F5-573G : A BIOS do meu notebook não respeita a ordem de prioridade de BOOT

13»

Respostas

  • JohnKre
    JohnKre Member Posts: 24 Troubleshooter
    Não precisa de levar em assistência não, estou tentando reparar para que você não perca seus arquivos. Agora se isso não importar, é só mandar bala em uma nova instalação
    Agradeço muito pela ajuda, se puder continuar hahah. Preciso bastante do que tenho no notebook. Enfim, quais os próximos passos que posso tentar?
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,473 Trailblazer
    JohnKre disse:
    Não precisa de levar em assistência não, estou tentando reparar para que você não perca seus arquivos. Agora se isso não importar, é só mandar bala em uma nova instalação
    Agradeço muito pela ajuda, se puder continuar hahah. Preciso bastante do que tenho no notebook. Enfim, quais os próximos passos que posso tentar?
    Postei um vídeo no comentário anterior.
    Tem uma outra opção que pode ser feita para preservar seus arquivos. Caso tenha um HD externo, ou até mesmo um cabo adaptador para Sata, existe a possibilidade de copiar os dados via prompt de Comando. Daí copiava tudo que precisava, formatava o SSD e instalava o Windows normalmente

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JohnKre
    JohnKre Member Posts: 24 Troubleshooter
    editado maio 2021
    Postei um vídeo no comentário anterior.
    Tem uma outra opção que pode ser feita para preservar seus arquivos. Caso tenha um HD externo, ou até mesmo um cabo adaptador para Sata, existe a possibilidade de copiar os dados via prompt de Comando. Daí copiava tudo que precisava, formatava o SSD e instalava o Windows normalmente

    Como posso fazer essa cópia para um HD externo??
    Ah, nao consigo mais acessar o prompt de comando porque o notebook nao reconhece mais o pendrive.......
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,473 Trailblazer
    JohnKre disse:
    Postei um vídeo no comentário anterior.
    Tem uma outra opção que pode ser feita para preservar seus arquivos. Caso tenha um HD externo, ou até mesmo um cabo adaptador para Sata, existe a possibilidade de copiar os dados via prompt de Comando. Daí copiava tudo que precisava, formatava o SSD e instalava o Windows normalmente

    Como posso fazer essa cópia para um HD externo??
    Ah, nao consigo mais acessar o prompt de comando porque o notebook nao reconhece mais o pendrive.......
    Mas por qual motivo? Ligue e pressione F12 para entrar nas opções de Boot
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JohnKre
    JohnKre Member Posts: 24 Troubleshooter
    Mas por qual motivo? Ligue e pressione F12 para entrar nas opções de Boot
    Não faço ideia... O pendrive tem um led vermelho que indicava quando estava conectado, ele estava sempre aceso enquanto eu usava o prompt de comando e tal, mas tentei remover e recolocar na tentativa de seguir os passos indicados pelo Relatório de compatibilidade (que enviei alguns comentarios anteriores). Enfim, agora ele apenas pisca antes de aparecer o logo da Acer. Na ordem de prioridade de boot agora só aparece USB HDD (sem o nome do pendrive) e nas opçoes de boot pelo F12 ele nao aparece mais.



  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,473 Trailblazer
    JohnKre disse:
    Mas por qual motivo? Ligue e pressione F12 para entrar nas opções de Boot
    Não faço ideia... O pendrive tem um led vermelho que indicava quando estava conectado, ele estava sempre aceso enquanto eu usava o prompt de comando e tal, mas tentei remover e recolocar na tentativa de seguir os passos indicados pelo Relatório de compatibilidade (que enviei alguns comentarios anteriores). Enfim, agora ele apenas pisca antes de aparecer o logo da Acer. Na ordem de prioridade de boot agora só aparece USB HDD (sem o nome do pendrive) e nas opçoes de boot pelo F12 ele nao aparece mais.



