PH315-52-7210: Slot M.2

System
System Member Posts: 4,552 Seasoned Practitioner WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: helios 300 ph315-52-7210 não reconhece o SSD M.2 NVME 970 Evo Plus da samsung

Respostas

• Versek
    Versek Member Posts: 3 New User
    Olá,

No meu caso foi isso, o fato das entradas só uma delas suportar m.2 SATA 3 com o agravante que o meu notebook PREDATOR HELIOS 300 PH315-52-7210 veio montado errado de fábrica. Digo isso pois, conforme anúncio no ML na loja oficial ACER, "(...) Para o SSD, o produto possui Slot M.2 2280 SATA livre (compatível com SSD SATA III até 512 GB). O SSD não esta incluso. (...)", no entanto, no meu caso, o slot ocupado pelo SSD que vem de fábrica foi justamente o com os dois suportes SATA3/NVMe.

O SSD que estava tentando instalar era o SSD WD Green M.2 2280 WDS480G2G0B (Interface: SATA III 6 Gb/s) e não NVMe.

Vale ressaltar que o contato com o suporte da ACER foi absolutamente inútil no meu caso, além de estressante, eles parecem que não fazeram a mínima questão de ler o que o cliente está relatando. Fiquei decepcionado porque já dois amigos compraram ACER por indicação minha, comprei ACER a primeira  vez justamente por causa da nota bem mais alta que a dos concorrentes no reclameaqui.

Tanto veio montado errado, que neste video oficial da ACER ficou nítido para mim que o meio veio com SSD de fábrica ocupando o slot errado:
    https://community.acer.com/.../570-como-instalar-um...
    Consegui resolver isso graças aos posts no fórum:
    https://community.acer.com/.../helios-300-ph315-52.../p4
    https://community.acer.com/pt/discussion/comment/761524
    Se alguém precisar ativar o AHCI, também tive o mesmo problema do windows 10 crashar e dar tela azul, mas não é necessário formatar (conforme foi dito aqui), você só precisar renicializar o windows em modo de segurança (tomando o cuidado de ter uma conta LOCAL  cadastrada, sem vinculo com a conta usuário "digital online mimimi" da microsoft):
    https://youtu.be/Ws6lWjFfXy4
    PS - Não sei se esse passo de ir pro AHCI de fato é necessário, por acaso eu já estava na função AHCI quando inverti os SSDs de slot, atualmente já voltei a configuração para o RTS with optane, segue funcionando normalmente como o segundo SSD instalado.
  • @Versek Você pode informar os dez primeiros números do partnumber? Você pode enviar uma foto da guia information do bios?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Versek
    editado novembro 2020
    @Versek Você pode informar os dez primeiros números do partnumber? Você pode enviar uma foto da guia information do bios?
    @egydiocoelho O que é o partnumber?

Olha, essa foto é de antes, quando instalei a primeira vez direto no slot que vi vazio, não aparecia na BIOS, nem no diskpart pelo w10:

Agora, depois de ter invertido os slots, com tudo funcionando, inclusive o SSD sata 3 que queria instalar:

[Comentário editado para excluir informação pessoal]
  • Então o slot 1 está com o wds480g2g0b sata 3 e o mzvlb256hbhq está no slot 2?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Versek
    Então o slot 1 está com o wds480g2g0b sata 3 e o mzvlb256hbhq está no slot 2?
    Isso mesmo! Mas eu não se é "correto"  dizer slot 1 e slot 2. Tipo, ele veio de fábrica com o mzvlb256hbhq NVMe dele instalado no slot que na bios aparece como HDD0. No anúncio do mercadolivre que adquiri, ele dizia que vinha slot M.2 SATA 3/NVMe desocupado. Quando fui instalar no meu wds480g2g0b sata 3 no slot que estava vago, e na BIOS aparece como HDD1, ele não reconheceu. Aí comecei minha jornada para fazer funcionar. Ele só funcionou quando eu inverti os slots entre os dois SSDs e iniciliazando em AHCI. Depois deu certo colocar de volta o modo RTS with Optane. Como meu SSD não é reconhecido no slot que estava inicialmente vazio, o HDD1, eu só posso concluir que ele veio montado errado de fábrica e/ou a informação do anúncio é errada, e o slot vazio disponível HDD1 é só NVMe e por isso não reconhece meu SSD sata 3.
  • Agora entendi. O slot que estava vazio suporta apenas nvme. É por isso que o sata 3 não funcionou. 

egydiocoelho Trailblazer