Perda de desempenho no Nitro 5 AN515-57

Opções
ZinhoRJ
ZinhoRJ Member Posts: 12

Tinkerer

O problema começou há cerca de 3 dias, enquanto eu jogava Resident Evil 7 (original da steam), quando de repente o jogo desceu para os 20 fps e as fans começaram rodar em velocidade máxima. Eu me assustei, fechei o jogo, os programas em segundo plano e esperei o computador voltar ao normal; ele não voltou, então eu decidi reiniciar. Desde então, jogos simples para o hardware têm tido um desempenho péssimo, com baixo fps e stutterings - não consigo nem chegar aos 60 fps no csgo - e isso tem acontecido em todos os jogos.

A maioria dos jogos, incluindo o Resident Evil, estão instalados no SSD que veio com o note;

A temperatura está normal (cerca de 50°C em cpu e gpu), o uso da CPU está baixo e da RAM está em cerca de 78% na maior parte do tempo; o plano de energia já está em alto desempenho tanto no Nitro Sense quanto no Painel de Controle; A gtx 1650 já está como processador gráfico preferido; Já rodei e desativei os antivírus…

Já procurei e testei diversas soluções, mas parece que nenhuma delas funcionam. Já é a segunda vez que isso acontece, na primeira, tive que formatar o computador, e o problema foi resolvido, mas dessa vez eu não posso formatá-lo, e também não acho que deveria recorrer a esse tipo de coisa a cada 3 meses, já que faço um uso comum diário do notebook.

Gostaria de saber se vocês tem uma solução para esse problema, e se a garantia cobre. Boa noite.

Melhor resposta

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Responder ✓
    Opções

    hoje mais cedo, abri novamente o bf1 e dessa vez o jogo estava com a taxa de fps correta!

    acredito que a placa mãe tenha parado de limitar minha CPU, e que thermal trottling realmente era o culpado. Agora os sensores mostram temperaturas altas constantemente tanto para a cpu e dgpu (antes os valores oscilavam muito).

    O que me deixava confuso eram como tudo ocorria de forma estranha, esperava que fosse mais do que isso. E também é curioso que a garantia não tenha resolvido.

    acho que vou ter que fazer uma limpeza e a troca de pasta térmica, @eGomes sabe me dizer se a troca da pasta viola a garantia?

«1

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Olá @ZinhoRJ,

    Você conseguiu solucionar o seu problema!? Caso ainda não, faça o download e execute a ferramenta HWMonitor enquanto você estiver rodando seus jogos e quando ocorrer este problema de queda de FPS, faça o upload aqui de um screenshot com a leitura obtida de todos os sensores.

    Verifique também se o seu Nitro AN515-57, está com o BIOS atualizado com a última versão disponível:

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,750 Trailblazer
    Opções

    Olá, boa noite.

    Esse problema ocorre também utilizando algum outro programa que não seja um jogo?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções

    @RenanVilela @eGomes desculpem a demora, desisti de olhar o fórum depois depois de tanto tempo de espera. Formatei o computador novamente, e há poucos dias ele já voltou a ter o mesmo problema novamente. Já procurei a garantia, estou apenas esperando o retorno,

    Não, somente com jogos, o resto do computador têm respondido corretamente.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,750 Trailblazer
    Opções

    Realmente está bem estranho.

    Quando obtiver uma resposta do que era o problema dê um feedback por favor.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Weverton939
    Weverton939 Member Posts: 3 New User
    Opções

    Ola acabou de acontecer esse mesmo problema cmg e não sei o que fazer ainda, hoje de manhã os fãns ficaram em maximo desempenho travados e apos isso os jogos não rodam mais como antes e ainda não sei o que fazer, se possível me de uma ajuda ai. Caso vc ja tenha resolvido seu caso.

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    editado outubro 2023
    Opções

    olá! trouxe atualizações, com más notícias;

    desculpa a demora pra responder, realmente esqueci do fórum. Enfim, levei o note pra assistência da garantia e, sem surpresa, botaram a culpa em algo nada haver: o meu ssd sata que metade dos jogos estavam instalados.

    é claro que eu fiquei P da vida, liguei novamente e me disseram que a culpa era do limite da ram. Mais uma vez aceitei as desculpas da acer e comprei mais 8gb pra fazer dual channel. Além disso, voltei a usar Linux em dualboot com o windows 10, já que era o s.o. "padrão" dele (não instalei aquele gutta esquisito). Surpreendentemente, nada ocorreu.

    pula pra 1 semana atrás. Passei a assinar o gamepass, então tive que voltar pro Windows (achei que não viria mais aquele problema), e enquanto eu jogava battlefield 1 (instalado no nvme!), a exata mesma coisa aconteceu de novo: fans no máximo e queda brusca de fps em todos os jogos.

    sessa vez eu nem tentei resolver, e não faço ideia do que eu vou fazer. Obviamente, perdi totalmente a confiança na marca, sinto que joguei dinheiro e tempo fora e minha vontade é de jogar esse note no lixo. Realmente não tô afim de escutar de novo de uma atendente cansada que "seu note é da linha mais básica, ele vai ter dificuldades de rodar" (mesmo que rodassem), ou então "infelizmente vc comprou com o Linux gutta e isso impossibilita o alcance do suporte" e outras desculpas do tipo.

