A315-41G-: Acer como instalar Linux ?
Respostas
-
WelWolff disse:Bom dia,
Tenho um A315-41G-R87Z com Windows 10 e estou com muita dificuldade em instalar o UBUNTU e o POP O.S nele.
Sei que se trata de algo simples de configuração da BIOS para poder instalar esses S.O's mas não achei nada que ajudasse em um passo a passo para usuários iniciantes.
A Acer tem algum tutorial ou alguma versão de S.O que já seja homologada e testada?
Existe algum tutorial em português que possa ser disponibilizado?
Desde de já agradeço a ajuda.
Eu comprei a pouco tempo o Acer Aspire A315-41G-R21B e tenho instalado em outro notebook, o Linux Mint 19.3 MATE e resolvi instalar no A315-41G também. Antes atualizei BIOS para v.1.17. Não precisei desabilitar nem UEFI e nem FAST BOOT. Fiz as partições normal com Ext4, inclusive a /Boot. Após a Instalação o sistema reiniciou normalmente. Mas senti lentidão para abrir as janelas dos programas. Achei isso estranho, pois o MATE é leve comparando com os hardware do notebook. Então resolvi instalar o Pop!_OS, que notei diferente que teria que fazer uma partição /boot/efi com FAT32. Não funcionou! Deu erro no Grub ( com UEFI e Fast boot desabilitado, pois o USB desta distro só dá boot com UEFI desabilitado).
Tentei instalar também o Ubuntu 20.04. fiquei encantado. Essa versão ficou muito boa. Inclusive na inicialização aparece o Logo da ACER com a do Ubuntu embaixo da tela. A instalação foi normal, mas o Gnome-Shell travou muitas vezes, tendo que desligar o notebook no botão.
Depois disso testei o OpenSuse Tumbleweed com Kernel 5.6 e quando começa a instalação, já travava. Tentei 3 vezes e desisti.
Mas afinal. Qual Linux usar no Acer A315-41G?
FEDORA 32.
Com Kernel 5.6. A instalação foi perfeita. Sem desabilitar UEFI. Nesta instalação tem que fazer a Partição/boot/Efi Fat32.
O Sistema e super rápido. Não há travamentos e nem demora para abrir janelas. Top! O Fedora também inicia com o Logo da Acer e com o Logo do Fedora abaixo da tela.
Fiquei muito Satisfeito, pois não usava Fedora desde 2010.
Abraço a todos e espero ter ajudado.
Linux funciona sim! E só escolher a distro certa para seu equipamento.0 -
Só uma pergunta: após ater atualizado o bios para a versão 1.17, quando você acessa o bios e pressiona ctrl+s, aparece a função touchpad e sata mode? Além disso, quando você utiliza o notebook somente na bateria, está tendo problemas de reinícios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Só uma pergunta: após ater atualizado o bios para a versão 1.17, quando você acessa o bios e pressiona ctrl+s, aparece a função touchpad e sata mode? Além disso, quando você utiliza o notebook somente na bateria, está tendo problemas de reinícios?0
-
@Meceton Eu sei disso. O que eu lhe pergunto, é se quando você pressiona ctrl+s, se aparece as funções sata mode e touchpad no bios? Além disso, você está tendo problemas ao utilizar o notebook na bateria?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:@Meceton Eu sei disso. O que eu lhe pergunto, é se quando você pressiona ctrl+s, se aparece as funções sata mode e touchpad no bios? Além disso, você está tendo problemas ao utilizar o notebook na bateria?0
-
Eu perguntei a questão da bateria, por que alguns usuários que possuem este notebook e atualizaram o bios para a versão 1.17, estão tendo problemas em inicializar na bateria. O computador fica resetando.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa noite Meceton !
Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
MaClane disse:Boa noite Meceton !
Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
Estava pesquisando na internet e li muito usuários Acer reclamando de não ter sucesso na Instalação Linux no notebook em questão. Então numa pesquisa via Google me direcionou a está comunidade com através desse assunto: Acer como instalar Linux ? Então entrei e resolvi relatar minha experiência já que muitos estão achando este Acer uma porcaria, e que não é! O Sr. me perdoe, pois entrei na comunidade há 2 dias atrás e desconheço a organização deste grupo. Como não gosto de participar de grupos, solicitaria a V.Sa. que me exclua deste grupo, pois o que eu tinha para relatar e contribuir para o mundo Linux, eu já fiz, onde venho contribuindo desde 1999.
Muito obrigado.0 -
É muito bom ter a sua contribuição aqui. Isso prova, que é possível sim instalar o linux no a315-41g. Sobre as outras vezes é possível que você consiga instalar, habilitando o comando noacpi. Eu já vi alguns modelos amd com problemas no acpi com o linux.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Meceton disse:MaClane disse:Boa noite Meceton !
Estava pesquisando na internet e li muito usuários Acer reclamando de não ter sucesso na Instalação Linux no notebook em questão. Então numa pesquisa via Google me direcionou a está comunidade com através desse assunto: Acer como instalar Linux ? Então entrei e resolvi relatar minha experiência já que muitos estão achando este Acer uma porcaria, e que não é! O Sr. me perdoe, pois entrei na comunidade há 2 dias atrás e desconheço a organização deste grupo. Como não gosto de participar de grupos, solicitaria a V.Sa. que me exclua deste grupo, pois o que eu tinha para relatar e contribuir para o mundo Linux, eu já fiz, onde venho contribuindo desde 1999.
Muito obrigado.
Acredito que tenha entendido errado a mensagem.
Esse é um fórum aberto e não um grupo.
Sou Linuxista desde 1992 e entendo perfeitamente sua contribuição.
Mas o ideal seria que tivesse criado em um novo tópico pois daria maior visibilidade a todos que buscam ajuda aqui, já que esse tópico já está solucionado.
Assim facilita para os usuarios que queriam buscar sobre o assunto!
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
0