Tabela com versões de BIOS e códigos AGESA e SMU laptops Acer equipados com processadores AMD Ryzen

Opções
2

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    Pelo visto, alguém lá do céu "iluminou" os programadores da Acer com os seguintes dizeres:

    🌟 - Arrumem o código AGESA, pro @eGomes parar de falar mal da Acer...😅😂

    Aleluia, irmão! Porém ainda falta arrumar dos Aspire 5 A515-45(G).

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    E mais uma brecha de segurança que nós usuários dos da série Aspire 5 A515-45(G) estamos expostos:

    https://www.amd.com/en/resources/product-security/bulletin/amd-sb-4007.html

    Possíveis vulnerabilidades de vazamento de memória no driver AMD Driver Execution Environment (DXE) podem permitir que um usuário altamente privilegiado obtenha informações confidenciais.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    Olá @GMuzza,

    Infelizmente não! E muito provavelmente nós consumidores dos Aspire 5 A515-45(G) e Nitro 5 AN515-44 vamos morrer na praia!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções
    Modelo      BIOS       SMU         CPU Family          Versão do AMD/AGESA
    AN515-43    1.12    4.30.70.0      Picasso             PicassoPI-FP5 1.0.0.B
                         37.49.0       Raven Ridge 2
                    43.0.0 / 43.32.0   Pinnacle Ridge
    

    Notas:

    • Adicionado Nitro AN515-43;

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções
    Modelo      BIOS       SMU      CPU Family       Versão do AMD/AGESA
    SFG14-42    1.04    ?.??.??.?   Phoenix (Zen4)   PhoenixPI-FP8-FP7 1.0.0.1e
    

    Notas:

    • Adicionado Acer Swift Go SFG14-42.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    Para quem ainda tem dúvidas sobre a importância do microcódigo AMD AGESA, e o quanto a falta de atualização prejudica o desempenho e confiabilidade do sistema:

    https://itigic.com/pt/what-is-amd-agesa/

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    Boas notícias para quem possui Nitro AN517-41, novo firmware UEFI / BIOS v1.11 que inclui atualizações do microcódigo AGESA disponível:

    1. Update PI FP6_1.0.0.C.
    2. Support OS May 23 CI security.
    

    Download:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro%20AN517-41/downloads?suggest=an517-41;1

  • leocam
    leocam Member Posts: 10

    Tinkerer

    Opções

    E para nós, os azarados do modelo 515-45, alguma esperança ou melhor desistir

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    Olá @leocam,

    Infelizmente é melhor desistir! É pouco provável que eles façam alguma coisa.

    E olha que estou "brigando" a mais de ano, e fiz absolutamente tudo o que estava ao meu alcance.

    Só não jogo no lixo esse laptop, pois preciso concluir meus estudos!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    Olá,

    Continuando a lista de vulnerabilidades divulgadas pela AMD, do qual nós usuários dos modelos Aspire 5 A515-45(G) e Nitro AN515-44 estamos expostos:

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon
    Opções

    Infelizmente não é a primeira vez que acontece isso com chipset da AMD, e eu tô nesse bolo, sabe a tal v 1.12? Acho que eu me ferrei isso sim

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    Pois é @CwbRodrigo20,

    Eu ainda preciso confirmar aqui, mas pela screenshot que você postou no outro tópico tudo indica que o firmware UEFI 1.12 dos Nitro AN515-46 também sofre do problema do microcódigo AGESA desatualizado:

    Pois a versão atual do microcódigo AGESA para os AMD Ryzen™ 6000 Series (Rembrandt) é a PI-FP7 1.0.0.9
    (2023-05-16)
    .

  • theluga
    theluga Member Posts: 4 New User
    Opções

    Amigo, vi que o Aspire A515-45G teve um update dia 28/11 para 1.52 ele atualizou a agesa?

    Comprei ontem um Acer Nitro 5 AN515-44-R4KA

    Não há atualizações

    2021/03/26

    1.04
    Tô esperando chegar mas já pensando em devolver…

    O que recomendam? Ele já vem com windows 11 mas no site nada diz de atualização da bios…

    Teve atualização para gpu do an515-45 que é a mesma placa e nada para 44…

    Não tô curtindo essa falta de suporte como se fôssemos second class citizens.

    Tenho que devolver dentro de 7 dias se for para isso.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    editado dezembro 2023
    Opções

    @theluga escreveu:

    "Amigo, vi que o Aspire A515-45G teve um update dia 28/11 para 1.52 ele atualizou a agesa?"

    R: Não, infelizmente eles não atualizaram!

    @theluga escreveu:

    "Teve atualização para gpu do an515-45 que é a mesma placa e nada para 44…

    Não tô curtindo essa falta de suporte como se fôssemos second class citizens.


