AN515-57: CPU sobe para 100% do nada em jogos

Opções
jpgumiero25
jpgumiero25 Member Posts: 3 New User
editado maio 1 em Gaming - Predator e Nitro

Uso um Nitro AN515-57, durante os jogos a temperatura do CPU e GPU ficam entre 75 e 80°C, considero isso normal para um notebook, porém, após um tempo, o uso da CPU que até então estava baixo (~10%) salta para 100% e o computador começa a ficar extremamente lento e travando, o único jeito de parar é desligando o computador.

Após ele saltar para 100%, lentamente ele abaixa a utilização da CPU, mas continua travado. Seria algum programa que o windows executa em segundo plano durante a execução do jogo? Não tenho ideia de como proceder para resolver esse problema…

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Olá @jpgumiero25,

    Seja bem-vindo!

    Utilize o Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe) para examinar eventuais processos e serviços do Windows que por ventura estejam usando recursos da CPU excessivamente.

    Já tive um caso semelhante, em que o recurso Compactação de Memória do Windows estava causando este problema. No tópico abaixo indicado você poderá encontrar algumas dicas:

  • jpgumiero25
    jpgumiero25 Member Posts: 3 New User
    Opções

    Obrigado, eGomes, por responder!!

    Olhando o gerenciador de tarefas não consigo identificar nada que esteja utilizando muito a CPU. Lendo o tópico que você indicou percebi que meu problema é muito parecido mesmo, porém, quando tento executar o comando que você indicou o seguinte aviso aparece no powershell:

    PS C:\Windows\system32> Disable-MMAgent -mc
    Disable-MMAgent : O serviço não pode ser iniciado porque está desativado ou não tem dispositivos ativados associados.
    No linha:1 caractere:1

    Disable-MMAgent -mc

    + CategoryInfo : ResourceUnavailable: (PS_MMAgent:Root\Microsoft\...gent\PS_MMAgent) [Disable-MMAgent], C

    imException

    + FullyQualifiedErrorId : Windows System Error 1058,Disable-MMAgent

    Acho que o programa de compactação de memória já está desativado :/

    Vou testar desabilitar a verificação em tempo real do Windows Defender e qualquer novidade te aviso.

    Obrigado!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Procure também instalar todas as atualizações do Windows disponíveis.

    Depois nos avise se houve alguma melhora!

    😉👍

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado maio 3
    Opções

    Em tempo, verifique no Gerenciador de Serviços (services.msc) se o(s) serviço(s) SysMain, SMPHost e/ou VSS não estão desativados. Pois é possível que isto seja a causa da mensagem de erro que você está tendo!

  • jpgumiero25
    jpgumiero25 Member Posts: 3 New User
    Opções

    Desabilitei os serviços Sysmain e SMPHost, testei novamente o comando de desabilitar a compactação de memória e novamente a mensagem de erro apareceu. Através do comando "Get -MMAgent" verifiquei que a compactação de memória realmente está desabilitada.

    Testei desativar a proteção em tempo real do windows defender, mas continuo tendo problemas de throttling.

    Não se se isso tem relação, mas notei que a cada 15 minutos mais ou menos a CPU tem um pico de atividade, se isso acontece enquanto estou rodando um jogo mais pesado, o travamento começa a acontecer. Em jogos mais leves o pico de atividade acontece, tenho perda de de FPS, mas ele não trava a ponto de ter que desligar o computador. Segue uma foto do que acontece quando ele trava (seta azul).

    Você tem alguma recomendação do que fazer?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Experimente instalar versão mais recente do pacote redistribuível do VC++ Runtime:

    https://learn.microsoft.com/pt-BR/cpp/windows/latest-supported-vc-redist?view=msvc-170

  • FelipeRenovato
    FelipeRenovato Member Posts: 1 New User
    Opções

    conseguiu resolver esse problema, estou na mesma