Acer Nitro 5 An515-43-r4c3. Problema no upgrade de memória RAM de 2x8GB para 2x16GB
Olá,
Estou enfrentando problemas quanto a um upgrade que tentei fazer de 16GB de RAM (2x8GB) para 32GB (2x16GB) para o modelo ACER NITRO 5 AN515-43-R4C3.
Eu tinha dois slots de memória com as seguintes configurações:
Nessa época procurei ao máximo ter ambas as mais próximas para ter o dual channel. E a padrão de fábrica veio com 2666MHz mesmo que a placa mãe só atue no máximo com 2400MHz.
Para comprar o de 16GB eu foquei em comprar o mesmo duas vezes para ter certeza quanto ao dual Channel e também foquei na menor quantidade de clock, já que o MHz estaria limitado em 2400MHz. Achei esse link aqui da hyperx e comprei em teoria com cl14 e 2400MHz, porém chegou com especificações diferente do link (
)
A configuração real dela é essa:
Eu achei que mesmo sendo 2666MHz não teria problema pelo mesmo motivo que as anteriores funcionavam, porém ao colocar os dois slots com essa configuração, o computador ligou apenas os leds do teclado, mas não a tela.
Partindo para o processo de instalação, eu fiz o procedimento 'bonitinho'. Tirei a bateria, removi os dois slots e coloquei os novos. O PC não ligou, apenas os leds do teclado. Para um segundo teste eu voltei com os dois antigos e pegou de boas. Para um terceiro teste eu deixei ambos os slots apenas ocupado com uma das memórias RAMs, porém o mesmo ocorreu com a primeira tentativa. Para a quarta tentativa eu coloquei um de 8 e outro de 16, e ele ligou.
O problema desse ligar dele é que, olhando nas configs, ele só está com 6GB utilizáveis, mesmo reconhecendo que tem 24GB no total. Por acaso sabe me dizer se realmente não é compatível ou se tem que fazer alguma configuração a mais na BIOS ou outro lugar para resolver esse problema?
Melhor resposta
-
Se a frequência do módulo de memória for maior que o máximo permitido pela placa, não há problemas, nesse caso o que vai acontecer é que o módulo não funcionará mais que o máximo da placa, 2400 no seu caso.
Deixo também os módulos Crucial compatíveis com o seu equipamento:Uma saudação.
- Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias! Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
- Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks! Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
- MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & X (alezmvp)
1
Respostas
-
Olá @eGomes ,
Está na versão 1.12 sim. Segue a imagem abaixoEu retirei o fast boot para ver se poderia ser algo do tipo, mas não funcionou também. Mesmo ele reconhecendo ai na imagem a ram de 16GB, ao colocar os dois de 16GB o computador não liga. Para conseguir isso eu coloquei um de 8GB e outro de 16GB
1 -
Bom dia,
Você poderia postar aqui uma foto da etiqueta destes módulos que você adquiriu!? Se você testar os dois slots com apenas um módulo de 16 GB, ele funciona!?
Infelizmente ao que tudo indica esse problema de não reconhecimento da capacidade total de RAM instalada pode estar sendo causada por dois motivos:
- Limitação por slot (design);
- Falta de atualização do microcódigo AGESA no firmware UEFI / BIOS.
Vou citar aqui os nossos amigos @Alejandro_AC e/ou @RenanVilela, talvez eles possam nos ajudar fazendo a gentileza nos informar a capacidade total de memória RAM (disponível no manual de serviços) que pode ser instalado nos Nitro AN515-43.
2 -
Olá @arturhbs o problema pode ser que os módulos que você colocou tenham um perfil XMP.
O fabricante Kingston considera os seguintes módulos de memória compatíveis com o seu computador:Uma saudação.
- Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias! Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
- Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks! Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
1 -
Segue a foto solicitada
1 -
Eu tentei apenas com um módulo de 16GB, porém sem sucesso também :(
1 -
Realmente, dentro dessas disponíveis no site eu não consegui encontrar o modelo que comprei. Obrigado pela informação
0 -
Olá! Essas informações podem ajudar: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Nitro-AN515-43/149433 e
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!2 -
Dando uma olhada na folha de especificações destes módulos Kingston HX426S15IB2/16 menciona que os mesmos utiliza classificação (rank) 2Rx8. Talvez, por questões de compatibilidade os slots do seu AN515-43 suportem apenas módulos 1Rx8.
1 -
Não são os mesmos módulos, o que você tem é o HX426S15IB com perfil MPX e o compatível é o KCP426SS8/16 que é o que aparece na página de Kingston.
Uma saudação.
0 -
Poise, imagino que possa ser problema de compatibilidade mesmo. Procurarei adquirir um outro modelo que seja compatível, devolvendo a atual. Esse da kingston eu achei caro, Alejandro. Achei um da Crucial, aparentemente compatível na Kabum por um preço mais acessível (ainda caro haha)
Eu só acho estranho que o modelo compatível seja de 3200MHz mesmo que a placa mãe aguente no máximo 2400MHz.
Acha que poderia haver algum problema por conta dessa diferença de frequência? @Alejandro_AC @eGomes0 -
@arturhbs escreveu:
"Eu só acho estranho que o modelo compatível seja de 3200MHz mesmo que a placa mãe aguente no máximo 2400MHz."
Sim, vai funcionar! Módulos de memória DDR4 3200 MHz possuem suporte para frequências menores, com a vantagem de você poder se beneficiar com "timings" mais rápidos.
Eu uso aqui um módulo Kingston KF432S20IB/16 (com perfil XMP) em um Aspire 5 A515-45G:
1 -
Se a frequência do módulo de memória for maior que o máximo permitido pela placa, não há problemas, nesse caso o que vai acontecer é que o módulo não funcionará mais que o máximo da placa, 2400 no seu caso.
Deixo também os módulos Crucial compatíveis com o seu equipamento:Uma saudação.
1 -
Olá,
Eu adquiri o modelo da crucial compatível conforme o próprio site e funcionou!! Agradeço muito a ajuda do @eGomes e @Alejandro_AC 😁
2 -
@arturhbs que bom que tudo funcionou e obrigado por comentar.
Uma saudação cordial.
1