Brilho de tela no 100% de Predator Triton PT316-51s não diminui

deepwinternotes
deepwinternotes Member Posts: 6 New User
editado maio 9 em Gaming - Predator e Nitro

Boa Noite,

Estou com enfrentando problemas com o brilho de tela em 100% no meu Predator Triton 300 SE. Não há possibilidade de diminuir a luminosidade por meio dos métodos que eu conheço e gostaria de saber se vocês sabem o que pode estar acontecendo, se já passaram por isso ou como resolver.

Segue-se abaixo os métodos que eu utilizei (mas não deu certo):

  1. O controle deslizante de brilho (com símbolo de sol), pela barra de tarefas (Win + A), parece funcionar normalmente, embora a luminosidade não diminua nem aumente.
  2. O comando Fn + teclas com símbolo de sol, para diminuir ou aumentar o brilho, aparece como se estivesse alterando a luminosidade, embora as condições de brilho continuem os mesmos.
  3. Em Configurações > Sistema > Display, opção Brilho, a caixa de seleção Alterar brilho automaticamente não funciona.
  4. Verifiquei se havia alguma atualização de sistema ou de Adaptadores de Vídeo, mas o meu notebook não reconhece nenhuma atualização pendente. Na verdade, ele conta com as últimas versões dos adaptadores de vídeo, que são 2: Intel(R) UHD Graphics e NVIDIA GeForce RTX 3060 Laptop GPU. (Inclusive, venho tendo problemas com carregamento de vídeos mesmo fora da plataforma do YouTube, pois ficam com a área de exibição preta e alegam erro de algum tipo.)
  5. Verifiquei a integridade do meu computador no Prompt de Comando, como Administrador, com o comando sfc /scannow. Não apresentando arquivos corrompidos.
  6. Por fim, segui as instruções da Intel em "Não é possível atualizar o brilho do monitor usando o controle deslizante de brilho no Windows" (Disponível em: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000058292/graphics.html).


Fui em outros fóruns, mas não consegui resolver o problema. Se vocês puderem me ajudar, eu ficaria muito grata.

________________________________________________

Dipositivo: Acer Predator Triton 300 SE.
Sistema Operacional: Windows 11.
________________________________________________

[FONTES]

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/alterar-o-brilho-da-tela-em-windows-3f67a2f2-5c65-ceca-778b-5858fc007041#:~:text=Selecione%20o%20%C3%ADcone%20Rede%20no,Brilho%20para%20ajustar%20o%20brilho.

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/controle-de-brilho-adapt%C3%A1vel-de-conte%C3%BAdo-no-windows-292d1f7f-9e02-4b37-a9c8-dab3e1727e78

https://support.microsoft.com/pt-br/topic/use-a-ferramenta-verificador-de-arquivos-do-sistema-para-reparar-arquivos-de-sistema-ausentes-ou-corrompidos-79aa86cb-ca52-166a-92a3-966e85d4094e

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000058292/graphics.html

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000057389/graphics.html

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/n%C3%A3o-consigo-mudar-o-brilho-da-tela/23e5e874-3eed-4da8-bd64-66799cd6fa9b

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/as-mudan%C3%A7as-no-brilho-da-tela-s%C3%B3-se/ad79d888-bb08-4044-9190-39e79e12db7e

[Título editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

  • Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 12,651 Trailblazer

    O brilho da tela (depois da GPU/CPU), o usuário com maior consumo de energia, é controlado pelo Windows Power Plan-Battery Saver. Desative esse recurso e você ficará bem: https://www.elevenforum.com/t/turn-on-or-off-battery-saver-in-windows-11.2912/

  • Alejandro_AC
    Alejandro_AC ACE Posts: 13,292 Trailblazer

    Olá @deepwinternotes Indique o modelo exato do computador e a versão do Windows instalada.
    O equipamento deve ser semelhante a este:
    PT316-51s
    As opções de energia estão relacionadas ao driver gráfico, é importante não utilizar o driver do fabricante da placa gráfica e instalar apenas aquele fornecido pela Acer e suas atualizações através do Windows Update.

    Uma saudação.

    • Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias!
    • Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
    • Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks!
    • Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
    • MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & (alezmvp)
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer

    Olá, bom dia.

    Já experimentou desinstalar o driver integrado e reinstalar?

    Normalmente só assim já se resolve esse problema.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • GAMING6698
    GAMING6698 ACE Posts: 7,650 Pathfinder

    Para o brilho da tela, o Gpu responsável é o GPU integrado. Portanto, tente atualizar o driver Intel Gpu no site da Intel. Se isso não funcionar, instale o driver Acer Intel da página de suporte do seu laptop

    windows 10/11 optimization guide for gaming 
    Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community

    My AN515-43 laptop UserBenchmark-
    https://www.userbenchmark.com/UserRun/51514566
  • deepwinternotes
    deepwinternotes Member Posts: 6 New User

    Muito obrigada, pela rápida resposta!

    Eu tentei usar o Modo de Economia de Energia antes, mas infelizmente não funcionou. No entanto, a 4# opção da sua sugestão, eu não conhecia. Por isso, tentei fazer pelo Prompt de Comando como instruído, mas parece que o problema está em outro lugar… 🤔

    De qualquer forma, obrigada!

  • deepwinternotes
    deepwinternotes Member Posts: 6 New User

    Olá, boa noite!

