Usb-c Thunderbolt 4 do Acer Nitro V15 ANV15-51-7837 não carregando
Eu comprei recentemente um Acer Nitro V15 ANV15-51-7837 e adquiri principalmente por saber que ele possui uma porta USB-C Thunderbolt 4. Porém, quando recebi o produto, fui testar no meu trabalho com um carregador da Baseus de 40W de potência, e o cabo também da Baseus, que aguenta até 100W, mas não está carregando. Será que preciso de uma base com mais potência, como 65W ou 100W
Respostas
-
Olá, boa tarde.
Acesse a Bios, aba Main ou Advanced, procure por TBT e deixe como Enable. Se não estiver aparecendo, experimente pressionar Ctrl+S.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Olá, boa tarde!
Fiz o que você recomendou e ativei a opção na BIOS, porém ainda não funcionou. Utilizei os mesmos periféricos descritos na pergunta anterior. Estava lendo outras perguntas no fórum e vi uma situação parecida com a do usuário Jenilson_Silva. No caso dele, ele estava utilizando uma fonte de 67W e, mesmo assim, não conseguiu o resultado esperado de carregamento via Thunderbolt 4. Pelo caso dele, percebi que minha teoria de que uma fonte melhor resolveria o problema pode não ser correta, já que ele também usava um carregador com protocolo Power Delivery.
Nas últimas mensagens do fórum, alguém sugere que o problema poderia ser o superaquecimento do cabo ou da entrada USB-C. No meu caso, acho que isso não se aplica, pois a entrada é nova (recebi meu notebook ontem) e o carregador também é novo. Além disso, no fórum, é sugerido que ele faça uma atualização de BIOS. No site de drivers da Acer, onde também estão disponíveis as BIOS, há uma mensagem dizendo: "Atualizar o BIOS do sistema de forma incorreta pode danificar seu produto Acer. Proceda com cautela." Isso me deixou receoso, então, sinceramente, me sinto perdido.
Uma das funções que mais me deixou animado foi o carregamento via USB-C, pois isso facilitaria o meu uso na faculdade e no trabalho, permitindo realizar tarefas simples como usar o pacote Office, assistir a vídeos e programar, sem precisar carregar um peso extra (a fonte) que eu usaria em casa para tarefas que exigem mais desempenho.
No mais, aguardo uma resposta e, se possível, uma solução. Agradeço muito pela ajuda.
0 -
Para atualizar a Bios o ideal é sempre estar com a bateria em 100%, bem como conectado À tomada.
Durante o processo, não desligar o notebook de qualquer forma, mesmo se vier a demorar um pouco.
Todas as opções TBT estão como Enable?
Poste um print dessa área do Gerenciador de Dispositivos, por favor:
Testei aqui no meu com uma fonte de um Samsung 25W e carregou, mas gerou a mensagem que seria de forma bem lenta devido potência baixa da fonte.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
segue as fotos das opçoes ativadas na bio e do Gerenciador de Dispositivos, sobre a mensagem que seria de forma bem lenta devido potência baixa da fonte. nem ela aparece para mim eu ja estaria feliz com ela kkkkk
0 -
Não dá nenhuma mensagem ao plugar o cabo com a fonte?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
não, quando eu plugo com o fim de energia no caso o outro lado do cabo em uma fonte, porem testei se a porta nao estava quebrada conectando meu tablet da samsung num lado do usb c e no outro no notebook assim mostrando mensagem para escolher de que fazer com o aparelho de que modo transferir arquivos
0 -
coloquei uma fonte de 100w e apareceu o carregamento com a mensagem de que seria de forma bem lenta devido potência baixa da fonte, entao devo ter que pegar uma fonte mais forte mesmo mas achei estranho pois vc falou que usou um carregador samsung de 25w
0 -
Mas pelo manual a potência máxima seria de 65W somente, ou seja, qualquer acima disso não tem aproveitamento. Por isso acredito que o carregamento sempre será mais lento . Agora o ideal seria comparar com a bateria de 0 a 100 na fonte original e depois nessa de 100W.
Normalmente essas fontes PD são mais fracas que uma fonte "normal".
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá,
Como sugerido no tópico que você citou, é recomendado que você atualize o firmware UEFI (antigo BIOS) do seu Nitro V15 ANV15-51 com a versão mais recente (1.21 ou superior):
A Acer introduziu nesta versão, uma série de melhorias e mitigações para falhas de segurança no CPU microcode (MCU) e no subsistema Intel ME.
Se você não tem experiência ou não se sente a vontade para realizar este procedimento, recomendo procurar uma Assistência técnica ou pessoa conhecida que possa realizar o mesmo.
Na sequência, teste se carregamento via USB-PD funciona corretamente.
0