    Edit: redundância no texto.

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções

    @eGomes sem melhora, infelizmente

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Olá @ZinhoRJ,

    Você está usando a Tela LCD do seu laptop ou monitor externo!?

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções

    @eGomes, a tela do próprio laptop. Inclusive, eu cheguei a testar com um monitor externo (pra ver se realmente tava usando a gpu dedicada) e por um momento houve melhora do fps, até que ele voltou a cair

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Se possível, mantenha executando durante os seus jogos e depois poste aqui screenshots com o resultado ferramenta HWMonitor (com a leitura de todos os sensores disponíveis).

    Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão "Salvar informações…" e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt.

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções

    @eGomes prints de quando jogava o bf1

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Obrigado @ZinhoRJ,

    Como podemos ver nas suas imagens, seu Intel® Core™ i5-11400H chegou muito próximo da temperatura limite suportada (TJunction).

    Procure utilizar uma base de refrigeração ou manter seu laptop afastado da superfície (de maneira paliativa: com auxílio de dois livros) para melhorar a sua ventilação.

    Outras duas alternativas, seria ativar o recurso V-Sync para limitar o número de FPS e/ou desativar o Turbo Boost.

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções

    o que me deixa confuso é que isso só se torna um problema só depois de certo período, e sumir assim que eu formato o computador. Perdoe a ignorância, mas se é thermal throttling, os jogos não deveriam começar a travar depois de jogar por um tempo?

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções

    olha, eu tentei de novo. botei as ventoinhas no máximo pelo nitro sense e deixei em cima de um livro. máximo de 75°C na cpu e 56°C na gpu (segundo o nitro sense) e eu continuo não alcançado nem 30 fps num jogo que rodava acima dos 60 até semana passada

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    editado outubro 2023
    Opções

    Sua linha de raciocínio está correta! No entanto, quando o controlador embarcado (EC) detecta essas condições de temperatura excessiva devido ao uso intenso (ao rodar jogos e/ou aplicações pesadas) começa enviar comandos para a CPU e dGPU para reduzir o seu clock.

    Algumas coisas que estão chamando a atenção no seu Nitro 5 AN515-57:

    • Clock atual da sua CPU permanecendo muito próximo das frequências máximas do Turbo Boost;
    • dGPU indicando Power Limit e Temperature Limit;
    • Temperatura da CPU;
    • Temperatura de um dos SSDs próxima dos 60 ºC.

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções

    @eGomes sendo assim, você consegue me indicar algumas soluções? não consigo desligar o turbo boost (não aparece na bios), e o ssd que está esquentando é o nvme que vêm de fábrica, mas o quê explica esse aumento na temperatura em específico?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    editado outubro 2023
    Opções

    Olá @ZinhoRJ,

    Siga as dicas do tutorial elaborado pelo nosso amigo @RenanVilela, conforme abaixo:

    Nesse primeiro momento, não use a ferramenta ThrottleStop. Utilize apenas as dicas de "sincronização vertical (V-Sync)" e "Gerenciamento de energia do processador".

    Para melhorar a circulação do fluxo de ar, mantenha seu laptop afastado da superfície, conforme já sugerido anteriormente, instale uma base refrigeradora ou utilize dois livros nas laterais (sem obstruir as entradas de ar que ficam embaixo).

    Depois poste aqui os resultados obtidos! 😉

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Outras dicas complementares (opcional) para seu Nitro AN515-57:

    #1 - Instale a última atualização de firmware UEFI / BIOS disponível versão 1.20:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro%20AN515-57/downloads?suggest=AN515-57;1

    #2 - Atualize o driver do controlador gráfico integrado (iGPU):

    https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/785597/intel-arc-iris-xe-graphics-windows.html?wapkw=Intel(R)%20UHD%20Graphics

    #3 - Instale o software Suite de desempenho Intel® Killer™ para atualizar o driver do controladores de rede LAN (Killer E2600) e WLAN (Killer AX1650):

    https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/19779/intel-killer-performance-suite.html

    #4 - Instale o driver Intel® Rapid Storage Technology (IRST):

    https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/720755/intel-rapid-storage-technology-driver-installation-software-with-intel-optane-memory-11th-up-to-13th-gen-platforms.html?

  • ZinhoRJ
    ZinhoRJ Member Posts: 12

    Tinkerer

    Responder ✓
    Opções

    hoje mais cedo, abri novamente o bf1 e dessa vez o jogo estava com a taxa de fps correta!

    acredito que a placa mãe tenha parado de limitar minha CPU, e que thermal trottling realmente era o culpado. Agora os sensores mostram temperaturas altas constantemente tanto para a cpu e dgpu (antes os valores oscilavam muito).

    O que me deixava confuso eram como tudo ocorria de forma estranha, esperava que fosse mais do que isso. E também é curioso que a garantia não tenha resolvido.

    acho que vou ter que fazer uma limpeza e a troca de pasta térmica, @eGomes sabe me dizer se a troca da pasta viola a garantia?