-
Josias2021 disse:Blza Renan. Obrigado. Uma última coisa. Preciso atualizar minha BIOS para a versão mais atual para minha máquina. Você pode me dar o passo a passo para fazer isso ? Estou com problema de desligamento. A versão da minha BIOS é 2.7 . A versão mais atual para minha máquina lá no site é 2.18 e refere corrigir problemas de desligamento. Pode me ajudar ?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá Renan. Consegui converter minha partição em gpt sem precisar reinstalar o WIN. Usei um comando do CMD
mbr2gpt.exe /convert / allowfullos - Para não correr riscos, removi o outro disco e só deixei o do SO. Deu tudo certo. Porém, não consegui atualizar a BIOS. Fiz um perndrive butável com o RUFUS, usei a escolha FreeDos. Foi bem até quando reinicia para instalar. Apareceu aquela msg novamente- InsydeH2o - Secure Flash Error: Invalid firmware image. Estou fazendo algo errado. O que pode ser ?
0 -
Josias2021 disse:Olá Renan. Consegui converter minha partição em gpt sem precisar reinstalar o WIN. Usei um comando do CMD
mbr2gpt.exe /convert / allowfullos - Para não correr riscos, removi o outro disco e só deixei o do SO. Deu tudo certo. Porém, não consegui atualizar a BIOS. Fiz um perndrive butável com o RUFUS, usei a escolha FreeDos. Foi bem até quando reinicia para instalar. Apareceu aquela msg novamente- InsydeH2o - Secure Flash Error: Invalid firmware image. Estou fazendo algo errado. O que pode ser ?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
-
Obrigado amigos. Já fiz desse modo: extrai e executei. Para instalar ele reinicia. O problema acontece ai quando reinicia. Aparece o seguinte erro: InsydeH2o - Secure Flash Error: Invalid firmware image0
-
Josias2021 disse:Obrigado amigos. Já fiz desse modo: extrai e executei. Para instalar ele reinicia. O problema acontece ai quando reinicia. Aparece o seguinte erro: InsydeH2o - Secure Flash Error: Invalid firmware imageAcer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Boa noite Renan. Desculpe a demora. Meu SNID é XXXXXXXXXXXXXXX.
[Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal ]0 -
Josias2021 disse:Boa noite Renan. Desculpe a demora. Meu SNID é 24600734079.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá Renan. Sobre o número de série, recebí uma advertência aqui no canal. Orientando que não devo publicar números de série ou informações pessoal ou outra do equipamento. Como podemos fazer ?
0 -
Josias2021 disse:Olá Renan. Sobre o número de série, recebí uma advertência aqui no canal. Orientando que não devo publicar números de série ou informações pessoal ou outra do equipamento. Como podemos fazer ?
NXHQAL0001Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá Renan e demais interessados da comunidade. Tentei instalar a V.2.18 da Bios e continuo recebendo a mensagem erro de firmware image do Inside H20 secure Flash. Estou com problema de desligamento e espero que esta atualização resolva. Se puderem ajudar0
-
Josias2021 disse:Olá Renan e demais interessados da comunidade. Tentei instalar a V.2.18 da Bios e continuo recebendo a mensagem erro de firmware image do Inside H20 secure Flash. Estou com problema de desligamento e espero que esta atualização resolva. Se puderem ajudarAcer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá Renan. Estou te passando os 10 digitos que pediu - NXM23AL00920
-
Josias2021 disse:Olá Renan. Estou te passando os 10 digitos que pediu - NXM23AL0092
Sobre o problema de desligamento, eu ainda acho que pode ser SO corrompido.
Tente rodar um CHKDSK /R /F para tentar reparar os arquivos.
Veja também no Visualizador de Eventos / Sistema, se há algum erro gravado após um evento de desligamento.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0