Acer Aspire 5 A515-45 e o evento 41 - soluções ou respostas?

2»

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,992 Guru
    It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • SrHasslo
    SrHasslo Member Posts: 51 Devotee WiFi Icon

Na imagem(na explicação anexada) que você mandou tem o Acer Inc.System e o Firmware do Dispositivo. No meu só tem Acer Inc.System ...

• eGomes

Pressione as teclas Win + X, selecione Prompt de comando / Terminal, digite o comando abaixo e então pressione <Enter>:

pnputil /enum-devices /connected /drivers /class Firmware > resultado.txt

Em seguida, anexe aqui o arquivo resultado.txt localizado na pasta "C:\Users\<Username>" utilizando o botão Subir arquivo (vide ícone clips).

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • eGomes

@SrHasslo,

Como podemos observar no seu log, o Gerenciador de dispositivos esta exibindo Acer Inc. System Firmware 1.05. O que indica que o Windows está instalou uma versão do firmware antiga (05/19/2021 - 5.42.1.5):

Utilitário PnP da Microsoft

ID da Instância: UEFI\RES_{12b99262-648c-4365-bafd-eb869fb7152b}\0
    Descrição do Dispositivo: Acer Inc. System Firmware 1.05
    Nome da Classe: Firmware
    GUID de Classe: {f2e7dd72-6468-4e36-b6f1-6488f42c1b52}
    Nome do Fabricante: Acer Inc.
    Status: Iniciado
    Nome do Driver: oem82.inf
    Drivers Correspondentes:
    Nome do Driver: oem82.inf
    Nome Original: bios_1.05.inf
    Nome do Provedor: Insyde Software
    Nome da Classe: Firmware
    GUID de Classe: {f2e7dd72-6468-4e36-b6f1-6488f42c1b52}
    Versão do Driver: 05/19/2021 5.42.1.5
    Nome do Signatário: Microsoft Windows Hardware Compatibility Publisher
    ID do Dispositivo Correspondente: UEFI\RES_{12b99262-648c-4365-bafd-eb869fb7152b}
    Classificação do Driver: 00FF0001
    Status do Driver: Melhor Classificação / Instalado

No link abaixo você poderá conferir a lista das atualizações disponíveis e fazer o download do arquivo mais recente:

https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=UEFI%5CRES_%7B12b99262-648c-4365-bafd-eb869fb7152b%7D

⚠️ Eu particularmente prefiro desinstalar e desabilitar este componente.

• SrHasslo

Esse driver serve pra quê? Sou temeroso em desabilitá-lo porque não sei se pode ocorrer consequências inesperadas. No caso, esse Firmware não é o principal do dispositivo? Porque na seção Firmware do Gerenciador de Dispositivos realmente só há ele

• eGomes

Este driver faz parte do pacote de implementação que permite a atualização do firmware via Windows:

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/bringup/system-and-device-firmware-updates-via-a-firmware-driver-package?source=recommendations

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/install/updating-device-firmware-using-windows-update

5.42.1.5 é menor que 5.42.1.52. Logo se estiver instalada no seu Windows, ele estará desatualizado!

Eu mesmo já desabilitei e/ou desinstalei este componente no meu Aspire A515-45G inúmeras vezes aqui, e nunca tive problemas!

Mas se ainda assim você tiver dúvidas ou não se sentir a vontade, por favor não faça! 😉👍️

• SrHasslo

Compreendo. Vou deixar assim mesmo. Como diria um sábio: em time que tá ganhando não se mexe. Mas vou me lembrar disso. Valeu pelas boas informações

• SrHasslo

Depois de tentar de tudo eu "resolvi" o problema dos eventos críticos, incluindo reinicializações, simplesmente configurando pro notebook nunca entrar em stand by no plano de energia. Já faz 1 mês de tranquilidade

• Italo_Bandeira
    Italo_Bandeira Member Posts: 1 New User

Acho que também entrei pra estatística de usuários que enfrentam problemas com este modelo. Após quase dez meses de uso, ontem eu experienciei esta anormalidade pela primeira vez (estava navegando pela internet quando a máquina reiniciou sozinha). Suspeito que isso tenha ocorrido pelo menos uma ou duas vezes sem que eu tenha percebido, apesar do visualizador de eventos marcar que o Kernel-Power tenha sido registrado em diferentes dias e horários (são 17 ocorrências desde o início do ano sendo que o equipamento foi adquirido em dezembro do ano passado).

Outra coisa me chamou atenção e gostaria de saber se mais alguém passou por isso: após algum tempo desligado, mesmo com a bateria estando carregada, o notebook só volta a ligar se o reset da Bateria for realizado ou se conectar o carregador e pressionar o botão 'Power' … até então isso aconteceu umas quatro vezes desde que o equipamento foi comprado. O nível de desgaste da Bateria está em 8% e até agora fiz duas calibrações da mesma (primeira vez logo que comprei e a segunda na semana passada).

Enfim … notei que há uma atualização do BIOS na página de suporte (v1.55 - lançada em 23/07/2025), mas duvido que resolva alguma coisa com relação às reinicializações aleatórias. Aproveitei para desligar o FastBoot e verei se algo muda.

• SrHasslo

1. Desative o FastBoot na BIOS AVANÇADA. Você pode entrar desligando o notebook, depois aperta simultaneamente Fn + Tab + Power, solta e aperta rapidamente F2 repetidas vezes até entrar.

2. Desative a FastBoot e a hibernação nas configurações do Windows.

Painel de Controle => Sistema e Segurança => Opções de Energia => Alterar o funcionamento dos botões de energia => Alterar configurações não disponíveis no momento. Desative a inicialização rápida e a hibernação, mas mantenha a suspensão. Também selecione todas as opções de botões de energia e de suspensão da tampa, na bateria e na tomada para "suspender".

3. (mais importante) configure para nunca ocorrer desligamento da atividade do computador.

Ainda em Opções de Energia vá em Alterar quando o computador é suspenso, em "Suspender atividade do computador" selecione "Nunca" tanto na bateria quanto na tomada. Lembre-se que essa configuração é especificamente pro seu plano de energia atual

• SrHasslo

Faz o que eu disse e depois de um tempo diz o quê que deu. Especificamente no meu caso já tô há 1 mês e meio sem nenhum problema

• eGomes
    editado August 14

Olá,

Eu nem vou perder meu tempo instalando esta última atualização de firmware (1.55) no meu Aspire 5 A515-45G, pois o próprio "changelog" já denuncia que nada foi corrigido:

1.55 Updates Microsoft Secure Boot Certificate

A série Aspire 5 A515-45(G) necessita que seja implementado as atualizações do microcódigo da CPU (0x08608102 ⇒ 0x08608109), AGESA PI e SMU.

Algo que todos nós sabemos que a Acer não pretende e não vai fazer… 😕👎️

Aqui a solução foi instalar o Linux, e aproveitar para conhecer e aprender um novo OS.