Acer aspire 5 A514-54-52TY perdendo desempenho ao conectar na tomada
Olá, pessoal.
Possuo um Acer Aspire A514-54-52TY (i5-1135G7, 20GB RAM, Iris Xe) e estou enfrentando um problema relacionado ao desempenho quando o notebook está conectado na tomada durante o carregamento.
Vasculhei bastante os fóruns nacionais e gringos atrás de uma solução e, aparentemente, não é um problema exclusivamente meu. No entanto, não encontrei solução para o meu caso. Ressalto que meu notebook está fora da garantia.
O comportamento é o seguinte:
- Quando o notebook está conectado na tomada entre aproximadamente >80% e 99% de carga, o desempenho fica extremamente limitado.
- O clock do processador trava em 0.40 GHz, mesmo com o uso de CPU baixo (menos de 15%).
- Isso gera lentidão geral: atraso ao digitar, vídeos travando no YouTube, navegador mais lento, entre outros.
- Curiosamente, fora dessa faixa de bateria, o notebook funciona normalmente:
- Conectado abaixo de 80%: desempenho normal.
- Conectado com 100% de carga: desempenho normal.
- Na bateria (sem estar na tomada): desempenho normal.
Esse problema ocorre de forma consistente, tanto após hibernações quanto após iniciar normalmente.
O que já tentei:
- Verifiquei configurações de energia no Windows (Plano de Alto Desempenho e ajustes avançados).
- Atualizei drivers de vídeo, chipset e energia.
- Notei que o problema persiste mesmo com poucos aplicativos abertos.
Se alguém já passou por isso ou conhece uma solução, agradeço muito qualquer orientação.
Respostas
-
Olá,
No tópico abaixo indicado você poderá encontrar algumas possíveis causas para o problema de clock travado em baixas velocidades (0.40 GHz):
0 -
Olá, bom dia.
Já tentou desconectar e reconectar o plugue da fonte, enquanto nessa faixa de carregamento, para verificar se o problema se mantém?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0