    Dados:

    Modelo do dispositivo: PT316-51s
    Versão do Windows: Versão 23H2 (Compilação do Sistema Operacional 22631.3527)


    Obrigada pelo retorno!

  • deepwinternotes
    deepwinternotes Member Posts: 6 New User
    editado maio 9

    @RenanVilela
    Olá, boa noite!

    Sim, já tentei e não funcionou. No entanto, andei vendo outros casos relacionados ao Predator, e parece que alguns usuários instalaram a versão Intel® Iris® Xe (24 de abril de 2024), que é atualmente o último driver oferecido pela Acer para este modelo. Só que me disseram que podia não ser compatível com o meu notebook.

    Essa é a mensagem da Intel: "Há um driver personalizado pelo fabricante instalado no seu computador. O Assistente de driver e suporte Intel® não consegue atualizar o driver. Se você instalar um driver Intel genérico em vez do driver personalizado do fabricante do computador isso pode causar problemas técnicos. Entre em contato com o Acer para obter o mais recente driver para o seu computador."

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer

    Tente o seguinte, acesse o Gerenciador de Dispositivos, procure por Adaptadores de Vídeo e desinstale o driver atual integrado e reinicie o note.

    Após isso, entre pelo WindowsUpdate e verifique se haverá algum driver disponível.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • deepwinternotes
    deepwinternotes Member Posts: 6 New User

    Boa noite! Tudo bem?

    Então, eu fiz algumas atualizações direto do site oficial, mas aparentemente o driver que é mais recente é a Intel® Iris® Xe (24 de abril de 2024); e o meu processador gráfico é o Intel® UHD Graphics.

    Ao tentar baixar essa outra versão, aparece a seguinte mensagem: "Há um driver personalizado pelo fabricante instalado no seu computador. O Assistente de driver e suporte Intel® não consegue atualizar o driver. Se você instalar um driver Intel genérico em vez do driver personalizado do fabricante do computador isso pode causar problemas técnicos. Entre em contato com o Acer para obter o mais recente driver para o seu computador."

    Por outro lado, eu vi um usuário dessa plataforma que fez o download mesmo assim, embora acredito que ele esperava ser um driver para UHD. (Não sei como ficou o desempenho do pc depois disso.)

  • deepwinternotes
    deepwinternotes Member Posts: 6 New User

    Olá, boa noite!

    Sim, já tentei e não funcionou. No entanto, andei vendo outros casos relacionados ao Predator, e parece que alguns usuários instalaram a versão Intel® Iris® Xe (24 de abril de 2024), que é atualmente o último driver oferecido pela Acer para este modelo. Só que me disseram que podia não ser compatível com o meu notebook.

    Essa é a mensagem da Intel: "Há um driver personalizado pelo fabricante instalado no seu computador. O Assistente de driver e suporte Intel® não consegue atualizar o driver. Se você instalar um driver Intel genérico em vez do driver personalizado do fabricante do computador isso pode causar problemas técnicos. Entre em contato com o Acer para obter o mais recente driver para o seu computador."

    Muito obrigada pela resposta!
    _______________
    P.S.: Lamento a demora, eu até respondi, mas a citação não foi. ^^'

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer

    Eu já vi isso no Fórum, aparentemente a gpu integrada era a IrisX mas estava com o driver da UHD.

    Experimente seguir o passo a passo desse tópico:

    Pelo site de suporte não nos menciona qual driver que é , UHD ou IrisX, mas de todo modo, se possível, já faça o download do driver abaixo.

    https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/VGA/VGA_Intel_30.0.101.1298_W11x64_A.zip?acerid=637922462411395378&Step1=&Step2=&Step3=PREDATOR%20PT316-51S&OS=ALL&LC=en&BC=ACER&SC=PA_6

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • rafadantas95
    rafadantas95 Member Posts: 2 New User

    tb to com o mesmo problema, o brilho travou rm 100%…. Isso que recebi o note ontem, atualizei o windows e os drivers e deu esse b.o ai.. to tentando restaurar o windows e se n der vou formatar pra ver se volta

  • rafadantas95
    rafadantas95 Member Posts: 2 New User
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    Experimente atualizar o driver do controlador gráfico com a versão abaixo indicada:

    Intel® Arc™ e gráficos Iris® Xe - Windows* (31.0.101.5522)

  • CBV
    CBV Member Posts: 1 New User

    Olá! Estou com o mesmo problema, reinstalei os drives, entrei em contato com o suporte e nada. Sugeriram instalar o quick access, mas também não funcionou. Alguém já conseguiu resolver esta situação?

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer

    Olá, bom dia.

    Desinstale o driver atual e reinicie o note.

    Veja se após reiniciar se voltará ao normal.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JVOF
    JVOF Member Posts: 2 New User

    Estou com o mesmo problema. O brilho está travado em 100%. Estou aqui tentando várias coisas (inclusive aqui comentadas), mas até agora nada… 😥

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer

    Olá, bom dia.

    Já tentou reinstalar o driver de vídeo?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • wbarros
    wbarros Member Posts: 2 New User

    Estou com o mesmo problema. Nada de solução por parte da acer. Um absurdo ver isso acontecendo com tantos usuários ha tanto tempo e nenhuma uma solução até agora a não ser restaurar o sistema. Sendo que veio de fabrica com este problema.