A515-51G-C97B: notebook em hibernação, botão power quebrado, como ligar?

leo012
leo012 Member Posts: 4 New User
editado fevereiro 2 em Laptops

Olá a todos e todas. Tenho um notebook acer aspire a515-51g-c97b que já vai para 6 anos de uso. Ele apresentou o famoso defeito no teclado algumas vezes, cheguei a trocá-lo uma vez, mas depois optei por utilizar um teclado externo.

Ocorre que há dois dias ele simplesmente não ligava ao pressionar-se a tecla power. A luz indicativa de carga pelo carregador acendia normalmente quando ligado na tomada. Depois de breve pesquisa na internet e neste fórumem particular, diagnostiquei que o problema seria mesmo o teclado. Como precisava terminar algumas tarefas e ainda fazer o backup antes de enviar à assistência, optei por realizar um jump nos conectores on/off do teclado, e o equipamento ligou e funcionou normalmente.

Como não terminei as tarefas e o backup no mesmo dia, decidi apenas abaixar a tampa e deixar o notebook em suspensão até o dia seguinte (hoje), quando terminaria tudo o que preciso fazer. Ocorre que, ao levantar a tampa, o notebook não retornou (provavelmente hibernou, embora eu lembre vagamente de ter desativado essa configuração há bastante tempo).

O resultado é que, sem o botão power, não consigo retornar o equipamento da hibernação lara concluir minhas tarefas e o backup. Como posso proceder para conseguir trazê-lo de volta?

Obrigado de antemão por qualquer ajuda.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓

Tente desconectar a bateria e faça o jumper novamente.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer

Olá, boa tarde.

Experimente desconectar o carregador e conectar (nos modelos da Dell há uma opção dessa na Bios para ligar o notebook dessa forma).

Experimente também Ctrl+Alt+Del, ou pressione a tecla F2 por alguns segundos.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓

Tente desconectar a bateria e faça o jumper novamente.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • leo012
    editado fevereiro 5

Obrigado pelas sugestões, pessoal.

Nem ctrl+alt+del nem f2 funcionam. Desconectar e reconectar o carregador não provoca o wake up, provavelmente não está configurado pra isso. Acabei fazendo o que o @commodore_1995# sugeriu, desconectei a bateria e fiz o jump novamente. Desativei a opção de hibernar e deixei em modo suspensão com a tela desligada até ter tempo de terminar tudo.

Agora a dúvida é: considerando que já teve o teclado trocado uma vez, vale a pena consertar novamente? No caso de eu optar por adquirir um equipamento novo, será que consigo vender esse notebook? O que acham?

• RenanVilela

Não convém ficar fazendo o jumper sempre, até pq fica um procedimento, de certo modo, perigoso, caos houver alguma estática.

Tem duas opções na Bios onde dá para ligar o notebook após uma Suspensão e/ou Hibernação.

No caso a opção Lid Open Resume o note deve voltar a operar após abrir a tela, e na segunda opção, o note deve voltar a operar, por exemplo, após clicar em uma das teclas de um teclado externo, ou um mouse.

Se possível faça o teste e nos dê um feedback.

Em relação a troca do teclado, se a máquina ainda te atende, acho que é válido sim, mas antes as vezes uma limpeza no conector, utilizando álcool isopropílico, pode resolver.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• leo012

Mesmo com a opção de Lid open resume e wake on USB while lid closed ativadas, após mais de um dia em suspensão alguma coisa faz o aparelho desligar. Acabei levando para a assistência para efetuar a troca do teclado, que resolveu o problema.

Decidi vender o aparelho e comprar um novo. O Mercado Livre pede o código universal, mas não tenho mais a caixa e o código que está na etiqueta na parte traseira do aparelho não serve. Alguém saberia onde posso encontrar esse código?

• RenanVilela

Será que o teclado estava causando algum curto? O técnico disse algo?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• leo012

Não falou, acabei não perguntando. Mas as únicas teclas que não funcionavam eram o 9 numérico e a tecla on/off, que ficam próximas. Todas as demais estavam funcionando normalmente, então imaginei que fosse um problema nas trilhas ou no conector.