Acer aspire 5 A514-54-52TY perdendo desempenho ao conectar na tomada

felipeneumann
felipeneumann Member Posts: 3 New User

Olá, pessoal.

Possuo um Acer Aspire A514-54-52TY (i5-1135G7, 20GB RAM, Iris Xe) e estou enfrentando um problema relacionado ao desempenho quando o notebook está conectado na tomada durante o carregamento.

Vasculhei bastante os fóruns nacionais e gringos atrás de uma solução e, aparentemente, não é um problema exclusivamente meu. No entanto, não encontrei solução para o meu caso. Ressalto que meu notebook está fora da garantia.

O comportamento é o seguinte:

• Quando o notebook está conectado na tomada entre aproximadamente >80% e 99% de carga, o desempenho fica extremamente limitado.
  • O clock do processador trava em 0.40 GHz, mesmo com o uso de CPU baixo (menos de 15%).
  • Isso gera lentidão geral: atraso ao digitar, vídeos travando no YouTube, navegador mais lento, entre outros.
  • Curiosamente, fora dessa faixa de bateria, o notebook funciona normalmente:
    • Conectado abaixo de 80%: desempenho normal.
    • Conectado com 100% de carga: desempenho normal.
    • Na bateria (sem estar na tomada): desempenho normal.

Esse problema ocorre de forma consistente, tanto após hibernações quanto após iniciar normalmente.

O que já tentei:

• Verifiquei configurações de energia no Windows (Plano de Alto Desempenho e ajustes avançados).
  • Atualizei drivers de vídeo, chipset e energia.
  • Notei que o problema persiste mesmo com poucos aplicativos abertos.

Se alguém já passou por isso ou conhece uma solução, agradeço muito qualquer orientação.

Respostas