A514-54G-54Y4. Usar notebook constantemente na tomada ou tirar do carregamento ao atingir 100%?

gabrielvitorsilva
gabrielvitorsilva Member Posts: 1 New User
editado agosto 8 em Laptops

Olá,

Há cerca de três anos, comprei um notebook Acer Aspire 5 A514-54G-54Y4. No entanto, até agora, não havia necessidade de utilizá-lo constantemente, pois tinha outro computador para atender às minhas necessidades. No entanto, como o meu computador principal quebrou, precisarei usar este notebook por um longo período.

Como utilizo o notebook durante todo o dia, fiquei na dúvida sobre se devo mantê-lo conectado diretamente à tomada ou se devo desconectar quando a bateria atingir 100%. Consultei o manual da Acer em busca de mais informações, mas não consegui encontrar uma resposta para a minha dúvida. Sei que manter o notebook conectado pode desgastar um pouco a bateria, mas, pelo que pesquisei, esse desgaste é muito menor em comparação com o desgaste gerado por ciclos contínuos de carregar até 100%, desconectar, deixar a carga diminuir e recarregar novamente.

Enfim, minha dúvida é sobre qual das opções desgasta menos a bateria: deixá-la sempre conectada ou seguir o ciclo de "carregar, desconectar, carregar novamente". Se alguém puder esclarecer isso para mim, ficarei muito agradecido!

[Título editado para incluir modelo do produto]

[Editado para remover informações pessoais]

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,398 Trailblazer

Olá, boa noite.

Não há problema algum em utilizá-lo 100% do tempo conectado à tomada, e inclusive dessa forma preservará ao máximo a vida útil da bateria, bem como também terá o máximo de desempenho possível da máquina.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 13,359 Trailblazer

Olá, gostaria de acrescentar ao acima que desconectar o adaptador de energia e tentar limitar o carregamento da bateria a 80% ou "calibrar" a bateria com o Acer Care Center/AcerSense ou bloatware de monitoramento de bateria afeta negativamente o protocolo Microsoft ACPI e o gerenciamento de energia do Windows. As baterias modernas de íons de lítio para laptop que têm um chip inteligente integrado desviam a energia do adaptador para a placa-mãe após a bateria ter sido carregada em 99,9%, não há como "sobrecarregar" uma bateria de íons de lítio para laptop e, como RenanVilela afirma, você pode deixar seu adaptador de energia conectado com segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana. Claro que se você não planeja usar o laptop por vários dias, o bom senso nos diz para desconectar os adaptadores (e outros aparelhos elétricos) das tomadas elétricas e do laptop para possíveis surtos/relâmpagos. 😉