SSD M.2 NVMe não reconhecido no Slot SSD Secundario em Predator PH315-52

2»

Respostas

• rdios
    rdios Member Posts: 17 Troubleshooter
    Eu ainda acho que de alguma forma, a porta do segundo ssd está desativada no bios. Tente conectar o ssd que funciona e que tenha o windows e depois vá no gerenciador de dispositivos e ache driver chamado firmware ou algo assim e clique em atualizar o driver. Esse driver atualiza o bios e pode ser que o windows update contenha uma versão do bios mais recente do que o que está disponível no site da acer. Sobre o outro problema, experimente desinstalar o killer network.
    Boa tarde egydiocoelho,

Atualizei a BIOS para a versão v1,11 que é a última disponível no site, verifiquei e autalizei os drivers e até os firmwares dos SSD em outro computador mas mesmo assim nenhum SSD é detectado no socket secundário e sim no primario. :/

MaClane disse:
    Uma questão... o killer network já é bastante conhecido nas comunidades por apresentar uma interface falha e gerar erros sérios de conexão.
    Tanto que são milhares de reclamações quanto a aplicação.
    Meu conselho é que não utilize.
    Oi MaClane, sobre o problema com o WiFi, atualizei para a última versão do driver e deinstalei o aplicativo "Killer Control Center" mas mesmo assim segue igual. Pesuqisando um pouco testei varias configurações inclusive com os drivers básicos e sem aplicativo que não deram certo, e na comunidade varios usuarios recomendam trocar a placa wifi por uma intel que resolve o problema na hora.

O problema com a Ethernet limitada a 100MB/s percebi que tratava-se de um problema com o cabo. Troquei por um outro cabo e agora funciona com a velocidade de 1Gbps (tudo certo).

Obrigado.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Se for o caso, eu remoendo que adquira um dongle adaptador wireless USB dual-band, como esse por exemplo:

https://www.tp-link.com/br/home-networking/adapter/archer-t2u/

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Você já configurou a placa de rede sem fio para alto desempenho nas opções de energia?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • rdios
    MaClane disse:
    Se for o caso, eu remoendo que adquira um dongle adaptador wireless USB dual-band, como esse por exemplo:

Obrigado pela dica, porem acho se tratando de um notebook de R$9k, devería estar funcionando certinho.

Você já configurou a placa de rede sem fio para alto desempenho nas opções de energia?
    Está configurada em "desempenho máximo" por padrão

O problema principal na verdade e que mais me esquenta a cabeça é sobre o SSD Secundário.

Acho que infelizmente vou ter que accionar a garantía.

Obrigado.
  • MaClane
    rdios disse:
    MaClane disse:

Obrigado pela dica, porem acho se tratando de um notebook de R$9k, devería estar funcionando certinho.

Você já configurou a placa de rede sem fio para alto desempenho nas opções de energia?

O problema principal na verdade e que mais me esquenta a cabeça é sobre o SSD Secundário.

Obrigado.

Nada tem a ver com valores e sim com configuração correta e drivers adequados.
    Valores também não definem se ocorrerá incompatibilidades ou não.

Quanto ao SSD, o ideal seria testar com outros modelos para certificar se a questão é ou não no slot.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Eu concordo com o colega maclane sobre o ssd. Eu também aproveitaria para atualizar o firmware do ssd no outro computador e verificar se a placa mãe reconhece.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • rdios
    MaClane disse:
    rdios disse:
    MaClane disse:

Obrigado.

Nada tem a ver com valores e sim com configuração correta e drivers adequados.
    Valores também não definem se ocorrerá incompatibilidades ou não.

Quanto ao SSD, o ideal seria testar com outros modelos para certificar se a questão é ou não no slot.
    Oi MaClane, eu sei que não tem nada a ver com valores, e estou ciente que pode se tratar de um problema de configuração e drivers adequados, mas (do lado da experiência do usuario) é muito ruim ter que lidar com esses problemas e perder tempo pesquisando e fazendo testes para corrigir os problemas sobretodo quando você escolhe comprar uma notebook que não é nada barata e que devería . A minha ideia quando comprei esta notebook era tirar da caixa, usar e fazer possíveis upgrades conforme às especificações.

Sobre o SSD testei com varias marcas e modelos de diferentes capacidades de armazenamento incluindo o SSD que ja veio com a notebook, totalizando uns 5 SSD diferentes. Se for o caso de uma compatibilidade com uma marca e modelo específico, acho que devería estar super especificado no manual.

Estou accionando a garantía esperando que me ajudem a resolver pelo menos o problema com o SSD que realmente estou precisando com urgência.

