Acer Aspire 5 A515 55G 588G (i5 1053G1)! Notebook aquecendo demais!

2»

Respostas

• Não. Há muitos usuários experientes nesse tópico: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • m4rio
    m4rio Member Posts: 2 New User
     Tenho um do mesmo modelo e fiz os procedimentos de desativar os serviços que não são do Windows, não teve mudanças, utilizando HW Monitor para monitorar as temperaturas. Baixei o ThrottleStop e só me deu a possibilidade de desativar o Turbo Boost da Intel, o que não faz sentido limitar a velocidade para 998mhz, a temp diminui e tem máxima de 75º célsius, mas fica com desempenho muito baixo chegando a travar em tarefas básicas como Google Chrome, ou abrir programas até IDE de desenvolvimento como Visual Studio Code ou Community. Tentei também deixar o Estado de Desempenho Máximo (configurações de energia) do processador em 99%, fica limitado a 1098mhz, caso em 100% fica entre 1200mhz até 3590mhz. Nesse momento, tenho todos os drivers e Windows atualizados, não obstruo a entrada ou saída de ar do notebook. Usando na bateria e a 99% do Estado de Desempenho Máximo da energia do processador e Modo de Energia em Melhor Bateria fica com mín de 50º e máx de 70º em temperatura ambiente de 28º. Pelo contrário, na tomada em 100% de energia, Modo Melhor Desempenho sempre fica em mín de 60º, média de 70º e máx de 95º (já chegou a 100º uma vez, mas não desligou). Na alternativa de usar uma base cooler, consigo diminuir em torno de 10º (1000rpm). Essas altas de 90º não vejo como um problema, pois são muito rápidas, mas sim a longo prazo. Sei que não chega a ser superaquecimento, mas acredito que essas altas podem diminuir a vida útil do equipamento, não só das soldas do processador como dos outros componentes, acredito que esse é o maior problema. Infelizmente, percebi que esse problema é de vários notebooks atuais, até mesmo Ryzen está com temperaturas altas. Pondo a dúvida no ar, a temperatura do processador que vejo é a verdadeira ? Pois vi que é Tjunction e associei com a placa de vídeo que tive que tinha essa temperatura e a do chip, pois vi que a temperatura de outros componentes pode ser mais alta. Sem mais no momento, agradeço pela atenção.

Obs: esse processador não é desbloqueado, então o ThrottleStop não pode ser usado para Undervolt.
  •  disse:
     Tenho um do mesmo modelo e fiz os procedimentos de desativar os serviços que não são do Windows, não teve mudanças, utilizando HW Monitor para monitorar as temperaturas. Baixei o ThrottleStop e só me deu a possibilidade de desativar o Turbo Boost da Intel, o que não faz sentido limitar a velocidade para 998mhz, a temp diminui e tem máxima de 75º célsius, mas fica com desempenho muito baixo chegando a travar em tarefas básicas como Google Chrome, ou abrir programas até IDE de desenvolvimento como Visual Studio Code ou Community. Tentei também deixar o Estado de Desempenho Máximo (configurações de energia) do processador em 99%, fica limitado a 1098mhz, caso em 100% fica entre 1200mhz até 3590mhz. Nesse momento, tenho todos os drivers e Windows atualizados, não obstruo a entrada ou saída de ar do notebook. Usando na bateria e a 99% do Estado de Desempenho Máximo da energia do processador e Modo de Energia em Melhor Bateria fica com mín de 50º e máx de 70º em temperatura ambiente de 28º. Pelo contrário, na tomada em 100% de energia, Modo Melhor Desempenho sempre fica em mín de 60º, média de 70º e máx de 95º (já chegou a 100º uma vez, mas não desligou). Na alternativa de usar uma base cooler, consigo diminuir em torno de 10º (1000rpm). Essas altas de 90º não vejo como um problema, pois são muito rápidas, mas sim a longo prazo. Sei que não chega a ser superaquecimento, mas acredito que essas altas podem diminuir a vida útil do equipamento, não só das soldas do processador como dos outros componentes, acredito que esse é o maior problema. Infelizmente, percebi que esse problema é de vários notebooks atuais, até mesmo Ryzen está com temperaturas altas. Pondo a dúvida no ar, a temperatura do processador que vejo é a verdadeira ? Pois vi que é Tjunction e associei com a placa de vídeo que tive que tinha essa temperatura e a do chip, pois vi que a temperatura de outros componentes pode ser mais alta. Sem mais no momento, agradeço pela atenção.

