Acer Predator Helios 300 PH315-55 - BIOS e FIRMWARE Updates

Opções
pco
pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon

ASSUNTO: BIOS e FIRMWARE Updates

Bom dia a todos os colegas.

A questão que vou colocar será básica, para muitos, mas é da maior importância quando subsistem dúvidas quanto a estas actualizações (críticas)!

QUESTÃO:

(aplica-se às actualizações quer da BIOS, quer do FIRMWARE)

  • As últimas versões (as mais recentes) contêm TODAS as correções das versões precedentes?
  • I.e., dito de forma exemplificativa, se o dispositivo tem uma versão, digamos, 1.n1, e existem disponíveis as versões, 1.n2, 1.n3, 1.n4…, 1.n9,
    • poderei fazer a actualização directamente da 1.n1 para a 1.n9 (o que implica que a versão 1.n9 contem TODAS as correcções das versões precedentes) ou
    • terei que instalar, per se, e consecutivamente, todas as versões precedentes até à 1.n9?

Obrigado

PCO

PCO

Melhores respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado setembro 2023 Responder ✓
    Opções

    Olá @pco,

    As atualizações de firmware UEFI / BIOS são cumulativas (incluem as melhorias e correções das versões anteriores), portanto você pode instalar a última versão disponível. Exceto em alguns casos específicos, em que o fabricante "explicitamente" informa quando é necessário instalar primeiramente uma determinada versão. 😉

    No caso dos Predator PH315-55, você pode instalar diretamente a versão 1.11 (atual).

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,775 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Não é isso. O que eu quero dizer é que, se você for atualizar o bios pelo windows update, através das atualizações opcionais, que você não instale junto com as demais atualizações fornecidas pelo windows update. Eu me refiro a essa atualização:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,775 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Eu sempre opto por primeiro atualizar o bios da placa mãe e depois atualizo o firmware da placa de vídeo:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
«1

Respostas

  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    … e, "neste contexto", se existem "updates" para o FIRMWARE e para a BIOS, qual deles deverá ser actualizado em primeiro lugar?

    Thanks :)

    PCO

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado setembro 2023 Responder ✓
    Opções

    Olá @pco,

    As atualizações de firmware UEFI / BIOS são cumulativas (incluem as melhorias e correções das versões anteriores), portanto você pode instalar a última versão disponível. Exceto em alguns casos específicos, em que o fabricante "explicitamente" informa quando é necessário instalar primeiramente uma determinada versão. 😉

    No caso dos Predator PH315-55, você pode instalar diretamente a versão 1.11 (atual).

  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Obrigado @eGomes ; )

    E quanto à "ordem" dos Updates para a BIOS e FIRMWARE (qual dos dois devo realizar em 1º Lugar)?

    Sabes dizer-me algo sobre o assunto?

    Obrigado

    PCO

  • Commodore_1995#
    Opções

    Na verdade, o firmware e o bios são a mesma coisa, basicamente. Agora, se você quiser atualizar o bios através do windows update, eu não aconselho instalar com as demais atualizações. Eu aconselho instalar separademente.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Viva @egydiocoelho

    (já te vejo aqui desde o meu 1º Acer :)

    De facto, o Acer Predator que acabei de comprar, é o modelo "PH315-55-79YR", ou seja, vem sem OS.

    1. Eu já tenho uma licença para o Windows 11 Pro, mas ainda nada instalei porque
    2. pretendo trocar o drive nativo, SSD PCIe 4 de 512 GB para a 2a slot (para servir de armazenamento de dados), e colocar na 1a slot um Crucial P5 Plus 1TB que será a drive do sistema
    3. No Sftw. do modelo eu tenho 2 versões para o Firmware e quase 1 dezena de versões do BIOS:
      1. por isso (desculpa a minha ignorância) não entendo muito bem quando afirmas "…o firmware e o bios são a mesma coisa, basicamente." Esta tua afirmação leva-me a poder interpretar que se eu instalasse a última versão do BIOS ficaria, automaticamente, com a última versão do Firmware (e vice-versa!)??…

    Também fiquei com dúvidas nesta tua frase:

    "Agora, se você quiser atualizar o bios através do windows update, eu não aconselho instalar com as demais atualizações. Eu aconselho instalar separademente."

    Queres dizer que se eu actualizar a BIOS através da página dos controladores da ACER, para o modelo referido, não deverei permitir qualquer alteração da BIOS através do WIN Update?

    Sendo assim, tendo em conta que vou ter que fazer uma instalação total do Win11 Pro, o mais provável é que ele me faça (no processo de instalação) os Updates do BIOS e do Firmware… estou certo? E, nesse caso, eu não deveria usar qualquer actualização da ACER!?