Obrigado.
  • rdios
    Eu concordo com o colega maclane sobre o ssd. Eu também aproveitaria para atualizar o firmware do ssd no outro computador e verificar se a placa mãe reconhece.
    Sim, eu também ja fiz isso.
  • MaClane
    Nesse caso, existe sim a possibilidade de haver um problema físico no slot.
    Já sobre a rede e o aparelho, não existe nenhum aparelho na atualidade (seja de qual seguimento ou valor que seja) que basta apenas tirar da caixa, ligar e utilizar.
    Até mesmo porque Windows é um sistema operacional multiplataforma e requer diversas configurações e otimizações de acordo com cada uso.

Sincerely, J. MaClane ™

• Uma pergunta: quando você instala o ssd, você está instalando com aquele dissipador de calor em aluminio que vem com o notebook ou sem o dissipador? Sobre a garantia, veja isso:
    Passo 2: Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida ou necessite de um auxílio especializado, entre em contato conosco através dos seguintes meios:
    Suporte por chat:
    Disponível de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h: clique para conversar
    Suporte por Telefone:
    Centro Nacional de Serviços Acer: 0800-762-2237
    Disponível de Segunda-feira a Sábado das 8h às 22h e aos Domingos das 10h às 18h (horário de Brasília) com exceção dos feriados.
    https://www.youtube.com/watch?v=xJCMHGKAmRg&list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&index=5&t=0s

egydiocoelho Trailblazer

• rdios
    MaClane disse:
    Nesse caso, existe sim a possibilidade de haver um problema físico no slot.
    Já sobre a rede e o aparelho, não existe nenhum aparelho na atualidade (seja de qual seguimento ou valor que seja) que basta apenas tirar da caixa, ligar e utilizar.
    Até mesmo porque Windows é um sistema operacional multiplataforma e requer diversas configurações e otimizações de acordo com cada uso.
    Eu acho que sim deve ter um problema físico.

Sobre a rede é um fato que há um problema com o Wifi pois com outras notebook diferentes não tenho problemas na mesma rede 5G todas marcam acima de 300Mbps no Speetest enquanto neste caso as vezes consigo velocidades acima de 300Mbps e depois de uns minutos cai para 10-20Mbps. Na verdade cansei de testar tantos drivers e agora só a estou usando via cabo Ethernet.

Uma pergunta: quando você instala o ssd, você está instalando com aquele dissipador de calor em aluminio que vem com o notebook ou sem o dissipador? Sobre a garantia, veja isso:
    Passo 2: Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida ou necessite de um auxílio especializado, entre em contato conosco através dos seguintes meios:
    Suporte por chat:
    Disponível de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h: clique para conversar
    Suporte por Telefone:
    Centro Nacional de Serviços Acer: 0800-762-2237
    Disponível de Segunda-feira a Sábado das 8h às 22h e aos Domingos das 10h às 18h (horário de Brasília) com exceção dos feriados.
    https://www.youtube.com/watch?v=xJCMHGKAmRg&list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&index=5&t=0s

Sim, na verdade eu ja tinha respondido em um post anterior ja tinha testado com o dissipador de aluminio e sem ele. Há fotos anexadas.
    Obrigado pelas informações, vou verificar todos os termos da garantía.
    Abs
  • rdios
    Boa noite, 

Eu resolvi enviar o equipamento para garantía e após quase 2 semanas de espera recebi o equipamento com o relatorio e disseram que está tudo certo e não tem nenhum problema.

Aparentemente eles fizeram um teste com um SSD Kingston NVME M.2 de 256GB que foi detectado com normalidade no socket SSD2.

Achei super estranho depois de eu ter tentado varias vezes, por tanto resolvi comprar um novo SSD ADATA FALCON M.2 2280 PCIe Gen3x4

Eu fiz todos os procedimentos, desconectar a fonte e a bateria, instalar o SSD no socket SSD2 porem quando eu liguei o computador, ele ficou travado no logo da Predator, achei estranho e reiniciei o computador e ficou acontecendo a mesma coisa.

Desconectei a fonte e a batería e apertei o botão de encendido por 12 segundos, liguei o computador, entre ao bios e dei "load default settings", mudei novamente a configuração do SATA MODE para AHCI, salvei as mudanças, e o sistema iniciou com normalidade.

Desliguei o computador, desconectei a fonte e a bateria e instalei novamente o SSD novo no socket SSD2, conectei e liguei novamente o computador (esta vez deu certo). Entrei no gerenciador de discos do windows 10 e consegui visualizar o SSD novo detectado pelo sistema. (Até aí eu achei que finalmente tinha conseguido)

Desliguei o computador para fechar a tampa, e apos fechar tudo, liguei novamente o computador e ele travou novamente...

