Temperatura variando Acer predator helios PH-315-54 com RTX 3070

Opções
Marthial
Marthial Member Posts: 2 New User

Bom dia!

Tenho notado um problema estranho no meu predator há umas duas semanas. A temperatura dele tem variado muito, atingindo até 100ºC na CPU em operações em que antes se mantinha em 70º ou máximo 80º. Tenho achado estranho porque ele bate 100ºC e 5 segundos depois baixa pra 65ºC, por exemplo, subindo novamente algumas vezes. E mesmo marcando a casa dos 90ºC se encostar no notebook ele está apenas morno. Antes quando batia tipo 80ºC mal dava pra encostar de tão quente. (isso tudo com as ventoinhas no máximo e somente em relação a temperatura da CPU, a GPU raramente esquenta) Será um problema dos "termômetros" ou ele tá dando esses picos de calor mesmo?

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Olá @Marthial,

    Seja bem-vindo!

    Qual Sistema Operacional e versão você está utilizando!? Caso seja Windows, verifique no Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe) se não há algum processo e/ou serviço consumindo muitos recursos do sistema.

    De preferência, procure instalar todas as atualizações do Windows disponíveis.

    Seria interessante também, fazer uma varredura no sistema com software antivírus para verificar a presença de possíveis programas maliciosos!

  • RenanVilela
    Opções

    Olá, boa tarde.

    Verifique as temperaturas com o Hwinfo também para ter uma base em relação ao PredatorSense, pois pode ser que esteja tendo alguma leitura errada das temperaturas, visto que mencionou que mesmo encostando na carcaça a mesma não está apresentando a temperatura de 90º, ou próximo disso.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Marthial
    Marthial Member Posts: 2 New User
    Opções

    Boa tarde, pessoal! Obrigado pelos retornos.

    Então, verifiquei as temperaturas da CPU pelo HWinfo. Acontece a mesma coisa, variação muito alta de temperatura. Vai de 65Cº até 100ºC e cai novamente para 70ºC ou 80º em menos de 5 segundos. Reparei também que as medições de temperatura do HWinfo não são iguais as do predator sense, ou ao menos não são sincronizadas.

    Eu trabalho com software de renderização em tempo real, sei que exige muito da máquina e que a tendência é esquentar. Mas o que tem me deixado intrigado é que usando o mesmo software e trabalhando no mesmo arquivo há duas semanas atrás, não batia essas temperaturas. E também o fato da grande variação da temperatura em muito pouco tempo e de a carcaça não aparentar estar quente. Inclusive o notebook tem desligado de repente durante o trabalho, o que não acontecia antes.

    O único upgrade feito no notebook foi o aumento da RAM de 16gb pra 40gb (8gb + 32gb), há umas 3 semanas atrás. Pode ter alguma relação?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    editado novembro 2023
    Opções

    @Marthial escreveu:

    "O único upgrade feito no notebook foi o aumento da RAM de 16gb pra 40gb (8gb + 32gb), há umas 3 semanas atrás. Pode ter alguma relação?"

    Olá,

    Teoricamente não deveria! No entanto, você pode fazer alguns testes para verificar se este problema de amplitude de temperatura da CPU persiste:

    #1 - Alterar / trocar os módulos RAM de slot. De preferência manter o de 32 GB no slot #1;

    #2 - Verificar se o firmware UEFI / BIOS do seu Predator PH315-54 está atualizado com a última versão disponível:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Predator%20PH315-54/downloads

    #3 - Desativar o recurso de memória compactada do Windows:

    Como você possui uma "grande" quantidade de RAM disponível, você pode desativar este recurso através do PowerShell (modo Admin) inserindo os comandos a seguir:

    Disable-MMAgent –MemoryCompression
    Restart-Computer
    

    Inclusive, recentemente tive um problema semelhante por causa deste recurso após instalar 16 GB de RAM no Windows 11. Em que o processo System começou a fazer uso da CPU de maneira excessiva:

  • RenanVilela
    Opções

    Como nosso amigo disse, tente as sugestões dele, bem como testar ambos os módulos sozinhos.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Complementando as dicas:

    #4 - Instale as últimas atualizações disponíveis do Windows.

    Se possível, faça o download e execute a ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui imagens das guias Memory e SPD (para cada slot # que estiver ocupado).