Helios 300 travando após instalar memória nova
Tinkerer
Olá, eu fiz um upgrade em meu helios 300 instalando uma memória de 32gb X16 3200Mhz da Adata, junto com uma das originais de 8gb X8 3200Mhz também da Adata, porém, ocorreu 2 problemas!
- A frequência das memórias caíram para 2933 Mhz
- Os jogos começaram a dar pequenos engasgos, derrubando o power e o uso da GPU (pelo que foi possível notar usando o MSI Afterburn)
Já tentei muitas coisas como:
- Trocar as memórias de slot
- Desinstalar os drivers de vídeo e reinstalar os mesmos
- Trocar o plano de energia para alto desempenho
- Mudar os planos do Predator Sense
Nada disso resolveu, então queria pedir ajuda para saber se é algum tipo de incompatibilidade entre as memórias, ou a nova memória está com defeito, qualquer coisa que possa resolver, eu agradeço!
Respostas
-
Olá, bom dia.
Faça o download do CPU-Z e poste aqui print da aba CPU, Memory e SPD (slot 1 e 2).
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Segue os prints:
Fiz outros testes agora e em resumo: Testei só o pente de 32gb e funcionou normal, acredito então, que esteja dando incompatibilidade entre as memórias, queria saber se existe alguma forma de normalizar isso, ou apenas colocando outro igual essa de 32gb
Agradeço desde de já
0 -
Pode ser que seja alguma incompatibilidade sim, pois esse processador suporta frequências até 3200MHz, mas está operando em 2933MHz devido alguma das memórias. Eu acredito que seja essa que você adquiriu.
Seria interessante deixar só essa de 32GB , observar na aba Memory em DRAm Frequency como estará, e se possível com o módulo de 8GB também.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
É, pelo visto, acredito que só resolveria colocando outro de 32gb, o ruim de tirar um dos pentes é perder o Dual-Channel, e realmente preciso dos 40gb. Por enquanto, a forma é ir utilizando desta forma mesmo, obrigado
0 -
Nesse esquema de 32+8gb, as duas memórias rams estão trabalhando em modo flexível. Dessa forma:
a) os 8gb da memória de 32gb, estão trabalhando em dual channel com os 8gb da outra memória.
b) os 24 gb rastantes da memória de 32gb, estão trabalhando em single channel.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Então, mas verifique somente com o de 32GB se estará operando em 3200MHz.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Hum, agora entendi como funciona o flex mode!
E sim, quando a de 32gb está sozinha, ela trabalha em 3200Mhz
0 -
O módulo de 8GB trabalha em 3200 também?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Bom dia, sim, trabalha normalmente!
0 -
O ideal é comprar outra memória idêntica.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Essa parece ser a única escolha mesmo, é algo que já iria fazer no futuro de qualquer forma! Agradeço pela ajuda!
1