    Desculpa, mas esta situação é nova para mim e fiquei um pouco confuso!…

    ABRAÇÃO

    PCO

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,775 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Não é isso. O que eu quero dizer é que, se você for atualizar o bios pelo windows update, através das atualizações opcionais, que você não instale junto com as demais atualizações fornecidas pelo windows update. Eu me refiro a essa atualização:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Aaaah… entendi tudo, agora, amigo @egydicoelho ! :))

    Eu, como princípio, não faço as actualizações dos controladores com as actualizações "normais" do Windows (também faço o mesmo com as actualizações dos .NET framework). Faço-as sequencialmente intermediadas com reboots do sistema.

    Mas voltando à "***** fria":

    Se, depois de instalar o OS, as versões de Firmware e da BIOS continuarem desactualizadas (tomando como ref. as versões da ACER para o meu PC), qual a ordem preferencial de instalação? 1º a BIOS ou 1º o Firmware?

    Abraço

    PCO

  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    🤨não entendi os ***** colocados na minha frase! Eu apenas usei uma frase idiomática portuguesa " v a c a fria" não tem nada de especial!… bem!… a não ser que seja para os brasileiros! 😆😆

    PCO

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,775 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Eu sempre opto por primeiro atualizar o bios da placa mãe e depois atualizo o firmware da placa de vídeo:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Obrigado, amigo

    Eu também estava mais inclinado para fazer o update da BIOS em 1º lugar.

    Abraço

    PCO

  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Afinal, continuo com dúvidas!…


    Como eu digo acima, o meu Laptop (Acer Predator Helios 300
    PH315-55-79YR) vem sem OS (de origem) e com uma versão da BIOS bastante desactualizada!

    Se bem entendi, o amigo @egydiocoelho sugere poder fazer-se a actualização da BIOS através do Windows Update, i.e., ao fazer a instalação do Windows, "de novo", a BIOS poderia ser actualizada durante o processo (com os citados cuidados que mencionou).

    No entanto, após ler alguns Fóruns sobre o assunto, e também questionando o ChatGPT e o BingAI, de uma forma geral aconselham a realizar o Update da BIOS antes da instalação do Windows!

    Sendo assim, e dado que, aparentemente, não existe nenhum utilitário de flash de actualização da BIOS (na BIOS do meu Laptop), como posso "correr" o ficheiro de actualização (.exe)?

    Já fiz a sua "desmontagem" e aparecem-me os seguintes ficheiros:

    ______________________________________________

    abobios.bin
    BiosImageProcx64.dll
    Ding.wav
    FlsHook.exe
    FWUpdLcl.exe
    H2OFFT.cat
    H2OFFT.inf
    H2OFFT64.sys
    H2OFFT-Wx64.exe
    mfc90u.dll
    Microsoft.VC90.CRT.manifest
    Microsoft.VC90.MFC.manifest
    msvcp90.dll
    msvcr90.dll
    platform.ini

    ______________________________________________

    As minhas questões, são:

    1. A actualização deverá ser feita, em princípio, através de um Boot por Pen drive(!?)… não vislumbro outra forma!…
      1. Qual a formatação correcta dessa Pen? I.e., usando, p. ex., o RUFUS, quais os parâmetros/variáveis de formatação deverei usar?
    2. Após a formatação correcta da Pen, que ficheiros devo colocar na Pen?
      1. O ficheiro executável, per se?
      2. Os ficheiros resultantes da "desmontagem" do executável e, neste caso, qual o ficheiro devo "correr" quando fizer o Boot através da Pen?

    Obrigado… uma vez mais : )

    PCO

    PCO

  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    OBSERVAÇÃO:

    Já revirei "de pernas para o ar" o Web Site da ACER e, infelizmente, não encontrei nenhuma informação relativa a esta situação!

    Os "manuais" também nada dizem! … nem um simples "readme" no ficheiro da BIOS

    É uma falha grave, porque a actualização da BIOS/Firmware é dos procedimentos mais "críticos" e "sensíveis" dado poderem dar origem a situações irreparáveis, se incorrectamente executados!

    PCO

  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    QUOTE: "…o RUFUS, quais os parâmetros/variáveis de formatação deverei usar?

    … é claro que não me refiro aos mais óbvios, e.g., "fazer" a Pen "bootable"!…

    PCO

  • Commodore_1995#
    Opções

    A atualmente, o windows update pode sim atualizar o bios. Mas você também pode atualizar o bios, baixando esse arquivo:

    BIOS

    1.Update chipset security integration for may 23 CI.

