AN515-55: O cooler do meu Acer Nitro 5 está com um barulho estranho!

Opções
Gustavo290X
Gustavo290X Member Posts: 11

Tinkerer

editado setembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Boa tarde, a uns dias atrás eu percebi que o cooler do meu Acer Nitro 5 está com um som estranho em ambos os coolers.

Eu não sei se vou conseguir explicar direito como que é, mas é como se fosse um som de estática, de interferência etc… mais ou menos isso, não sei explicar bem como que é.

É um som muito muito muito baixo, só consigo ouvir ao colocar o ouvido na parte de baixo do notebook onde fica o cooler, e mesmo assim ainda é baixo, esse som não acontece com o notebook desligado eu acho, não percebi, mas consigo ouvir quando o notebook acabou de ser ligado e o cooler ainda não foi ligado devido a temperatura baixa, quando o cooler está ligado porém meio lento e baixo consigo ouvir também.
Agora quando o cooler fica no máximo já não é mais possível ouvir.

O modelo do meu notebook é o Acer Nitro 5 AN515-55, eu já tenho ele faz mais de ano, comprei ele em abril do ano passado, nunca deu nenhum tipo de problema, nunca precisei enviar a garantia ou nada do tipo, porém eu nunca percebi esse barulho, somente a uns 2 ou 3 dias atrás.

Eu tentei fazer um vídeo com o celular porém mesmo colocando o celular embaixo do cooler ainda não dá para ouvir, pois é bem baixo.

Então eu resolvi vir perguntar aqui, esse barulho é algo normal do notebook? Devo me preocupar em relação a isso? Abrir ele e ver ou mandar para a garantia (que eu não tenho mais pois faz mais de ano que tenho o notebook).

E de novo, não sei explicar bem como é o barulho, é como se fosse um barulho de estática, de interferência, algo assim, mas bem baixo mesmo.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • RenanVilela
    Opções

    Olá, boa tarde.

    Pelo NitroSense, faça um teste desativando cada um dos coolers e veja em qual dos lados é que sai o barulho.

    Obs: você já realizou a limpeza interna do note, bem como dos coolers?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Gustavo290X
    Gustavo290X Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    O barulho também acontece mesmo com os cooler desligados, é um barulho bem baixo mesmo, como eu disse, só da para ouvir ao colocar o ouvido na parte de baixo do notebook onde fica o cooler.

    E quanto ao que você perguntou, não, eu nunca abri o notebook para fazer nenhum tipo de limpeza e nem nada do tipo.

    E quanto a sujeira, não, o cooler está até que está bem limpo, não nenhum acumulo de sujeira e nem nada, nem nas entradas de ar de baixo, das laterais, de baixo e etc…

    E também como você perguntou, sim, o barulho acontece nos 2 coolers, como eu já disse no post.

    Como eu disse, é um som bem bem baixo, como se fosse uma interferência, chiado etc…

    Será que pode ser algo normal mesmo do notebook? talvez até mesmo seja algo daqueles leds que tem no cooler.

  • RenanVilela
    Opções

    O barulho ocorre com o notebook somente na bateria?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Gustavo290X
    Gustavo290X Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
  • Gustavo290X
    Gustavo290X Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    Eu dei uma pesquisada sobre esse assunto, e parece ser sons normais, da parte eletrônica e elétrica do notebook, e não um defeito ou algo para se preocupar, será isso mesmo?

    Esse som que eu citei, o qual parecer ser um som de interferência, chiado, ou aquele som de quando uma lâmpada está ligada, além de acontecer nos 2 coolers, também acontece mais para o meio do notebook.

    E lembrando que é um som muito muito baixo, mal consigo ouvir, só colando mesmo o ouvido em baixo do notebook em baixo de cada cooler ou mais para o meio do notebook.

    Mas o que você acha em relação a isso, será algo normal do notebook como eu falei acima? Ou pode ser um defeito ou começo de um?

  • RenanVilela
    Opções

    Mas o chiado ocorre com o notebook somente na bateria também?

    Pelo menos no meu eu nunca reparei se tem algum chiado, caso fosse nas laterais poderia ser os alto falantes.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Gustavo290X
    Gustavo290X Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções

    Acontece com ele na bateria e também no carregador.

  • RenanVilela
    Opções

    Acho que o mais prudente seria levá-lo em um técnico para que o mesmo possa avaliar, pois pode ser algo normal, mas antes pecar e ter a certeza de que não é nada demais do que utilizar ele assim e a longo prazo danificar algum componente interno.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!