    Já tentou trocar de porta USB?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JohnKre
    JohnKre Member Posts: 24 Troubleshooter
    Já tentou trocar de porta USB?
    Sim, meu notebook tem 3 entradas, testei nas 3 e nada...
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,473 Trailblazer
    JohnKre disse:
    Já tentou trocar de porta USB?
    Sim, meu notebook tem 3 entradas, testei nas 3 e nada...
    Tem algum outro PC ou Note que possa testar o pendrive?
    Quando o pendrive está em uso, caso faça remoção brusca dele pode corromper os arquivos internos
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,473 Trailblazer
    Bom dia @JohnKre, conseguiu resolver o problema?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • BrunoWertz
    BrunoWertz Member Posts: 14

    Tinkerer

    JohnKre disse:
    Olá,

    Tenho um Acer Aspire F5-573G Intel(R) Core(TM) i5-7200U CPU @ 2.50GHz com um HD de 1Tb (WD10JPVX-22JC3T0), esse notebook comprei há uns 4 anos e nunca fiz nenhum upgrade nele. Nos últimos dias senti que estava um pouco lento para abrir os programas e decidi comprar um SSD, comprei um Kingston SA2000M8250G. Ele chegou e fiz todos os processos de instalação: Acoplei ao notebook; clonei todos os arquivos do meu HD pro SSD com o Macrium Reflect (meu HD tinha menos de 250Gb usados, por isso consegui passar tudo para o SSD); reiniciei o notebook e acessei a BIOS pelo F2, na aba de boot e alterei a ordem de prioridade para o SSD iniciar primeiro, dei F10 para salvar e reiniciar. O problema é que o notebook ainda assim iniciou pelo HD. Acessando a BIOS novamente, eu habilitei a função para escolher manualmente por onde dar o boot pelo F12, dei F10 e consegui iniciar o sistema pelo SSD. No entanto, quando eu reinicio, ele volta a iniciar pelo HD, ignorando a ordem de prioridade de boot.

    Uma coisa que pensei era que como o SSD era um clone do HD os dois tinham o Windows, por isso achei que poderia estar dando algum conflito, decidi então formatar o HD. Não resolveu o problema, e agora quando reinicio ele abre naquela tela azul de reparação. Despluguei o HD do note e quando ligo ele inicia direto pelo SSD (como era pra acontecer normalmente), mas essa não é uma opção pois ainda quero usar o HD para armazenamento. Quando tornei a acoplar ao notebook o problema retornou.

    Enfim, a ordem de prioridade não está sendo respeitada, já abri a BIOS muitas vezes para checar se a ordem havia voltado ao padrão, mas não, ela está com o SSD em primeiro lugar. Já tentei também atualizar o drive da BIOS e outros drivers, mas sem sucesso. O único jeito de eu poder usar normalmente é escolhendo manualmente iniciar pelo SSD pelo F12, mas eu não queria ter que fazer esse processo toda vez que ligasse o notebook.

    Soluções tentadas e sem sucesso:
    - Mudar a ordem de prioridade de boot da BIOS e colocar o SSD no topo;
    - Dar boot com o HD desplugado (funciona, mas ao plugar o HD de volta o problema continua);
    - Atualizar os drivers.

    Estou sem opções e gostaria de ajuda...
    Desde já, muito obrigado!

    [Título editado para adicionar o nome do produto]
    Verifica a Bateria da CMOS (A Bateria de relógio que tem na sua placa mãe). Costuma ser bem barato esse item.
  • JohnKre
    JohnKre Member Posts: 24 Troubleshooter
    Responder ✓
    Bom dia,

    Perdão a demora pela resposta, mas algumas coisas aconteceram nesse meio tempo.
    Após minha última mensagem aqui resolvi levar meu note em um técnico, no entanto não foi efetivo, ele infelizmente não conseguiu encontrar soluções e me devolveu da mesma maneira que eu havia entregue.

    Enfim, relembrando como meu notebook estava:
    O HD estava formatado, ou seja, sem nada de arquivos nem Windows, e meu ssd ainda mantinha todos os arquivos, no entanto por algum motivo o Windows foi corrompido e ele não dava boot e eu não conseguia acessar a partição para resolver o problema.

    Minha solução foi:
    Eu tinha um notebook encostado em casa, de 1 ano atrás, Windows 10 e tal, o que resolvi fazer foi inserir o HD desse notebook para o meu notebook pessoal. Dessa forma meu note ficou com o HD do outro note e mais o ssd. Liguei o note e ele iniciou normalmente pelo Windows do HD, abri então o Meu computador e lá estava o disco do meu ssd, com todos os arquivos dentro. Tratei logo de fazer um backup num HD externo.
    Dessa maneira exclui as partições do ssd, formatei e instalei o Windows nele, ou seja, ele ficou zerado e funcional. Isto feito, foi só passar os arquivos de volta do HD externo pro ssd. Tudo resolvido! Nesse exato momento meu note está rodando somente pelo ssd sem o HD do outro notebook.

