Nitro 5 AN515-44 Reiniciando aleatoriamente

Felipeeee
Felipeeee Member Posts: 4 New User

Olá, possuo um notebook Acer Nitro 5 com as seguintes configurações:

Modelo: Nitro AN515-44

Processador: AMD Ryzen 7 4800H with Radeon Graphics

Memória: 16GB

HD: 1TB

SSD: 256gb

placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650


O Notebook está apresentando problemas, reiniciando de forma aleatória, não existe um padrão especifico.

Já foi levado em uma assistência técnica e feito diversos tipos de teste e o problema não foi encontrado.

Além disso, já foi realizada a formatação.

Em algumas ocasiões apresenta tela azul com o código de parada: IRQL NOT LESS OR EQUAL

No visualizador de eventos exibe um erro de nivel critico 41: O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.

No histórico de confiabilidade apresenta apenas o evento critico com a descrição: O Windows não foi desligado corretamente.

O notebook foi comprado em 2021, logo, não possui mais garantia.

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,854 Guru

    Olá,

    1, Baixe e execute a ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui imagem das guias Mainboard, Memory e SPD;

    2. Baixe e execute a ferramenta GPU-Z em seguida anexe aqui imagens da guia Graphics Card das duas GPUs que seu AN515-44 possui (vide lista à esquerda do botão Close).

  • brunooli
    brunooli Member Posts: 1 New User

    Me chamo bruno e estou com o mesmo problema, segue as imagem em anexo, se conseguir me ajudar

    e um deus!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,854 Guru

    Olá @brunooli,

    Seja bem-vindo! Experimente desabilitar as opções AMD-IOMMU e AMD-SVM nas configurações do firmware UEFI / BIOS.

    Vamos tentar diagnosticar os erros que estão ocorrendo seu Nitro 5 AN515-44:

    1. Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: perfmon /rel <ENTER>, em seguida anexe aqui imagens do Monitor de Confiabilidade e também da lista contida em Exibir todos os relatórios de problemas.
    2. Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão "Salvar informações…" e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt. utilizando o botão "Subir arquivo(vide ícone clips logo abaixo).

  • ReallyMiguel
    ReallyMiguel Member Posts: 8

    Tinkerer

  • ReallyMiguel
    ReallyMiguel Member Posts: 8

    Tinkerer

    E as opções AMD-IOMMU e AMD-SVM estão desabilitadas e mesmo assim continua a ocorrer o bluescreen…

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,854 Guru

    Olá @ReallyMiguel,

    Seja bem-vindo! Seu Nitro AN515-44 está usando módulos de memória RAM misturados 1R (Single Rank) com 2R (Dual Rank). Isso pode ser a causa dos problemas de instabilidade que você está tendo.

    Localize e compacte (.ZIP) todos os arquivos de despejo de memória (*.DMP) que estiverem disponíveis nos locais abaixo:

    C:\Windows\memory.dmp
    C:\Windows\Minidump
    

    Em seguida faça o upload dos mesmos, utilizando a opção Subir arquivo (vide ícone clips abaixo).

  • ReallyMiguel
    ReallyMiguel Member Posts: 8

    Tinkerer

    C:\windows\memory.dmp não existe 
    

    segue em anexo do Minidump


  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,854 Guru
    editado julho 2023

    Obrigado @ReallyMiguel,

    O driver amdacpbus.sys, que segundo as imagens que você anexou, foi atualizado recentemente e causou um BSOD (DRIVER_POWER_STATE_FAILURE ). Experimente reverter a instalação do dispositivo abaixo indicado para a versão anterior através do Gerenciador de dispositivos:

    AMD Audio CoProcessor
    

  • ReallyMiguel
    ReallyMiguel Member Posts: 8

    Tinkerer

    Pronto, efetuei a reversão do driver para o anterior, também irei retirar uma memória para ver se o erro não vai continuar, obrigado desde já…

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,854 Guru
    editado julho 2023

    Em tempo, você pode também tentar instalar o driver disponível no Catálogo da Microsoft:

    AMD Audio CoProcessor (6.0.0.73)

    Faça o download e descompacte o arquivo .CAB em uma pasta temporária, em seguida atualize o dispositivo em questão manualmente.

  • ReallyMiguel
    ReallyMiguel Member Posts: 8

    Tinkerer

    Na reversão ele já me jogou esse versão atualizada, segue em anexo.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,854 Guru

    Monitore e veja se os problemas de BSOD persistem! Na pasta C:\Windows\Minidump, não há mais algum outro arquivo de despejo de memória (DMP)!?

  • ReallyMiguel
    ReallyMiguel Member Posts: 8

    Tinkerer

    Não, somente aquele que eu tinha anexado anteriormente.

  • ReallyMiguel
    ReallyMiguel Member Posts: 8

    Tinkerer

    Novamente outra tela azul, porém com outro problema

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,854 Guru

    Olá @ReallyMiguel,

    Este segundo despejo está apontando para o módulo AuthenticAMD (AuthenticAMD.sys). Este problema pode estar sendo causado por problemas na CPU, memória RAM e/ou arquivos de instalação do Windows corrompidos.

    a) Baixe e execute a ferramenta HWMonitor, e então monitore a temperatura da CPU. Anexe aqui uma imagem com o resultado obtido da leitura de todos os sensores disponíveis;

    b) Baixe a ferramenta MemTest86+ ou execute o Diagnóstico de Memória do Windows (MdSched.exe), para testar seus módulos de memória RAM;

    c) Abra uma janela do Prompt de comando / Terminal (modo Admin), em seguida digite os comandos a seguir:

    sfc /scannow
    DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth
    DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
    

  • Experimente desativar a virtualização e o tpm no bios também.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • ReallyMiguel
    ReallyMiguel Member Posts: 8

    Tinkerer

    No teste de memória não deu nenhum problema, porém agora eu retirei uma das memórias, não tinha tirado ainda, vamos ver se o erro persiste.

    sfc /scannow
    DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth
    DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
    
    Nenhum problema ao verificar com esses comandos…
    

  • Experimente desativar a virtualização e o tpm no bios também.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Kaiouken
    Kaiouken Member Posts: 1 New User

    Ola eu tive o mesmo problema que os usuarios anteriores porem fiz a troca das memorias do slot 1 pro 2 e vice versa, agora ta rodando legal sem reiniciar e sem esquentar demais. Uso coolboost ativado. Fica gelado por 3h seguidas, porem desligo quando coloco algum jogo pq ele acaba fazendo muito barulho,

  • Talvez esteja na hora de limpar os ventiladores e trocar a pasta térmica.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)