ANV15-51 dando BSOD whea uncorrectable error
Tinkerer
Meu Acer Nitro v15 tem 3 meses e desde as primeiras semanas eu venho enfrentando um problema de telas azuis quase diariamente. Estou usando Win 11. Tenho os drivers atualizados (pelo Windows update) e a BIOS também.
Geralmente, estou acessando o notebook e do nada ele dá esse whea uncorrectable error e reinicia. Quando o notebook reinicia ele dá outro BSOD agora um unavailable boot device. Já aprendi que basta desligar e ligar o notebook antes da segunda tela azul para o notebook ligar normalmente.
Não acionei a garantia porque eu ficaria sem computador em casa por Deus sabe quanto tempo. Alguma sugestão do que fazer? Devo me render à garantia e resolver o problema logo? posso disponibilizar os minidumps do Windows 11 se alguém com um conhecimento mais técnico quiser vê-los
ps: Já desativei aquele VMD controller na BIOS.
Melhor resposta
-
De fato, estes valores estão muito próximas da temperatura máxima de operação permitida pelos processadores Intel® Core™ i7-13620H.
Considerando que seu Nitro V15 está enfrentando inúmeros problemas, recomendo acionar o Suporte da Acer para solicitar o reparo (RMA):
0
Respostas
-
Olá, o erro pode ser causado por um problema de hardware, especificamente a CPU ou a memória. Aqui estão algumas etapas de solução de problemas que você pode tentar:
Verifique a temperatura da CPU: o superaquecimento pode causar mau funcionamento da CPU e levar ao WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. Você pode usar uma ferramenta de software como o HWMonitor para verificar a temperatura da CPU.
Teste sua memória: você pode usar o diagnóstico de memória do Windows ou uma ferramenta como o MemTest86 para testar sua memória em busca de erros. Isso pode ajudar a determinar se sua memória está causando o BSOD.
Verifique se há atualizações de driver: drivers desatualizados ou corrompidos podem causar o WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. Certifique-se de que todos os seus drivers e BIOS estejam atualizados, incluindo o driver da placa de vídeo.
Remova qualquer overclock: programas de overclock como o MSI Afterburner que podem causar instabilidade e levar ao WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR.0 -
Bom dia, obrigado pela resposta.
Sobre overclock, nunca fiz nenhum.
Sobre os drivers os gerenciador de dispositivos do Windows diz que tá tudo funcionando e o Windows update está em dia.
Sobre teste de memória, fiz o MemTest86 4 passos e nenhum erro encontrado.
Sobre a temperatura da cpu, usando o HWMonitor por alguns minutos após ligar o notebook depois dos testes de memória, eu vejo as temperaturas de cpu em torno de 50°C, mas o package e o p-core #3 bateram 93°C em algum momento. Algo que notei é que a temperatura da memória da gpu está normalmente em torno de 70°C (parece alto para mim, mas não sei se é normal).
Monitoro por mais tempo? abro algum jogo? Agradeço a ajuda.
0 -
Olá @albertojr,
Verifique se firmware UEFI do seu Nitro V15 ANV15-51 está atualizado com a última versão disponível (1.23 ou superior):
0 -
Versão 1.23 instalada.
1 -
Procure rodar seus aplicativos e jogos. E então monitore o comportamento do seu Nitro V15.
0 -
Vou fazer isso. Assim que encontrar algo suspeito, eu volto aqui.
1 -
Então, as únicas coisas que ficam no vermelho no HWmonitor são o P-core #3 e Package.
O P-core #3 sempre passa de 90° em algum momento até quando estou apenas com o navegador aberto. Essa parece ser uma leitura bem repentina já que, sempre que eu o vejo, ele está em torno de 55°C junto dos demais cores. Nenhum outro core chega a essa temperatura, apenas o #3.
O Package também fica no vermelho, mas não é sempre.
0 -
Se possível mantenha rodando o HWMonitor por alguns minutos enquanto você roda aplicativos e jogos. Em seguida, anexe aqui screenshots com a leitura de todos os sensores.
0 -
Só usando o navegador :
Jogando:
0 -
De fato, estes valores estão muito próximas da temperatura máxima de operação permitida pelos processadores Intel® Core™ i7-13620H.
Considerando que seu Nitro V15 está enfrentando inúmeros problemas, recomendo acionar o Suporte da Acer para solicitar o reparo (RMA):
0