Depois disso eu não consigo fazer ligar o sistema com o SSD novo instalado, o computador sempre trava no logo da predator (tentei desativar o logo mas aí só fica com tela preta)

Testei o SSD novo em outro computador de outra marca e funciona 100% sem problemas.

Honestamente estou muito chateado com a situação e arrependido de ter comprado esta notebook. Não sei o que mais fazer e gastei mais dinheiro tentando arrumar o problemma porque realmente preciso do armazenamento adicional. Foi a minha primeira intenção na hora da compra desta notebook.

Pesquisando encontrei varios posts de pessoas que estão tendo exatamente o mesmo problema e sem solução da Acer mesmo em forums gringos.

Se vocês tem alguma sugestão de como resolver isso, eu agradeço.
  • Experimente atualizar o bios para versão 1.12: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.12_A_A.zip?acerid=637347230356713748&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-52&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3

Se possível, atualize o firmware do ssd adata falcon com o adata ssd tool box em outro computador: https://www.adata.com/downloadfile1.php?file=ADATA_SSDToolBoxSetup.zip

Também experimente desativar o fastboot no bios e a inicialização rápida nas opções de energia.

egydiocoelho Trailblazer

• rdios
    Experimente atualizar o bios para versão 1.12: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.12_A_A.zip?acerid=637347230356713748&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-52&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3

Se possível, atualize o firmware do ssd adata falcon com o adata ssd tool box em outro computador: https://www.adata.com/downloadfile1.php?file=ADATA_SSDToolBoxSetup.zip

Também experimente desativar o fastboot no bios e a inicialização rápida nas opções de energia.
    Olá @egydiocoelho,

Para quando eu fiz esta postagem eu já tinha atualizado o bios para a versão 1.12 e ainda assim não estava conseguindo.

Mas depois de tentar varias vezes eu finalmente consegui resolver o problema (não sei como), mas descobri que não posso usar o SSD A-DATA FALCON M.2 2280 PCIe Gen3x4 no slot 1 para substituir o SSD NVME SATA A-DATA que veio da fábrica porque o sistema inteiro trava de vez.

Agora o FALCON está funcionando como SSD Secundario como eu queria desde o principio e está tudo certo. Eu inclusíve atualizei as memorias RAM para 2 pentes x 16GB HyperX Impact, 16GB, 2666MHz, DDR4 e está funcionando todo uma maravilha.

Agora eu só fico com o medo de se eu precisar mexer o hardware ou formatar o sistema, o problema volte.

Por enquanto está tudo certo,

Muito obrigado pelo seguimento.
  • @rdios Você já tentou atualizar o firmware do ssd com o adata ssd toolbox?

egydiocoelho Trailblazer

• FernandoMaia
    FernandoMaia Member Posts: 1 New User
    @rdios
    Estou com um problema parecido :/
    Enquanto eu estava com a bios 1.11 os dois ssds eram reconhecidos. Quando atualizei para 1.12 o secundário deixou de ser reconhecido.
  • @FernandoMaia você pode enviar uma foto da guia information do bios? 

egydiocoelho Trailblazer

• rdios
    Responder ✓
    @rdios
    Estou com um problema parecido :/
    Enquanto eu estava com a bios 1.11 os dois ssds eram reconhecidos. Quando atualizei para 1.12 o secundário deixou de ser reconhecido.
    Oi @F@FernandoMaia,

Olha eu nunca mais voltei a experimentar o problema, e já formatei o computador umas 4 vezes desde aquela vez e agora inclusive estou usando o Windows 11 desde há 1 mes sem problema nenhum.

Depois de toda a sofrência vivenciada eu posso te dar algumas dicas que deram muito certo para mim e espero que para você também de certo.

1- Confere novamente com triple check se for possivel que a BIOS esteja atualizada na versão v1.12.
    2- Instala o SSD novo no slot 2 e deixa o que veio de fábrica no slot 1 sem mexer nada, se você tentar instalar o novo SSD no slot 1 vai dar ruim.

3- Ao ligar o computador aperta F2 varias vezes para entrar na configuração da BIOS e escolhe a opção "Load defaul settings", depois "Save & Exit", não precisa mexer em nada da configuração do SATA MODE porque tanto faz se estiver em modo "AHCI" ou "RST Optane", de qualquer forma funciona.

Feito isso devería funcionar sem problemas, mas se não der certo, tenta atualizar o firmware do novo SSD em outro computador (é chato, sei) mas é uma possivel solução. De momento não tive mais problemas mas com a experiência não pretendo mexer em mais nada até o computador acabar hahaha.

Boa sorte