Acer Predator Helios 300 PH315-55 - BIOS e FIRMWARE Updates

2»

Respostas

• pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon

Como referi, logo no início, a minha "última intenção" é instalar o Win11 Pro num SSD novo (classificado como compatível com a motherboard) dado o original possuir "apenas" 512GB e eu preciso de 1TB para o sistema, aplicações e ficheiros pessoais

PCO

• pco

Se considerarmos essa UEFI_Shell como um OS ele será, certamente, ainda mais restricto (em comandos) do que era, p.ex. o velhinho DOS 3.1 (1º OS com que lidei)… digo eu : )))

Mas então, se funciona como um "micro OS", com linha de comando, poder-se-á admitir que as actualizações de Firmware/BIOS possam ser realizadas através dessa Shell… a questão é saber os seus comandos!… naturalmente!

PCO

• pco

Viva, amigo @eGomes

Como prometido, eu estava a escrever-te esta mensagem abaixo ("encaixotada") que vou aqui deixar embora já "um pouco assincrónica", porque, entretanto Li o post do @egydiocoelho

===================================================

Para que não existam ambiguidades - porque já foram colocados muitos posts abordando vários assuntos - vou fazer uma pequena sinopse da situação:

CONTEXTO GERAL
    1. o meu novo Laptopp é o ACER PREDATOR HELIOS 300 PH315-55-79YR
    2. vem, de origem, sem OS
    3. vem de origem, com um SSD PCIe NVMe 4.0 com 512GB
    4. devido às minhas necessides, vou trocar o SSD Original por um Crucial 5 Plus (1TB) (na 1a Slot), e colocar o SSD original na 2a Slot
    BIOS/UEFI
    1. a versão da BIOS/UEFI actual (V1.03) tem muitas versões posteriores de actualização, para este modelo (6), sendo a última, a V1.11
    2. a versão V1.11 é descarregada num ficheiro zip contendo 1 ficheiro executável (BIOS_111.exe) cuja "desmontagem/Extração" dá origem aos ficheiros descritos no post de 2 Out.
    3. a BIOS/UEFI do meu sistema NÂO CONTÉM:
      i) um utilitário de actualização da BIOS (para flash da BIOS) (comum a muitos sistemas)
      ii) a motherboard não tem a funcionalidade "BIOS Flashback" para a actualização (menos comum)
    4. como o sistema vem sem OS, eu terei que fazer uma instalação do Windows "ab initio", e como tal, sempre sujeita a ocorrências de erros - que poderão ser corrigidos, numa situação normal, mas se ocorrer durante a actualização da BIOS/FIRMWARE poderei ter um ERRO de grave solução ou, mesmo, ficar com um "brick" (referido em vários websites, como os que cito no post de 3 Out!
    5. resta-me, pelo que disse, fazer um boot selectivo por uma Pen USB (F12) que deverá ser formatada para FAT32.
      Nesta situação, colocam-se as seguintes questões:
      i) a Pen deverá conter o ficheiro executável original <BIOS_111.exe> e tentar executá-lo (ainda não sei como, sem o utilitário de flash da BIOS)?
      ii) a Pen deverá conter os ficheiros extraídos de BIOS_111.exe (post 2 Out) e tentar executar o ficheiro que indicas (H2OFFT-Wx64.exe)

===================================================

Como disse, estava a escrever-te estas "linhas" e, entretanto li o post do @egydiocoelho !

Agora tenho a certeza que o update da BIOS deverá ser feita através da linha de comando da UEFI_Shell e com uma USB Pen contendo i) o executável "BIOS_111.exe" ou ii) com os ficheiros extraídos de BIOS_111.exe e, neste caso, saber qual o ficheiro que serve de "gatilho" (o que mencionaste?)

RESUMINDO:

• saber qual a sequência de comandos da Shell a executar e
    • em que ficheiro de actualização da BIOS executar o comando (qual?) da Shell!

