AN515-58-54UH: Reduz o desempenho da placa de vídeo quando o consumo do processador aumenta

Opções
RianDuart
RianDuart Member Posts: 9

Tinkerer

editado novembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Ola, estou com o meu nitro 5 a alguns meses, e estava fazendo alguns testes de desempenho, acabei reparando que quando estou jogando dependendo do consumo do processador como por exemplo se ele estiver consumindo 30W a placa de video tem "quase total desempenho" em questão de consumo chegando em 90W de consumo mais ou menos, e reparei que quando o processador aumenta o consumo dele, automaticamente a placa de video reduz o consumo proporcionalmente, isso esta correto, mesmo a fonte do notebook sendo de 230W, ele reduz o desempenho da placa de video quando o consumo do processador aumenta, assim reduzindo o desempenho nos jogos.

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Olá @RianDuart,

    Seja bem-vindo!

    Verifique se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN515-58 está atualizado com a última versão disponível:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-58/downloads?suggest=AN515-58;1

  • Alejandro_AC
    Opções

    Olá @RianDuart vai depender do modo de energia configurado nas opções de energia do painel de controle, se estiver balanceado ou econômico, tente desempenho máximo.

    Obrigado.
    Meus melhores desejos.

    Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as a solution if it was resolved, thanks!

    I use Google Translate for English, German, Portuguese and French.

    Pro bono collaborator, I don't work or speak in the name of Acer

    Por favor, haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si fué resuelta, gracias!

    Colaborador Pro bono, no trabajo o hablo en nombre de Acer

    MSFT MVP (2003-21) & Windows Insider

    X (Twitter)

  • RianDuart
    RianDuart Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    sim, ja havia atualizado para a ultima verção, pois eu pensava que poderia ser isso mas ainda continua igual

  • RianDuart
    RianDuart Member Posts: 9

    Tinkerer

    editado novembro 2023
    Opções

    sim eu ja havia configurado todo o computador para desempenho maximo, no painel de controle, inclusive no painel da nvidia tambem, todos em desempenho maximo mas continua igual

  • Alejandro_AC
    Opções

    Isso acontece apenas com a bateria OU COM O CARREGADOR CONECTADO?

    Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as a solution if it was resolved, thanks!

    I use Google Translate for English, German, Portuguese and French.

    Pro bono collaborator, I don't work or speak in the name of Acer

    Por favor, haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si fué resuelta, gracias!

    Colaborador Pro bono, no trabajo o hablo en nombre de Acer

    MSFT MVP (2003-21) & Windows Insider

    X (Twitter)

  • RianDuart
    RianDuart Member Posts: 9

    Tinkerer

    editado novembro 2023
    Opções

    das duas formas, todos os testes que fiz foi com o carregador conectado para ter o melhor desempenho mas ficou deste jeito, parece que o sistema limita a energia para o processador e a placa de video em 120W quando um precisa de mais energia acaba pegando do outro, por exemplo se eu estressar o processador e fizer ele consumir 60w, a placa de video no maximo chega a consumir 60w, e tendo quedas de desempenho nos games

  • RianDuart
    RianDuart Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    Para mim uma melhor solução seria uma atualização de bios que fizesse cada componente ter sua energia pronta para utilizar se ele precisar, por exemplo o TDP do processador e 60W, e o da placa de video 95W, e se em algum momento os dois precisasem ultilizar total energia ao mesmo tempo eles conseguirem, pois com uma fonte de 230W e suficiente.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Olá,

    Você possui mais algum outro dispositivo conectado nas portas USB!?

    Se possível faça o download e mantenha executando a ferramenta HWiNFO enquanto você roda algum jogo até perceber estas quedas de performance.

    Em seguida, poste aqui um screenshot do status com a leitura dos sensores.

  • RianDuart
    RianDuart Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções

    não, possuo apenas um mouse conectado na porta usb, aqui esta uma imagem do msi after buner, voce pode notar que quando o processador e a placa de video juntos somando o consumo atinge mais ou menos 120W, a placa de video ali em LIM1 aparece um power que significa que a placa de video atingiu o limite de consumo dela em Wats, mesmo aquel nao sendo o limite dela, poi o limite dela e de 95 wats, e isso acontece varias vezes em algum jogo por exemplo o processador consumir 40 whats a placa de video consumindo 70 wats fica contando que ela esta no limite de consumo de energia dela. (note que o consumo dos dois ficam sempre proporcionalmente de uma forma que a soma do consumo dos dois fiquem limitados em 120W).