    Tenho que devolver dentro de 7 dias se for para isso."

    R: A série Nitro AN515-45 são uns dos poucos modelos que se salvam no quesito disponibilização de updates com microcódigo AGESA. Pois o firmware UEFI / BIOS versão 1.11 destes laptops, conta com suporte para CezannePI-FP6 1.0.0.C (2022-08-06), apesar da versão CezannePI-FP6 1.0.0.F já estar disponível há um bom tempo (2023-06-20).

    @theluga escreveu

    "O que recomendam? Ele já vem com windows 11 mas no site nada diz de atualização da bios…"

    R: Não recomendo utilizar o Windows 11 em laptops equipados com processadores AMD Ryzen sem o firmware UEFI / BIOS incluir as devidas melhorias e correções do microcódigo AGESA e SMU. Use o Windows 10 ou uma Distro do Linux.

    @theluga escreveu:

    "Comprei ontem um Acer Nitro 5 AN515-44-R4KA"

    R: Se eu fosse você, devolveria enquanto há tempo! Pois eu duvido muito e acho pouco provável que eles vão fazer alguma coisa em relação aos Nitro 5 AN515-44, assim como não resolveram o problema dos Aspire 5 A515-45(G).

  • theluga
    theluga Member Posts: 4 New User
    Opções

    Eu vou fazer isso! Muito obrigado, vocês me salvaram de um grande pepino!

    Eu também sofro com um notebook com bios bugada (DELL). Eu tentei de tudo, escrevi em fóruns, chamei ajuda até rastreei alguns engenheiros de bios da dell e mandei mensagem nos github deles pedindo help só para ser ignorado… Após desespero e desalento, aprendi a suportar as inconveniências mas…

    Eu passei o dia olhando os fóruns em português, inglês e espanhol da Acer… Cara, vocês são heróis!

    Por mais chato que seja meu bug (DELL), meu pc não fica piscando a tela até queimar, (infelizmente fica sem virtualização também). Mas jesus…

    Seu notebook tem porta USB esnobe que rejeita dispositivos quando está de mau humor.
    Tem vídeo antigo que buga com recursos do windows tendo que editar o registro toda atualização.

    Ainda devem suportar um notebook esquizofrênico que acredita ser um avião às vezes e tenta decolar com as ventoinhas. Além de ficar soluçando quando se quer rodar algo.

    Até o som que por ser notebook, já não é muito bom. Fica querendo virar tranformer e robotizando e crackling as falas do áudio.

    Realmente, escapando de uma furada! Muito obrigado! Vocês foram guerreiros que desbravaram o campo minado.

    Obrigado mesmo!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    editado dezembro 2023
    Opções
    Modelo      BIOS       SMU      CPU Family       Versão do AMD/AGESA
    AN17-41     1.19    ?.??.??.?   Phoenix (Zen4)   PhoenixPI-FP8-FP7 1.0.0.2b
    AN17-41     1.19    ?.??.??.?   Rembrandt        RembrandtPI-FP7r2 1.0.0.7
    

    Notas:

    • Adicionado Acer Nitro AN17-41.
    • Necessita confirmar versão do SMU.

    Screenshots:

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções
    Modelo      BIOS       SMU      CPU Family       Versão do AMD/AGESA
    SFA16-41    1.09    ?.??.??.?   Rembrandt        RembrandtPI-FP7 1.0.0.6
    

    Notas:

    • Adicionado Swift Edge SFA16-41.
    • Necessita confirmar versão do SMU.

    Screenshots:

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções
    Modelo      BIOS       SMU      CPU Family       Versão do AMD/AGESA
    A315-24P    1.11    ?.??.??.?   Mendocino        MendocinoPI-FT6 1.0.0.4
    

    Notas:

    • Adicionado Aspire A315-24P.
    • Necessita confirmar versão do SMU.

    Screenshots:

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,953 Guru
    Opções

    A AMD divulgou recentemente um novo boletim de vulnerabilidades descobertas (gravidade nível alto) que podem afetar seus processadores: AMD EPYC™, AMD Ryzen™ Desktop, AMD Ryzen™ Threadripper™, AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO, AMD Athlon™ Mobile, AMD Ryzen™ Mobile, AMD EPYC™ Embedded e AMD Ryzen™ Embedded, para mais detalhes acesse:

    AMD Processor Vulnerabilities (AMD-SB-7009)

    A AMD por sua vez, acredita que algumas das descobertas foram feitas em PCs cujo firmware ou software estavam desatualizados.

    No link acima, também é possível verificar a versão mínima necessária do AGESA PI para mitigar todos os CVEs listados no referido boletim.

    Naturalmente que nós proprietários de laptops Acer equipados com estes processadores estaremos expostos a esta, assim como, a todas as outras vulnerabilidades já mencionadas anteriormente.