Altas temperaturas Acer Nitro 5
HugoMelo
Member Posts: 30 Enthusiast
Boa noite pessoal, tudo bem?
Estava jogando hoje com meu notebook (RAINBOW SIX NO FULL HD E COM QUALIDADE GRÁFICA NO LOW) e estou tendo as seguintes temperaturas conforme imagem abaixo:
- SEM O COOLBOOST ATIVADO: Temperatura máxima da CPU em 93° (varia entre 78°~93°) e temperatura Máxima da GPU em 67°
- SOM O COOLBOOST ATIVADO: Temperatura Máxima da CPU em 90° e temperatura máxima da GPU em 60°
Obs: Já li em vários tópicos aqui no fórum sobre as questões de temperatura, mas ainda continuo em dúvidas (sou um pouco leigo em relação a notebooks); os drivers estão atualizados; utilizo periféricos externos, já setei a questão do gerenciador do processador em 99% (alto desempenho); uso plataforma para colocar o notebook.
Umas dúvidas: Estas Temperaturas são ideais? Existe alguma forma de diminuir estas temperaturas (sem que haja perca de garantia)? Porque no modo poupança de Energia o jogo roda tranquilamente e com as mesmas configurações em 60~70fps com temperaturas em 65°C? Comprei uma memória RAM de 8GB para fazer duo Channel com 16 GB, vou pedir um técnico para instalar este upgrade de RAM, este método cancela a garantia? Como o notebook é novo eu também testei o game GTA V e tb percebi altas temperaturas chegando a até 98°C da CPU (COLLBOOST DESATIVADO), isto é normal?
Observação: Eu não obtive queda de fps nos games e nem gargalo, a questão é apenas TEMPERATURA.
Equipamento comprado recentemente: Acer Nitro 5 com uma Intel i5 9300H, 8GB de ram, GTX 1650, 1 TB de HD e 128 GB SSD, sistema operacional Windows 10 Home.
Estava jogando hoje com meu notebook (RAINBOW SIX NO FULL HD E COM QUALIDADE GRÁFICA NO LOW) e estou tendo as seguintes temperaturas conforme imagem abaixo:
- SEM O COOLBOOST ATIVADO: Temperatura máxima da CPU em 93° (varia entre 78°~93°) e temperatura Máxima da GPU em 67°
- SOM O COOLBOOST ATIVADO: Temperatura Máxima da CPU em 90° e temperatura máxima da GPU em 60°
Obs: Já li em vários tópicos aqui no fórum sobre as questões de temperatura, mas ainda continuo em dúvidas (sou um pouco leigo em relação a notebooks); os drivers estão atualizados; utilizo periféricos externos, já setei a questão do gerenciador do processador em 99% (alto desempenho); uso plataforma para colocar o notebook.
Umas dúvidas: Estas Temperaturas são ideais? Existe alguma forma de diminuir estas temperaturas (sem que haja perca de garantia)? Porque no modo poupança de Energia o jogo roda tranquilamente e com as mesmas configurações em 60~70fps com temperaturas em 65°C? Comprei uma memória RAM de 8GB para fazer duo Channel com 16 GB, vou pedir um técnico para instalar este upgrade de RAM, este método cancela a garantia? Como o notebook é novo eu também testei o game GTA V e tb percebi altas temperaturas chegando a até 98°C da CPU (COLLBOOST DESATIVADO), isto é normal?
Observação: Eu não obtive queda de fps nos games e nem gargalo, a questão é apenas TEMPERATURA.
Equipamento comprado recentemente: Acer Nitro 5 com uma Intel i5 9300H, 8GB de ram, GTX 1650, 1 TB de HD e 128 GB SSD, sistema operacional Windows 10 Home.
0
Melhor resposta
-
Você pode usar o XTU, Intel eXtreme utility, no seu aparelho, para baixar um pouco a tensão da CPU. Algo em torno de 50 a 100mv não vão trazer qualquer problema ao seu aparelho, ou com questões de garantia, e você conseguirá baixar em torno de 5 graus de temperatura. Caso você baixe muito a tensão (até 100mv o notebook fica estável, eu já cheguei aos 150mv com estabilidade, mas menos que isso ele travou) o notebook vai travar, e ao reiniciar ele vai estar exatamente como deveria estar, sem a configuração feita no xtu. Aliás, sempre que você reiniciar ele vai voltar ao default sozinho. Então não há qualquer risco ao aparelho.
