O problema começou há cerca de 3 dias, enquanto eu jogava Resident Evil 7 (original da steam), quando de repente o jogo desceu para os 20 fps e as fans começaram rodar em velocidade máxima. Eu me assustei, fechei o jogo, os programas em segundo plano e esperei o computador voltar ao normal; ele não voltou, então eu decidi reiniciar. Desde então, jogos simples para o hardware têm tido um desempenho péssimo, com baixo fps e stutterings - não consigo nem chegar aos 60 fps no csgo - e isso tem acontecido em todos os jogos.
A maioria dos jogos, incluindo o Resident Evil, estão instalados no SSD que veio com o note;
A temperatura está normal (cerca de 50°C em cpu e gpu), o uso da CPU está baixo e da RAM está em cerca de 78% na maior parte do tempo; o plano de energia já está em alto desempenho tanto no Nitro Sense quanto no Painel de Controle; A gtx 1650 já está como processador gráfico preferido; Já rodei e desativei os antivírus…
Já procurei e testei diversas soluções, mas parece que nenhuma delas funcionam. Já é a segunda vez que isso acontece, na primeira, tive que formatar o computador, e o problema foi resolvido, mas dessa vez eu não posso formatá-lo, e também não acho que deveria recorrer a esse tipo de coisa a cada 3 meses, já que faço um uso comum diário do notebook.
Gostaria de saber se vocês tem uma solução para esse problema, e se a garantia cobre. Boa noite.