Obs: esse processador não é desbloqueado, então o ThrottleStop não pode ser usado para Undervolt.
    Eu sugiro que você faça uma nova pergunta.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • m4rio
    m4rio Member Posts: 2 New User
    m4rio disse:

Minha pergunta seria: ficar muito próxima da temperatura máxima suportada (100º) pode diminuir a vida útil do processador ou dos componentes próximos ?

Resolvi uma parte do aquecimento desativando o serviço de telemetria do Windows. De tudo que eu tentei foi o que mais ajudou. Fica a dica pra quem tá tendo o mesmo problema.
  • Na minha opinião, essa temperatura é sim prejudicial.

egydiocoelho Trailblazer

• Biaggio
    Biaggio Member Posts: 14

Tinkerer

editado maio 2021
    Prezados assim como vocês eu adquiri o mesmo modelo a pouco, e também comecei a minha saga com a temperatura do mesmo e não adianta falar que é normal uma temperatura alta que não é,
    então vamos lá ao que fiz e deu certo pra mim:

1 Passo - Instalação limpa do windows com o download feito pelo site da microsoft, com a inicialização apenas do antivirus com o sistema (kaspersky)

2 Passo - usei um suporte de notebook para elevar a posição do note

3 Passo - Adaptei um cooler na base do note exatamente em baixo da entrada de ar do note, assim jogando ar frio pra dentro do note, optei por essa "GAMBIARRA" para ser mais assertivo no local de entrada de ar

4 Passo - "PASMEM" vi que ainda estava muito alto minhas temperaturas e por curiosidade fui ver qual era a pasta térmica do note... O NOTE VEIO SEM PASTA TERMICA, passei a pasta nos "CPU/GPU NVIDIA die´s" e coloquei thermalpads nas memorias e no GPU die Intel.

TEMPERATURAS em idle/pequenas tarefas, word, excel e navegador

Após esses processos meu note fica com temperaturas normais e sem aquecer tanto mesmo jogando GTA5, WWZ GOTY

se precisarem de ajuda, avisem que mando os links do que precisei !!

Att
    xxxxxx xxxxxxx

[Editado para excluir informação pessoal]
  • @Biaggio Como assim, o notebook veio sem pasta térmica?

egydiocoelho Trailblazer

• Biaggio
    Biaggio Member Posts: 14

Tinkerer

@Biaggio Como assim, o notebook veio sem pasta térmica?
    exatamente sem nada de pasta térmica , apenas o metal sobre os dies!!! por isso coloquei pasmem!!!!

como sou um pouco curioso e sempre gostei de manter meus pc/note limpos, sempre confiro a pasta e troco com frequência.

coloquei a Arctic Silver 5 que tinha aqui em casa e os thermal pad´s tb, pois vieram sem eles nas memorias da GPU NVIDIA, e a proposito uma Duvida, pq no  DIE da GPU intel não tem nada pra dissipar o calor? o Heat Sink dele não encosta veja abaixo:

adicionei um Thermal Pad de 2mm e reduziu em cerca de 12ºc a temp da GPU INTEL
  • JoaoVitor2003
    JoaoVitor2003 Member Posts: 1 New User
    editado dezembro 2022

Qual o mm do thermal pad que você utilizou nas memórias da gpu? E qual o modelo de thermal pad?