Essa temperatura é relativamente "normal" para o aparelho, porque a refrigeração é, de certa forma, ineficiente. O meu também é um Nitro e acontece a mesma coisa. Tente usar uma base de refrigeração, colocar algum suporte na traseira do notebook para levanta-la um pouco também ajuda bastante (eu coloco um pendrive XD). Cuidado para esse suporte não obstruir as entradas de ar da parte inferior. Uma outra dica é não deixar nada obstruir as saídas de ar, nem mesmo o cabo do carregador do aparelho.0
Respostas
-
Observação 02: Quando você vê algumas quedas na temperatura é porque ou fechei o game no final ou sai do game para verificar algo no nitrosense.0
-
Qual é o modelo exato? Exemplo AN515-54-58VH. Você já tentou utilizar o programa throttlestop? Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer CommunityOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Bom dia. Como foi mencionado não quero usar programas que acarretam a perda de garantia de meu equipamento (comprei o mesmo tem 10 dias). O modelo é o AN515-54-528V0
-
Você pode usar o XTU, Intel eXtreme utility, no seu aparelho, para baixar um pouco a tensão da CPU. Algo em torno de 50 a 100mv não vão trazer qualquer problema ao seu aparelho, ou com questões de garantia, e você conseguirá baixar em torno de 5 graus de temperatura. Caso você baixe muito a tensão (até 100mv o notebook fica estável, eu já cheguei aos 150mv com estabilidade, mas menos que isso ele travou) o notebook vai travar, e ao reiniciar ele vai estar exatamente como deveria estar, sem a configuração feita no xtu. Aliás, sempre que você reiniciar ele vai voltar ao default sozinho. Então não há qualquer risco ao aparelho.
Essa temperatura é relativamente "normal" para o aparelho, porque a refrigeração é, de certa forma, ineficiente. O meu também é um Nitro e acontece a mesma coisa. Tente usar uma base de refrigeração, colocar algum suporte na traseira do notebook para levanta-la um pouco também ajuda bastante (eu coloco um pendrive XD). Cuidado para esse suporte não obstruir as entradas de ar da parte inferior. Uma outra dica é não deixar nada obstruir as saídas de ar, nem mesmo o cabo do carregador do aparelho.0 -
Fiz mais dois testes hoje no mesmo game e com as mesmas configurações:
- TESTE COM O NITROSENSE NO EQUILIBRO:
- TESTE COM O NITROSENSE NO ELEVADO DESEMPENHO
Eu tenho uma perca considerável de fps no modo equilibro, porém eu consigo manter uma temperatura saudável em meu pc (máximo 64°C). Contudo, quando setei o mesmo jogo nas configurações de alto desempenho, a temperatura do game vai para o talo chegando aos seus 94°C. Eu não consigo entender como um notebook gamer não consegue manter condições de temperatura aceitáveis para um jogo como Rainbow Six, agora imagina um jogo de mundo aberto. Lembrando que com a ativação do coolboost a diferença é mínima, cai uns 2°C apenas.0 -
isaacbruno disse:Você pode usar o XTU, Intel eXtreme utility, no seu aparelho, para baixar um pouco a tensão da CPU. Algo em torno de 50 a 100mv não vão trazer qualquer problema ao seu aparelho, ou com questões de garantia, e você conseguirá baixar em torno de 5 graus de temperatura. Caso você baixe muito a tensão (até 100mv o notebook fica estável, eu já cheguei aos 150mv com estabilidade, mas menos que isso ele travou) o notebook vai travar, e ao reiniciar ele vai estar exatamente como deveria estar, sem a configuração feita no xtu. Aliás, sempre que você reiniciar ele vai voltar ao default sozinho. Então não há qualquer risco ao aparelho.
Essa temperatura é relativamente "normal" para o aparelho, porque a refrigeração é, de certa forma, ineficiente. O meu também é um Nitro e acontece a mesma coisa. Tente usar uma base de refrigeração, colocar algum suporte na traseira do notebook para levanta-la um pouco também ajuda bastante (eu coloco um pendrive XD). Cuidado para esse suporte não obstruir as entradas de ar da parte inferior. Uma outra dica é não deixar nada obstruir as saídas de ar, nem mesmo o cabo do carregador do aparelho.0