Parece simples mas afinal não é tanto assim!… para quem não é um "TI"

ABRAÇO

PCO

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,202 Guru

Olá @pco,

Acredito que a solução mais fácil e indicada para o seu caso seja:

1. Preparar a mídia USB de instalação do Windows;

2. Descompactar e salvar o conteúdo do arquivo compactado (.ZIP) que contém os arquivos de atualização de firmware UEFI / BIOS em uma pasta na própria mídia de instalação do Windows;

3. Ao finalizar a instalação do Windows 11, antes de conectar na Internet e/ou instalar qualquer driver, executar primeiramente a ferramenta (.EXE) para realizar a atualização o firmware UEFI.

4. Uma vez concluso, você poderá dar sequência ao processo de instalação de drivers, atualizações do Windows e programas.

• pco

Hummm… muito interessante esta tua hipótese de solução! Muito lógica!

… e acho que vou tentar como sugeres!

Abração e obrigado, amigo @eGomes

Depois darei o meu "feedback" ; )

PCO

• Você não precisa se preocupar com a atualização do bios. Eu não aconselho atualizar o bios através de linhas de comando. Este vídeo, ensina como instalar o windows, veja:

Não se preocupe com o bios. Caso queira atualizar o bios, atualize após a instalação do windows!

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • pco

What!?!… 8 -\

Para instalar o Windows num SSD tenho que seguir esses passos todos na linha de comandos do Shell!?… que não sei o que é que fazem!?…

Sinceramente, não entendi o porquê desses passos (para além dos óbvios "cd", "dir", ) que, ignoradamente, tenho que assumir, desconheço!

Instalei o Windows11, no computador actual (Acer A515, que vinha com um HDD de 1TB) num SSD NVMe (1TB) na slot M.2 livre, seguindo a metodologia "normal" e tudo funciona impecavelmente!

Não entendi nada! Nem da necessidade, nem da lógica (que tem que existir) daqueles passos todos!?

@egydiocoelho , poderás explicar-me, pelo menos, o porquê da necessidade desses passos para, somente, instalar o Windows???

PCO

• Caso você queira deixar o uefi shell instalado, basta seguir o passo a passo daquele vídeo. Agora, você pode instalar o windows, da forma convencional também. Baixe o windows 11 por aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=2156295

Deixe o programa configurar automaticamente o usb stick ou hd externo. Depois, acesse o bios e ative o f12bootmenu. Depois, pressione f12 antes do logo da Acer e selecione o usb stick ou hd externo que contém o sistema operacional. Eu aconselho que quando aparecer as partições, você exclua todas.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • pco

Viva @egydiocoelho

Quote: "Caso você queira deixar o uefi shell instalado, basta seguir o passo a passo daquele vídeo."

A questão que coloco é qual a vantagem de ter esse Shell instalado? Tem algo a ver com a interface UEFI quando entro na BIOS/UEFI? Ou seja, se realizar uma instalação convencional do Windows perco a interface actual da BIOS/UEFI? Se tem outra função, como a de poder instalar o Linux e "conviverem" os 2 OS simultaneamente, não o pretendo fazer!

Quote: "https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=2156295"

Eu já tenho o Windows numa Pen de instalação (criada através da media creation tool)!

Quote: "Deixe o programa configurar automaticamente o usb stick ou hd externo. Depois, acesse o bios e ative o f12bootmenu. Depois, pressione f12 antes do logo da Acer e selecione o usb stick ou hd externo que contém o sistema operacional."

Esse é o procedimento normal (nada de novo) que já executei várias vezes!

Quote: "Eu aconselho que quando aparecer as partições, você exclua todas."

Isto é que já não entendi!

O Windows vai criar várias partições, mais precisamente 4, no SSD drive onde vai ser instalado (que, como referi atrás, é um novo drive que vai substituir o original na Slot M.2 1)!… a não ser que estejas a referir-te às eventuais partições que possam existir no SSD drive de origem (que vai para a Slot M.2 2). Existindo, é claro que vou excluir esses volumes para depois os fundir num só volume/partição!

