Problema com a velocidade da RAM em dual channel no Nitro 5 AN515-57-520Y

Opções
asjkiduhaisu
asjkiduhaisu Member Posts: 15 Troubleshooter
editado setembro 2022 em Gaming - Predator e Nitro

Meu Nitro 5 veio com uma ad4s320038g22-bhyd.

Recentemente comprei três módulos diferentes, ddr4, 3200mhz, cl22, 1rx8, etc:

  • mta4atf1g64hz-3g2e2
  • ct8g4sfra32a
  • ad4s320038g22-sng

Com exceção do micron mta4atf1g64hz-3g2e2, todos 1rx8.

Porém não importa o módulo sempre acontece da velocidade ficar em 2993 em dual channel.

Inclusive ad4s320038g22-sng tem exatamente as mesmas especificações da ad4s320038g22-bhyd que veio nele, mas mesmo assim os três módulos não trabalham em 3200 em dual channel.

Mesma coisa que relataram aqui nesses posts, um até disse que conseguiu resolver trocando um dos módulos por uma crucial (a crucial que eu tentei não funcionou).


(não tirei print porque não quis me logar pelo pc, nem passar o print pro celular, sim estou escrevendo isso pelo celular)

Sendo esse módulo da adata o que comprei por último, eu até tentei achar o ad4s320038g22-bhyd, mas ou estavam muito caros, usados, ou fora de estoque.

Alguém conseguiu fazer dual channel a 3200mhz poderia me dizer que memória usou? Ou até mesmo se eu só vou conseguir atingir 3200 com o exato modelo, part number, etc?

Eu tô até com medo de comprar outro módulo e ter que devolver.

Obrigado!

Comentários

  • Commodore_1995#
    Opções

    Eu tenho certeza que o bios limita essa velocidade. Além disso, o computador está configurado para alto desempenho?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • asjkiduhaisu
    asjkiduhaisu Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções

    Sim, alto desempenho, mas ainda assim fora do ambiente Windows, em distros Linux (onde o não há um perfil de "desempenho" também é reportado 2993)

  • Commodore_1995#
    Opções

    Então isso é uma questão de Bios.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • asjkiduhaisu
    asjkiduhaisu Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções

    Que dor de cabeça ein bem chatinho isso.

    Eu li relatos no reddit de pesseas que só conseguiram arrumar isso usando modded firmware bios para desbloquear o advanced bios settings.

    Outras relataram que a menos que os módulos sejam idênticos não só nas especificações mas também na marca, modelo e part number.

    Tomara que alguém com essa linha an515-57 apareça e diga como conseguiu dual channel em 3200 mhz, paguei muito dinheiro nisso para brickar ele tentando flashar bios de procedência duvidosa.

    Mas é bem chatinho essas limitações impostas pela Acer, até mesmo o modo legado não é possível mudar '-' não dá mais para bootar FreeDOS.

  • asjkiduhaisu
    asjkiduhaisu Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções

    Infelizmente eu tive que habilitar advanced settings na efi bios, opção "performance downgrade for mixed memory", de disabled para enabled (aparentemente esse é um assunto proibido por aqui, mas não estou advogando o uso, só mencionando que foi a única solução mesmo pra um módulo de memória tão raro).

    Tipo eu até entendo a acer fazer isso, por estabilidade e tals, mas poxa, ao menos me mandassem um notebook com um módulo mais acessível. Se fizer uma pesquisa na internet apenas um resultado vai conter o modelo para venda, outros resultados incluem o "ad4s320038g22-b", com somente um "b" depois do hífen, que eu creio que não vá servir também, um pdf da "positivoempresas", e o resto ou é outro modelo ou é alguém mencionando nos marktplaces o nome da memória que veio nele.

    Simplesmente não existe outro módulo ad4s320038g22-bhyd que não seja usado ou custe menos de 400 reais, nem no aliexpress eu achei essa memória e nem na shopee, só no mercado livre e tá cara ainda.

    Mandassem qualquer coisa, até a da samsung é cara mas é mais fácil de achar.

    Depois vou tentar contato com eles pra ver se conseguem trocar esse módulo por outro, o que eu dúvido muito que seja possível pois não tá com problema, mas não custa tentar.

    Obrigado.

  • Commodore_1995#
    Opções
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)