    Acer

    2023/08/30

    1.11

    14.03 MB

    Download

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Viva, amigo

    Obrigado pelo teu interesse e cuidado em me ajudar.

    Esse ficheiro já o baixei (para o Laptop que estou a usar neste momento - Acer-A515) mesmo antes de iniciar este assunto (1º post em 22 de Setembro).

    O problema não é tê-lo! O Problema é como o instalar, dado ter comprado o meu Laptop sem OS!

    Repara que eu não pus em causa o facto de não se poder actualizar a BIOS através do Windows Update (como tu já o tinhas referido)!

    Apenas referi que em vários sites (e.g., superuser.com, www.tomshardware.com, www.howtogeek.com, www.windowscentral.com, www.pcmag.com, answers.microsoft.com,…) advogam que, preferencialmente, o Firmware deve ser actualizado antes de uma 1ª instalação do OS - 1ª instalação e não um simples update de um OS que já se encontra instalado!

    O problema é esse! Como já referi o meu Laptop veio sem OS de origem e como se trata de uma instalação "de novo" - ou seja, i) é a primeira instalação do OS, ii) que será realizada num SSD novo (não é o de origem - como já o disse em posts anteriores), iii) o OS é o Win11 Pro (para o qual adquiri uma licença), são muitas "variáveis em jogo" e se algo corre mal (se ocorre um erro), durante a instalação do OS, e se coincide com a instalação de ficheiros de Firmware, poderei ficar, "irremediavelmente", sem computador ou com um "berbicacho" de difícil resolução!

    Daí os meus últimos posts!… agradeço a tua resposta mas de nada adiantou, porque nada acrescentou ao que já tínhamos "discutido", e, pelas razões que expressei neste post e nos anteriores a este!

    Abraço

    PCO

    __________________________

    Paulo Castro Oliveira

    PCO

  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Pelo que já li, existem motherboards

    1. cuja interface do UEFI contém uma ferramenta de actualização de Firmware/BIOS (com nomes como "EZ-Flash", "M-Flash", ou nomes similares, geralmente contendo um sufixo/prefixo "Flash") bastando, para isso, inserir o ficheiro de Firmware de actualização numa Pen, formatada em Fat32, inseri-la numa porta USB e através da ferramenta da UEFI aceder à Pen e executar o ficheiro… mas o meu UEFI não contém essa ferramenta!
    2. que possuem uma função, designada de "BIOS Flashback", que consiste em possuir uma porta específica (USB) na qual se insere a Pen com os ficheiros de Firmware a actualizar permitindo a actualização automática… mas a minha motherboard não possui essa capacidade!

    … : -\\

    PCO

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado outubro 2023
    Opções

    Olá @pco,

    1. Certifique-se de que a bateria do seu laptop esteja carregada e com a fonte do carregador conectado na tomada;
    2. Feche todos os programas que estiverem em execução;
    3. Desabilite temporariamente o seu software antivírus;
    4. Acesse a pasta aonde você descompactou os arquivos de atualização do firmware UEFI / BIOS;
    5. Clique com o botão da direita do mouse sobre o arquivo executável H2OFFT-Wx64.exe, e então selecione a opção Executar como Administrador;
    6. Siga as instruções para iniciar o processo de atualização;
    7. Aguarde seu laptop ser reiniciado e realizar todas as etapas;
    8. Ao finalizar, seu laptop será reiniciado e deverá demorar um pouco além do habitual para fazer a inicialização novamente! Isso é um comportamento normal, mantenha a tranquilidade e tenha paciência até o mesmo finalizar o processo de atualização.

  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Viva, amigo @eGomes

    Acabei de ler o teu post o qual agradeço-te, desde já!

    Existem alguns pequenos pormenores que eu desejo discutir contigo mas, neste momento, tenho que me ausentar do fórum… infelizmente!

    Voltarei para "falarmos" sobre esses pequenos detalhes, talvez só amanhã… agora, só vim agradecer-te! :)

    Abraço

    PCO

  • Commodore_1995#
    Opções

    Compreendo o que você perguntou e vou tentar lhe responder. A instalação do windows não vai atualizar o firmware da placa mãe (bios). Portanto, isso não será um problema. Você pode instalar o windows sem precisar atualizar o bios. Agora, eu não acho que o seu computador veio sem um sistema operacional. Ele deve ter com uefi shell instalado.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • pco
    pco Member Posts: 34 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    QUOTE: "Ele deve ter com uefi shell instalado."

    Sim, é verdade @egydiocoelho !… que é totalmente desconhecido/ hermético para mim, como deves entender!

    É uma "prompt" totalmente desconhecida para mim!… e, naturalmente, desconheço os seus comandos e como a utilizar!

    PCO