Acer Nitro 5 An515-43-r4c3. Problema no upgrade de memória RAM de 2x8GB para 2x16GB

arturhbs
arturhbs Member Posts: 21 Networker

Olá,

Estou enfrentando problemas quanto a um upgrade que tentei fazer de 16GB de RAM (2x8GB) para 32GB (2x16GB) para o modelo ACER NITRO 5 AN515-43-R4C3.

Eu tinha dois slots de memória com as seguintes configurações:

Nessa época procurei ao máximo ter ambas as mais próximas para ter o dual channel. E a padrão de fábrica veio com 2666MHz mesmo que a placa mãe só atue no máximo com 2400MHz.

Para comprar o de 16GB eu foquei em comprar o mesmo duas vezes para ter certeza quanto ao dual Channel e também foquei na menor quantidade de clock, já que o MHz estaria limitado em 2400MHz. Achei esse link aqui da hyperx e comprei em teoria com cl14 e 2400MHz, porém chegou com especificações diferente do link ( https://www.mercadolivre.com.br/memoria-ram-impact-color-preto-16gb-1-hyperx-hx424s14ib16/p/MLB9305835?pdp_filters=item_id:MLB3436477309#reviews )

A configuração real dela é essa:

Eu achei que mesmo sendo 2666MHz não teria problema pelo mesmo motivo que as anteriores funcionavam, porém ao colocar os dois slots com essa configuração, o computador ligou apenas os leds do teclado, mas não a tela.

Partindo para o processo de instalação, eu fiz o procedimento 'bonitinho'. Tirei a bateria, removi os dois slots e coloquei os novos. O PC não ligou, apenas os leds do teclado. Para um segundo teste eu voltei com os dois antigos e pegou de boas. Para um terceiro teste eu deixei ambos os slots apenas ocupado com uma das memórias RAMs, porém o mesmo ocorreu com a primeira tentativa. Para a quarta tentativa eu coloquei um de 8 e outro de 16, e ele ligou.

O problema desse ligar dele é que, olhando nas configs, ele só está com 6GB utilizáveis, mesmo reconhecendo que tem 24GB no total. Por acaso sabe me dizer se realmente não é compatível ou se tem que fazer alguma configuração a mais na BIOS ou outro lugar para resolver esse problema?

Melhor resposta

Respostas