Alguma Solução para aparecer novamente a Radeon 540X no Aspire 3 A315-42G-R6FZ?
Bom dia/Boa tarde/Boa noite!
Já faz alguns anos que eu tenho o notebook Aspire 3 A315-42G-R6FZ, se não me engano a mais de 2 anos, e possuo dois problemas nele até hoje:
- 1. A GPU Radeon 540X Sumiu do notebook (já desinstalei windows, drivers e atualizei a bios para a última versão disponível 1.11);
- 2. Ele não liga quando fora da tomada.
O principal que mais me incomoda é a GPU desaparecida. Vi no forum que também outras pessoas com este mesmo modelo de notebook relataram este problema também. Alguém tem alguma solução? Eu tenho minhas dúvidas se ela não está com outro valor no editor de registros que faça ela estar desativada.
Tentei procurar no gerenciador de dispositivos e em dispositivos de sistema, tem um driver que se chama "ponte pci para pci" que na aba "recursos" não tem nada em relação as outras 4 ponte pci para pci que tem informações de "tipo de recurso" e "configuração".
Alguém tem uma solução?
Respostas
-
Olá, este modelo é de maio de 2020, então a bateria tem quase 5 anos e provavelmente precisa ser substituída. Depois disso, baixe o freeware DDU do Wagnardsoft.com e inicialize no Modo de Segurança, seja mantendo pressionada a tecla Shift durante a reinicialização ou interrompa a inicialização três vezes pressionando o botão liga/desliga por 4 a 5 segundos. Uma vez no Modo de Segurança, abra o DDU e clique na caixa GPU e AMD (veja a imagem) e depois clique em Limpar e Reiniciar. Não instale nenhum driver, o Windows instalará o driver Radeon correto.
Genuine AP16M4J Battery for Acer Aspire 3 A315-42 A317-33 2Icp4/78/104 N19C1 OEM | eBay
Como usar o Desinstalador de driver de vídeo (DDU) para...0 -
@Puraw Olá! Primeiramente, desculpe me a demora para responder.
Então, acredito que não deva ser problema de bateria, mas sim no gerenciamento da energia. Pois ganhei ele em setembro de 2020 e no ano seguinte, 2021, este problema. Além, também, da tela azul com a mensagem "Power_State_Failure" e acontecia quando desconectava o laptop da tomada… depois que a Radeon 540X saiu do meu sistema, nunca mais apareceu essa tela azul. Por isso queria saber se tem como saber se tem como forçar a ativação dela pelo regedit, pois acho que ela deva estar sumida, foi mesclada no sistema como Vega 8 ou excluída do sistema.
Eu já usei DDU mais de uma vez para tentar recuperar, instalei o windows novamente usando pendrive e mesmo assim não houve sucesso, infelizmente.
Você sabe como a Radeon 540X pode ser reconhecida pelo sistema novamente? Tem como desconectar o hardware do laptop? Ou se eu desconectar a bateria de bios do laptop, ela possa voltar a ser reconhecida? (Nunca tirei a bateria de bios)Segue a foto de como aparece no gerenciador de tarefas:
0