Av15-51-577: derrubando a wi-fi

Camila_Sampaio
Camila_Sampaio Member Posts: 6 New User
editado outubro 15 em Laptops

Olá! Acabei de adquirir (fazem 4 dias apenas) um Notebook Acer Aspire Vero Av15-51-577 Qi5 16gb512ssd W11pro, e estou com um problema muito irritante: o notebook derruba a rede w-ifi, após ligar o mesmo por aproximadamente 5 minutos, a wi-fi da casa cai parando de funcionar em todos os dispositivos, não apenas nele.

Já atualizei o driver do wi-fi, já tentei mudar a criptografia do roteador e não tive melhora, meu roteador é um Huawei WS8100, e as opções de criptografia disponíveis são:

Só não tentei ainda deixar sem criptografia, pois isso não é uma opção (mesmo se funcionar, não faz sentido ter que deixar a rede sem segurança para a wi-fi funcionar).

O que posso fazer para resolver esse problema?

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

  • Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 12,501 Trailblazer

    Olá, reinicie a rede (veja a imagem 1 em inglês) e configure uma nova conexão com a segurança WPA2 PSK (Pre-Shared Key) que é exibida no Windows como WPA2 Personal. Sem VPN, sem compartilhamento, mantenha-o básico (veja a imagem 2).

    Verifique com seu provedor de serviços de Internet se houver problemas em sua área, verifique seu plano de Internet se ele precisa ser renovado e tente se conectar em um local público/shopping com Internet gratuita, se você conseguir se conectar à Internet.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,089 Trailblazer

    Olá, bom dia.

    Tenho o mesmo modelo e nunca tive problemas.

    Já experimentou deixar com um ip estático?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,924 Guru

    Olá,

    Verifique também se o firmware do seu roteador Huawei WS8100 está atualizado.

  • phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,047 Pioneer

    98% por de ser problema no roteador e não com a conexão do aparelho ao roteador, desde quando você comprou apresentava esse problema? Ou começou agora com após 4 meses, se tiver algum outro roteador mesmo que mais inferior, subistitua e veja se para de derrubar a rede, ou se outro roteador também fica desconectando que dai pode ser problema com o provedor.

    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • Camila_Sampaio
    Camila_Sampaio Member Posts: 6 New User

    Fiz e não resolveu, alguma outra sugestão?

    Testei em outro roteador Huawei WS8100 e o problema se repetiu.

    Testei em um roteador TP-Link TL-WR841HP ontem a noite por aproximadamente 1h e não caiu, testei novamente hoje no mesmo roteador e em 10 minutos o problema se repetiu (e não alterei as configurações).

    Testei hoje em dois roteadores ZTE multilaser de modelos diferentes (não anotei o modelo), e o problema se repetiu (o tempo para acontecer variou, as vezes cai em 5 min, as vezes funciona por mais de meia hora e só então cai).

    Você entendeu errado, tenho o notebook há 4 dias (não 4 meses), mas o roteador tenho há mais de um ano, o roteador nunca deu problema (tenho vários dispositivos inteligentes, computador, notebook, celular), o notebook desde o primeiro dia não foi, testei atualizar os drivers e mudar a criptografia do roteador mas sem sucesso.

    Verifiquei, está atualizado.

    Não testei, mas, como citei acima, testei em outros roteadores e apresentou o mesmo problema, se eu fixar o IP no roteador não vai resolver nas outras redes, por isso não vejo viabilidade em fazer isso.

    Você tem o mesmo modelo de notebook, qual o modelo do seu roteador? Você usa wifi 2,4ghz ou 5ghz?

    Estou fortemente inclinado a achar que ou é driver (e não sei como achar qual driver que poderia funcionar), ou é defeito de fábrica e dei muito azar (comprei da acer porque meus outros 2 notebooks são da acer e nunca tive problema, esse já veio com problema…).

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,924 Guru

    @Camila_Sampaio,

    Qual é o modelo do controlador WLAN seu Vero AV15-51 utiliza!? Intel ou MediaTek!?

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,089 Trailblazer

    Testando no cabo o problema também ocorre?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,924 Guru

    Experimente atualizar o driver do controlador WLAN MediaTek MT7921 com a versão abaixo indicada:

    MediaTek, Inc. - Net - 24.40.2.572 (02/06/2024 - 7,7 MB)

    Faça o download e descompacte o arquivo .CAB (utilize a ferramenta 7-Zip) em uma pasta temporária. Em seguida, atualize o driver manualmente através do Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc).

    Se os problemas de queda e/ou travamentos persistirem, altere nas propriedades do seu adaptador sem fio o parâmetro abaixo indicado:

    Roaming Aggressiveness = Lowest
    

  • Camila_Sampaio
    Camila_Sampaio Member Posts: 6 New User

    Instalei o driver mencionado e testei nos roteadores ZTE e TP Link e não percebi mais quedas, não mexi no parâmetro que você referenciou porque não vi necessidade, mas, continuei com problemas de quedas no Huawei WS8100, o que me fez acreditar que eu estava com problema no driver mesmo, mas também no roteador (e o roteador é bom e funciona bem nos demais dispositivos, então deduzi que fosse configuração).

