como fazer o Acer nitro v15 parar de desligar sozinho?

Olá, eu sou o dono de um notebook Acer nitro v15, ele tem desligado com frequência o seu teclado continua ligado porém sua tela desliga. Eu percebi que o problema é o Nitro Sense que quando foi desinstalado parou de acontecer o problema porém o notebook esquenta muito sem as ventoinhas estando em alta velocidade. eu tenho instalado a versão que está no site então creio que o problema seja provavelmente o aplicativo em si, eu acho que o problema seria a versão que não atualiza, provavelmente o problema seria resolvido com alguém me enviando o modelo mais atual do aplicativo Nitro Sense, entretanto não sou técnico e estou aqui para pedir ajuda já que o problema ocorre desde dezembro.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,079 Guru

Olá @JoaoVictorbatista,

Seja bem-vindo!

Verifique se o firmware do seu Nitro V15 está atualizado com a última versão disponível (1.24 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51

• JoaoVictorbatista
    JoaoVictorbatista Member Posts: 11 New User

como vejo isto?

• JoaoVictorbatista

estou perguntando pois tenho medo de danificar o produto fazendo algo errado

• eGomes
    editado February 27

Consulte o tutorial abaixo indicado:

https://community.acer.com/pt/kb/articles/17692-como-atualizar-o-bios-em-um-acer-nitro

No tópico abaixo você poderá encontrar recomendações complementares para atualização de firmware UEFI:

Caso ainda assim persistam dúvidas ou você não se sinta a vontade em realizar este procedimento. Procure uma Assistência técnica ou peça ajuda para algum conhecido.

😉👍🏻

• JoaoVictorbatista

fiz tudo que você mandou porém o problema ainda persiste

• JoaoVictorbatista

haveria mais alguma coisa que eu possa fazer?

• eGomes

Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag [Enter], aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), clique no botão Salvar informações.... Em seguida, anexe aqui o arquivo DxDiag.txt (vide ícone clips abaixo).

• JoaoVictorbatista

aqui esta:

• JoaoVictorbatista

ok somente isto?

• eGomes
    editado 2:29AM

Seu log do DxDiag está indicando que estão ocorrendo BSODs de verificação de bug 0x10E (VIDEO_MEMORY_MANAGEMENT_INTERNAL).

Geralmente este problema é causado pelo driver do controlador gráfico. Experimente atualizar o driver do controlador Intel(R) UHD Graphics com a versão abaixo indicada:

Intel® Arc™ e gráficos Iris® Xe - Windows*

Erros LiveKernelEvent (1d4), podem indicar um problema com componentes de hardware, como: CPU, GPU ou RAM. Também pode estar relacionado a problemas de driver ou firmware.

Assim, após atualizar o driver do controlador gráfico e firmware UEFI. Monitore o seu sistema e veja se estes problemas ainda persistem.

• JoaoVictorbatista

claro! estou baixando. É para apenas baixar ou tem que ativar algo?

• eGomes

Faça o download e instale para atualizar o mesmo. Em alguns casos, recomenda-se utilizar a ferramenta DDU para remover completamente as versões anteriores instaladas no computador. Antes de instalar as novas versões dos drivers dos controladores gráficos Intel e NVIDIA.

Em relação ao software NitroSense, a última versão disponível (até o presente momento) na página de suporte dos Nitro V15 é a 4.5.975_20230809. Experimente removê-lo e instalar novamente.

• JoaoVictorbatista

olá fiz tudo que foi solicitado mas ainda ocorre o desligamento

• eGomes

Utilize o Monitor de Confiabilidade do Windows para obter mais detalhes sobre possíveis falhas que por ventura estejam ocorrendo:

Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: perfmon /rel [Enter].

Em seguida, examine a lista contida em Exibir todos os relatórios de problemas, para tentar identificar a causa destes desligamentos espontâneos.

Se estiverem ocorrendo o Evento 41 (Kernel Power), é possível que ele esteja sendo causado pelo aplicativo Acer Care Center (ACC) ou Acer Sense. Procure desinstalar estes dois aplicativos do seu computador.

• JoaoVictorbatista
    editado 5:51PM

nele aparece apenas que o Windows não foi desligado corretamente e que o installedpeckagensAgent parou de funcionar (e isto que aparece nos eventos críticos)

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 16,546 Trailblazer

Olá, boa tarde.

O notebook em idle está aquecendo também?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• JoaoVictorbatista
    editado 6:20PM

então não há uma forma de arrumar o problema? pois no caso o aquecimento acontece por falta de velocidade nas ventoinhas que sem o nitro sense acabam por deixar o notebook muito quente principalmente na área do dissipador de calor. no caso mesmo se as ventoinhas continuarem no automático depois da exclusão(pois as ventoinhas ainda continuam girando em alta velocidade caso estejam neste modo antes da exclusão do nitro sense) do nitro sense o notebook ainda desliga sozinho

• eGomes
    editado 7:09PM

Ao que tudo indica seu Nitro V15 vai entrar para as tristes estatísticas de placa-mãe ou processador com defeito congênito de fábrica! 👋🏻🥹😓

Você pode tentar uma realizar uma nova instalação do Windows 11 24H2 a partir de uma ISO devidamente atualizada.

Porém, considerando o histórico de tópicos abertos e inúmeras reclamações sobre este mesmo problema. Só restará a opção de acionar o Suporte da Acer e solicitar o reparo / substituição ou devolução (RMA) do aparelho:

https://www.acer.com/br-pt/support/contact-acer