    O próximo passo é conectar o meu antigo HD, formatar e continuar usando ele para armazenamento.

    Pessoal, eu agradeço pela atenção, ajuda e disponibilidade! Espero que talvez esse tópico possa ajudar mais pessoas. 

    Obrigado!
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,473 Trailblazer
    JohnKre disse:
    Bom dia,

    Perdão a demora pela resposta, mas algumas coisas aconteceram nesse meio tempo.
    Após minha última mensagem aqui resolvi levar meu note em um técnico, no entanto não foi efetivo, ele infelizmente não conseguiu encontrar soluções e me devolveu da mesma maneira que eu havia entregue.

    Enfim, relembrando como meu notebook estava:
    O HD estava formatado, ou seja, sem nada de arquivos nem Windows, e meu ssd ainda mantinha todos os arquivos, no entanto por algum motivo o Windows foi corrompido e ele não dava boot e eu não conseguia acessar a partição para resolver o problema.

    Minha solução foi:
    Eu tinha um notebook encostado em casa, de 1 ano atrás, Windows 10 e tal, o que resolvi fazer foi inserir o HD desse notebook para o meu notebook pessoal. Dessa forma meu note ficou com o HD do outro note e mais o ssd. Liguei o note e ele iniciou normalmente pelo Windows do HD, abri então o Meu computador e lá estava o disco do meu ssd, com todos os arquivos dentro. Tratei logo de fazer um backup num HD externo.
    Dessa maneira exclui as partições do ssd, formatei e instalei o Windows nele, ou seja, ele ficou zerado e funcional. Isto feito, foi só passar os arquivos de volta do HD externo pro ssd. Tudo resolvido! Nesse exato momento meu note está rodando somente pelo ssd sem o HD do outro notebook.

    O próximo passo é conectar o meu antigo HD, formatar e continuar usando ele para armazenamento.

    Pessoal, eu agradeço pela atenção, ajuda e disponibilidade! Espero que talvez esse tópico possa ajudar mais pessoas. 

    Obrigado!
    Que bom que resolveu a situação, mas é bem estranho aqueles comandos não serem efetivos, já que praticamente repõem os arquivos de boot. Qualquer outra duvida só postar. 
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • g3gustavo
    g3gustavo Member Posts: 2 New User
    Problema: Acer não respeita a ordem de boot na bios, com o windows 10 instalado no ssd slot m.2 (hdd1) e hd sata(hdd0), reiniciando sempre o boot no hd.

    Procedimento para manter o boot no ssd m.2 (hdd1).
    1. Desconecte o HD sata (hdd0).
    2. Desconecte a bateria CMOS do notebook ( a pequena que possui dois fios apenas normalmente um vermelho e preto).
    3. Aguarde uns 10 minutos.
    4. Conecte apenas a bateria CMOS.
    5. Ligue o notebook, ele vai iniciar no ssd porque não tem hd ainda. ( o meu acer precisa ligar duas vezes sempre que tiro a bateria CMOS)
    6. Despois de ligado, reinicia o notebook e pressione F2.
    7. Mude a opção boot secure para disable.
    8. Mude a opção F12 boot menu para enable (assim você pode pressionar F12 para escolher o boot).
    9. Pressione F10 e confirme (isso sai da bios salvando a alteração).
    10. O notebook vai iniciar no ssd, depois da inicialização desligue ele.
    11. Insira o HD no slot sata.
    12. Ligue o notebook pressione F2 e e selecione na ordem de boot o ssd. ( esse passo é exagero o meu funciona sem ele )

    Agora o note sempre vai reiniciar dando boot no ssd.
    Se você quiser que ele reinicie sempre no hd é só retirar a bateria CMOS e aguardar um pouco, que ele volta a reiniciar sempre no (hdd0)

    ** Este procedimento não é para resolver o problema de não respeitar a ordem de boot definida na bios e sim para deixar o notebook reiniciando no ssd slot m.2