    Teste no ZTE via cabo após instalação do driver mencionado acima, e funcionou, no Huawei WS8100 cai até mesmo via cabo, o que reforçou a ideia de que o problema era a junção do driver e do roteador, e agora o problema do driver havia sido solucionado.

    Pesquisei então no site da Huawei e encontrei esse link com algumas instruções para possíveis problemas de conexão, e segui a instrução:

    • Para alterar as configurações do canal Wi-Fi: Faça login na página de gerenciamento com base na Web do roteador. Acesse Mais funções > Configurações de Wi-Fi > Configurações de Wi-Fi avançadas. Altere as configurações do canal em Wi-Fi de 2.4 GHz ou Wi-Fi de 5 GHz.
    • Se a interferência for forte, altere o valor de Largura de banda para 20 MHz e defina o Intervalo de guarda 11n como Longo. (Na página de gerenciamento com base na Web, acesse Mais funções> Configurações de Wi-Fi > Configurações de Wi-Fi avançadas e altere as configurações do Wi-Fi de 2.4 GHz).
    • Certifique-se de que o modo de criptografia Wi-Fi padrão é WPA/WPA2 PSK híbrido. Alterar manualmente o método de criptografia pode afetar o desempenho do Wi-Fi.

    Estou testando faz quase 1 hora e até agora a conexão do Huawei WS8100 não caiu, então essa é uma possível solução, mas, tenho a impressão que isso deixou a internet um pouco mais lenta, pois quando entro em sites avulsos as páginas dão uma pequena travada para carregar.

    Não tenho certeza que essa é a solução definitiva, provavelmente ainda vou tentar modificar algum desses parâmetros de configuração no roteador, mas ao menos parece estar funcionando agora.

    Não sei o que essas configurações de "longo" e/ou "20Mhz" afetam totalmente, se alguém puder sugerir uma configuração diferente para não "travar" eu agradeço.

    Segue print da configuração:

    Desde já muito obrigado a todos que responderam, em especial @eGomes que enviou o driver que resolveu a maior parte do problema.

    Se eu conseguir melhorar ou se o problema surgir novamente volto aqui para informar.

  • Camila_Sampaio
    Camila_Sampaio Member Posts: 6 New User

    Infelizmente não foi resolvido, após mais alguns minutos de teste caiu novamente, agora fiquei com receio de ter testado por tempo insuficiente no ZTE e no TP LINK… Ainda não achei a solução…

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,089 Trailblazer

    Desative uma opção chamada Mac aleatório nas configurações do Windows é refaça os testes.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,924 Guru

    Faça um teste com parâmetro Agressividade de roaming e ajuste o seu valor em Lowest (Mínimo) ou Disabled (Desabilitado). Este parâmetro pode influenciar diretamente na estabilidade da conexão sem fio em aparelhos que utilizam o controlador MediaTek MT7921. Pois impede que o mesmo fique "chaveando" a conexão entre pontos de acesso com intensidade de sinal mais forte.

    Evite utilizar largura de canal 40 Hz em conexões sem fio 2.4 GHz (802.11b/g/n). Pois dependendo do local onde você se encontra, seu roteador estará captando mais interferência de outras redes que estejam nas proximidades (vizinhança).

    Procure utilizar um analisador de espectro (sugestões Android: WiFi Analyzer ou WiFi Monitor) para verificar a utilização e identificar o melhor canal disponível.

    Você pode também fazer um teste configurando a opções de criptografia para ambas as redes 2.4 GHz e 5 GHz = WPA2-PSK (somente).

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,089 Trailblazer

    Umas outra configuração seria alterar o canal de ambas as redes, na 2.4 teste nos canais 1,6,9,11 e na 5.0 teste no 36.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,924 Guru

    Lembrando também, para utilizar nomes distintos para separar as conexões sem fio 2.4 GHz e 5.0 GHz. Exemplo:

    WIFI-CASA_2.4G

    WIFI-CASA_5G

  • Camila_Sampaio
    Camila_Sampaio Member Posts: 6 New User

    Aparentemente no windows 11 o nome dessa opção é "Endereços de hardware aleatórios" e ela já estava desativada:

    Modificar a agressividade de roaming não surtiu efeito, a rede está em 20Mhz como citei acima e os testes com WPA2-PSK já não tinham surtido efeito.

    Eu desativei o 5G para não ter interferência, mas não influenciou

    A rede 2,4GHz está como automático e já fica no canal 6, então vou deixar assim, a rede 5Ghz está no automático no 112, mas como citei acima, cheguei a desativar para não interferir e não influenciou…

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,924 Guru

    Experimente desabilitar os parâmetros abaixo indicados nas propriedades do seu adaptador WLAN:

    Power Saving   = Disabled
    U-ASPD Support = Disabled