Acer Nitro 5 AN515-44 (R5 4600H) - Está piscando a tela

Huallacy
Huallacy Member Posts: 9

Tinkerer

Olá, possuo o Nitro 5 a aproximadamente 1 ano e meio e ele começou apresentar um problema de tela piscando. Normalmente, usando o ópera ou outro aplicativo qualquer, percebo a tela dando piscadas rápidas (A tela toda pisca em fração de segundos.). De vez em quando nessas piscadas eu noto uma faixa branca na horizontal (um pouco mais raro, mas já vi). Ele já chegou dar uma piscada mais lenta (a tela ficou preta por quase 1 segundo aproximadamente e depois voltou) e em outro evento ele chegou a desligar a tela e o teclado e depois de alguns segundos ligou novamente (sem ter desligado ou reiniciado). Também aconteceu do meu ópera fechar sozinho no meio do meu uso e abrir novamente… (umas 2 vezes isso aconteceu). Eu já atualizei o driver da placa gráfica integrada da AMD e também já conferi a versão da BIOS (está na versão mais recente). Bom, tenho medo disso se tornar algo mais sério e eu acabar perdendo a tela, por exemplo… Alguém pode me ajudar?

Melhores respostas

  • RPaizinho
    RPaizinho Member Posts: 6

    Tinkerer

    Responder ✓

    Ola espero que essa dica ajude! Primeiramente verificar a versão dos drivers da Amd pode ser que o Windows update esteja atualizando ele para uma versão mais antiga que a disponível pela Amd.

    Desabilitar a virtualização Amd na bios também pode resolver o problema de piscar.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓

    Sim, inclusive alguns usuários relataram também, que ao desativar o tpm, o problema para de ocorrer. Eu não sei exatamente o porquê que isso acontece.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,885 Guru

    Olá @Huallacy,

    Baixe e execute a ferramenta GPU-Z, em seguida anexe aqui uma imagem da guia Graphics Card utilizando a opção Subir arquivo (vide ícone clips abaixo):

  • Huallacy
    Huallacy Member Posts: 9

    Tinkerer

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,885 Guru

    Agradecido pela imagem! Por gentileza, clique na lista de adaptadores abaixo (localizada à esquerda do botão Close) e então, selecione a outra GPU adicional e anexe aqui também uma imagem com as suas informações.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,885 Guru

    Grato pelas imagens,

    Você andou instalando algum software recentemente!? Caso afirmativo, é possível que o mesmo esteja causando estes problemas na sua tela.

    Existe também a possibilidade de estar havendo algum de problema de incompatibilidade entre o navegador Opera e o driver do controlador gráfico (GPU).

    Caso você tenha atualizado os mesmos recentemente, experimente remover e instalar a versão recomendada pela Acer.

    Eu particularmente, recomendaria a você antes fazer um teste com outro navegador, tais como: Chrome, Edge ou Firefox. E então, verificar se o problema de tela ainda persiste.

    Outra possibilidade, é o recurso usar aceleração por hardware do navegador estar causando estes problemas. Para estes casos, experimente desativar o mesmo em Opções, guia Performance.

  • RPaizinho
    RPaizinho Member Posts: 6

    Tinkerer

    Responder ✓

    Ola espero que essa dica ajude! Primeiramente verificar a versão dos drivers da Amd pode ser que o Windows update esteja atualizando ele para uma versão mais antiga que a disponível pela Amd.

    Desabilitar a virtualização Amd na bios também pode resolver o problema de piscar.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓

    Sim, inclusive alguns usuários relataram também, que ao desativar o tpm, o problema para de ocorrer. Eu não sei exatamente o porquê que isso acontece.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,885 Guru

    Olá @egydiocoelho,

    Este problema do Firmware Trusted Platform Module (fTPM) é justamente devido a falta de atualização do código AMD/AGESA/SMU, conforme mencionado abaixo:

    No caso do da série Aspire Nitro 5 modelo 515-44 (BIOS versão 1.04), o referido código de instruções está atualizado com uma versão muito antiga (AGESA ComboAM4v2 1.0.0.0 ou 1.0.0.1):

    A Acer precisa urgentemente rever e consertar isso, pois outros fabricantes já estão fazendo e liberando novas atualizações de BIOS com a versão 1.2.x.x.

  • Huallacy
    Huallacy Member Posts: 9

    Tinkerer

    No caso eu desativo a Vitualização da BIOS e o TPM também? Ou é a mesma coisa? (sou leigo nesses assuntos)

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,885 Guru

    Inicialmente desative somente a opção fTPM.

  • Huallacy
    Huallacy Member Posts: 9

    Tinkerer

    Certo… Fiz isso. vou monitorar se a tela continua piscando…

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,885 Guru

    Outra coisa que chama muito atenção, é a Acer disponibilizar "atualização de firmware do VGA VBIOS discreto da NVIDIA e melhorar o desempenho" somente para alguns modelos do Aspire Nitro 5. E não disponibilizar para os AN515-44, sendo que o GPU gráfico é o mesmo (NVIDIA GeForce GTX 1650):

    Talvez alguém do staff da Acer pudesse nos ajudar e confirmar se esta atualização também poderia ser aplicada nos AN515-44:

    https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/Firmware/Firmware_Acer_v102a_A_A.zip?acerid=637575304162740980&Step1=&Step2=&Step3=NITRO%20AN515-45&OS=ALL&LC=pt-br&BC=ACER&SC=PA_3

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon

    No meu não instalou mas é uma 1650 TI, realmente é o mesmo device id.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Huallacy
    Huallacy Member Posts: 9

    Tinkerer

    Eu desativei ambos e aparentemente o problema da tela piscando parou… até o momento não registrei nenhuma ocorrência…. Porém, meu navegador ópera continua fechando repentinamente sem eu fazer nada. Ele fecha sozinho e abre dnv

  • Esse problema ocorre apenas no opera?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • AntonioAldebaran
    AntonioAldebaran Member Posts: 1 New User

    Olá, resolvi o problema no meu notebook de mesmo modelo apenas desligando o Free-sync no Radeon software.

  • Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,885 Guru

    Olá @AntonioAldebaran,

    Seja bem-vindo e agradecido pela dica!

    Infelizmente, nem sempre desabilitar o recurso AMD-FreeSync será garantia de solucionar estes problemas de tela piscando, BSOD e/ou travamentos. Pois uma das possíveis causas, é devido a existência de um bug que já foi corrigido pela AMD a quase 2 anos atrás. Mas que por irresponsabilidade da Acer, insiste em não disponibilizar novas versões de BIOS com a implementação do microcódigo AMD/AGESA e SMU devidamente atualizado.