Acer Nitro 5 AN515-58-58W3 não reconhece SSD M2 do Slot 2

Opções
RobinhoMorais
RobinhoMorais Member Posts: 4 New User
editado fevereiro 14 em Gaming - Predator e Nitro

Adquiri na sexta-feira(24/11/2023) o notebook Acer Nitro 5 AN515-58-58W3, como o mesmo possui 512gb, resolvi fazer o upgrade para + 1tb de SSD M2 já que o mesmo possui o Slot 2 para isso, comprei o NV2 PCIe 4.0 NVMe SSD da Kingston de 1TB e chegou hoje.

Ao colocar para a minha tristeza ele não reconheceu, pesquisei sobre e encontrei alguns tópicos no forum da acer, realizei mas não reconheceu, fiz a troca do SSD nativo da Acer de 512gb para o que eu comprei, ou seja 1TB no Slot1 e 512GB no Slot2 e ai então o SSD do Slot 1 reconheceu e o do Slot 2 nativo não!

Acer como resolver ?

Melhor resposta

  • RobinhoMorais
    RobinhoMorais Member Posts: 4 New User
    Responder ✓
    Opções

    Para quem estiver com esse problema a solução foi resetar a bios, desabilitar novamente o VMD Controller que ai reconheceu, parecer seu um bug, ou alguma outra coisa que a Acer acaba deixando desabilitado.

Respostas

  • RenanVilela
    Opções

    Olá, boa noite.

    Você removeu a bateria para instalar o SSD?

    Veja esse tópico, onde o usuário estava com o mesmo problema, e após tais procedimentos sem sucesso, acionou a garantia, onde foi realizada a troca da placa mãe, e após isso, os dois SSDs Nvme foram reconhecidos (no caso o slot2 passou a reconhecer normalmente).

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RobinhoMorais
    RobinhoMorais Member Posts: 4 New User
    Responder ✓
    Opções

    Para quem estiver com esse problema a solução foi resetar a bios, desabilitar novamente o VMD Controller que ai reconheceu, parecer seu um bug, ou alguma outra coisa que a Acer acaba deixando desabilitado.

  • RenanVilela
    Opções

    Os dois SSDs estão sendo reconhecidos normalmente?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RobinhoMorais
    RobinhoMorais Member Posts: 4 New User
    Opções

    Não removi a bateria, até porque em outros nitro 5 não apresentou esse problema, o que pode ser ?

  • Commodore_1995#
    Opções

    Você pode enviar uma foto da guia de informações do bios?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    Opções

    Não sei o que pode ter ocasionado.

    O ideal é sempre remover a bateria para evitar possíveis curtos devido energia estática.

    De toda forma, sempre ao remover a bateria, normalmente a Bios é resetada também.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RobinhoMorais
    RobinhoMorais Member Posts: 4 New User
    Opções

    Sim, após resetar a BIOS os dois NVME estão funcionando perfeitamente!

    E de fato é IMPORTANTE antes de qualquer manutenção remover as baterias.

  • LLSoberanoLL
    LLSoberanoLL Member Posts: 2 New User
    Opções

    Eu também tive o mesmo problema, comprei um SSD de 1TB e ele não foi reconhecido no segundo SLOT, dai coloquei ele no primeiro slot e o nvme que veio no notebook coloquei no segundo slot e dai reconheceu os 2, ou seja coloquei 1TB no primeiro slot e o de 512GB no segundo slot.

    Vou tentar a dica de remover a bateria pois futuramente vou colocar 1TB no segundo slot, tomara que funcione.

  • PCPoker
    PCPoker Member Posts: 2 New User
    Opções

    Boa noite! Deu certo o procedimento? Estou passando pelo mesmo problema. Fiz o Upgrade mas sem sucesso no slot 2… E eu tirei a bateria no procedimento… Aguardo retorno, obrigado!

  • PCPoker
    PCPoker Member Posts: 2 New User
    Opções

    Bom dia a todos! Consegui uma solução rápida que deu certo! Sigam o passo a passo que segui:

    "Para quem pegou esse tipo de problema, de querer adicionar dois M2 e o notebook não reconheceu os dois HDs, resolvi assim.
    1 - Primeiro troquei o HD de slot, assim tive a certeza que o HD estava funcionando, porque quando eu adicionei o HD de primeira, na BIOS ele não identificou o HD, mas ai troquei de slot e identificou, porém eu queria deixar os dois HDs SSD M2.
    2 - Umas das coisas que fiz, foi trocar os HDs de slot, segundo, na BIOS na aba MAIN segurando a tecla CTRL e clicando na tecla S, ele vai abrir mais opções, VMD Controll tem que deixar enable.
    Não funcionando, dá um recover na BIOS, e faz o processo novamente
    Dessa forma, identificou os dois HDs, depois desabilita o VMD!"

    Créditos: @wallisondeoliveira

    Eu complemento com as seguintes informações: Logo pós habilitar o VMD Controll o Notebook "crashou" e entrei novamente na bios fazendo o processo de desligar o Notebook segurando o botão de ligar e o mesmo entrou em modo de recuperação. Entrei na opção de bios e desabilitei o VMD Controll conforme instruções e o boot correu normal… E pra minha surpresa o segundo M2 estava habilitado!

    Espero que ajude quem precise, qualquer coisa estou a disposição. Abs e boa sorte a todos!

  • LLSoberanoLL
    LLSoberanoLL Member Posts: 2 New User
    Opções

    Oi tudo bem? eu ainda não adiquiri um outro m2 de 1tb, por isso ainda não fiz o procedimento.

    Por hora me mantenho com 1tb no primeiro slot e 512gb no segundo slot esse de 512gb que veio de fábrica.

    Mas quando adquirir um novo m2 de 1tb vou tentar fazer o procedimento que você postou ontem, muito obrigado!

  • danielpinheiro93
    danielpinheiro93 Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Olá. Explique melhor o que seria "resetar a bios". Estou com este mesmo problema aqui. Já substituí os SSDs de slot e mesmo assim não funcionou no slot 2. Coloquei o SSD original que veio no laptop no slot 2 e não foi reconhecido tbm. O SSD que comprei foi reconhecido normalmente no Slot1.

  • BrunoBortô
    BrunoBortô Member Posts: 1 New User
    Opções

    Entre na bios e dê um "F9" isso faz voltar as configurações defoult (reset da bios), salva, fecha, reinicia entrando na bios dnovo, deve aparecer. Foi a única coisa que funcionou comigo, o ssd tbm não estava aparecendo de jeito nenhum.

  • danielpinheiro93
    danielpinheiro93 Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Mandei para a autorizada pela garantia e resolveram trocando a placa-mãe.

  • Commodore_1995#
    Opções

    Teve outro usuário que resolveu o problema, atualizando o bios para a versão mais recente.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • danielpinheiro93
    danielpinheiro93 Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    A minha bios já estava atualizada para a última versão.

  • AzevedoBR
    AzevedoBR Member Posts: 1 New User
    editado fevereiro 22
    Opções

    Obrigado ☺️! Sua dica deu certo seguindo os procedimentos!!! 🙌 Agora os dos slots de NVMe funcionando! Testei os 2 Nvme e sata em conjunto e todos funcionando ao mesmo tempo.

  • Commodore_1995#
    Opções

    Existe também uma nova atualização do bios. Eu não sei se irá resolver o problema para futuros usuários. Mas vale a tentativa:

    BIOS

    Atualize CSME para V16.1.30.2307

    Acer

    2024/03/26

    2.13

    21,84MB

    Download

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)