PCO

• pco
    editado outubro 2023

Voltando à EFI Shell

Sem ter conhecimentos técnicos, mas por pura dedução, a Shell estará relacionada com a "nova BIOS", a que designamos por UEFI. Assim sendo, a EFI Shell não poderá ser considerado um verdadeiro OS, mas sim uma interface (em linha de comandos) para actuar a um baixo nível do sistema, ou seja para actuar ao nível do Firmware, intimamente relacionado com os componentes de hardware do sistema.

Resumindo, deverá ser uma interface de manipulação/ gestão do Firmware (ou seja, uma linguagem de baixo nível do sistema, com um número de comandos muito limitado) e "apenas" isso! Por isso não a considero um OS, que é uma linguagem de alto nível do sistema (embora podendo, também, conter comandos de linguagem de baixo nível)!

PCO

• Eu me refiro a essas partições:

Você pode excluir todas. Não se preocupe com o uefi shell. Sobre o uefi shell, veja isso: https://linuxhint.com/use-uefi-interactive-shell-and-its-common-commands/

egydiocoelho Trailblazer

• pco

Quando eu falei das 4 partições, criadas durante a instalação do Windows, 3 delas eram essas mesmas que referes.

Agora, dizes-me excluí-las? Porquê?.. Não terão uma função para existirem?

Amigo @egydiocoelho .

Como já deves ter-te apercebido, eu não executo nada sem saber porque o faço e sem saber as consequências da minha acção. Foi por isso mesmo que eu não executei (nem o vou fazer) os passos descritos no vídeo sobre a EFI Shell porque estaria a fazê-lo de forma cega e essa não é, nem nunca foi a minha forma de actuar (é a minha maneira de ser, para o melhor e para o pior).

Eu, para excluir as partições que referes precisaria:

1. que me explicasses o porquê delas serem criadas pelo Windows
    2. que me explicasses quais as suas eventuais funções
    3. que me explicasses quais as vantagens das suas exclusões e
    4. que me explicasses quais as possíveis consequências das suas exclusões.

Sem estas explicações eu nada farei, pelas razões que já referi e, de certeza, que tu não terias nem "tempo", nem "paciência" para fazê-lo.

E esse assunto daria, per se, um novo tema de discussão!

Abraço (sincero!)

Paulo Castro Oliveira

PCO

• pco

CURIOSO!?…

Para a série do meu Laptop, desapareceram (entre 25 de Set até hoje) os controladores para

• Driver Touchpad,
    • Driver VGA(RTX 3060),
    • Driver VGA(UMA),
    • VGA Utility
    • Wireless LAN

O que é que se passou??…

PCO

• pco
    1. que me explicasses o porquê delas serem criadas pelo Windows

Quando o usuário instala o windows pela primeira vez, quando está instalado sistemas operacionais como linux e o uefi shell, o ideal é remover todas as partições antes da instalação do windows.

1. que me explicasses quais as suas eventuais funções

Seria apenas para executar uma instalação limpa do windows.

egydiocoelho Trailblazer

• pco

Aaaah… Ok, amigo @egydiocoelho ! De acordo!

Mas acho que o meu SSD (que vai servir de suporte à instalação do OS), sendo "novinho em folha" não deve vir nem particionado nem formatado (penso eu!)

PCO

• pco

A propósito deste teu post

O meu "work flow" no UEFI/BIOS, para a instalação do Windows e para o pós-instalação, vai ser este, descrito na imagem anexa.

NOTA: uns "switches" têm a ver com a instalação/pós instalação do OS, outros não.

P. ex. eu nunca deixo o "Fast Boot" habilitado (nem me parece fazer sentido, agora, com os drives SSD) porque depois de "encerrar" e, posteriormente reiniciar, o sistema não realiza um verdadeiro "restart" do sistema (o Fast Boot acaba por ser uma espécie de "hibernação" do sistema)

PCO

• pco

Esqueci-me de referir que é normal que, para desabilitar/habilitar o "Secure Boot", seja necessário criar uma PW em "Set Supervisor Password" e habilitar o "switch" "Password on Boot".

PCO

• Eu aconselho ativar o f12bootmenu. Você não precisa alterar o secureboot ou o fastboot. O fastboot pula algumas etapas do POST. Não é a mesma coisa que a inicialização rápida do windows.

egydiocoelho Trailblazer