Upgrades possíveis no A315-42G-r5w8

Opções
bmrmezenga
bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite. 
Estou com esse note e pensando em fazer um upgrade principalmente de mais um pente de memória. Assim acredito que ativaria Dual Channel e poderia melhorar ligeiramente o desempenho de vídeo, e será que alocaria mais de 2 GB para a placa de vídeo? 
Precisava de um pouco mais de desempenho para usar o OBS e para jogar alguma coisa no fraquinho. Usei Forza 4 e Fortnite mas ele dá umas congeladas quando carrega textura. Então acho que mais 8 GB ficaria bom. E estava olhando um SSD.

Pensei nessas peças
https://www.kabum.com.br/produto/95878/ssd-wd-blue-500gb-m-2-leitura-560mb-s-grava-o-530mb-s-wds500g2b0b
https://www.mercadolivre.com.br/memoria-ram-8gb-1x8gb-kingston-kvr26s19s88/p/MLB15134035

Ele alocaria mais memória de Vìdeo?
O Dual Channel melhoria desempenho de vídeo e processamento, ainda que ligeiramente? 

Esse SSD funciona nele? Não entrei no detalhe da especificação, a para das chaves do conector. Poderiam indicar para esse?
Entendo que seria um bom upgrade, pois fora o boot o Note é muito bom.

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Um teste muito didático.
    Mas perceba que existem algumas questões:
    O processador não é de laptop e sim de desktop, um segmento totalmente diferente na arquitetura final de controles de acesso.
    Existe um conjunto de suporte de hardware (placa-mãe, RAM, etc) totalmetne diferente do seu.
    São controladoras, drivers, etc diferentes e que vão gerar um determinado desempenho final não equivalente em um notebook.
    Como lhe disse antes, a arquitetura da serie Ryzen se beneficia muito da utilização de módulos de RAM em dual, principalmente os de melhor desempenho com relação a maiores frequências e menores latências.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
«1

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções
    Você pode enviar algumas capturas de tela do gerenciador de tarefas, que mostra as duas placas de vídeo?  Sobre o ssd, esse modelo aceita nvme, veja: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A315-42/148924
    https://www.youtube.com/watch?v=HrDRDkunfD0&t=11s
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde bmrmezenga !

    Esse modleo é básico sem suporte algum a jogos ou aplicações alto desempenho.

    RAM é um módulo e não um pente.

    Esse modelo suporta no máximo 32Gb de RAM (2 slots) So-DIMM DDR4 2400Mhz



    Estranhamente, alguns sites apontam que esse modelo possui 4Gb onboard e um único slot livre.
    Eu recomendo que abra a tampa traseira de acesso e verifique visualmente.

    Utilize o CPUz e post aqui os prints das abas de SPD e MEMORY

    Quanto ao SSD,
    Esse modelo possui slot M.2 no fator 2280 para PCie NVMe Gen3x2 somente.
    Não há suporte a interface Sata 3



    será que alocaria mais de 2 GB para a placa de vídeo?
    R: não é dessa forma que funciona.
    A alocação de VRAM é realizada pelo sistema de acordo com a necessidade e configuração.

    Ele alocaria mais memória de Vìdeo?
    R: terá sim um aumento, mas não de desempenho, apenas na capacidade de armazenamento de dados para renderização.

    O Dual Channel melhoria desempenho de vídeo e processamento, ainda que ligeiramente?
    R: algum ganho terá sim.

    Esse SSD funciona nele?
    R: não, não é compativel.


    Veja como abrir e como assar o sistema para o SSD:





    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bmrmezenga
    bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    Valeu pelos retornos. Sei que ele não aguenta, rodei tudo no mínimo, mas ele até que passa de 30 FPS em algumas situações, o que mata é as engasgadas quando a memória é muito usada vai, com memória virtual não tem desempenho, fora isso é jogável.
    Penso que com mais memória, se ele depender menos de ficar carregando e descarregando texturas, seria jogável, daria para brincar com o meu filho em alguns que não tem modo split, só pra divertir mesmo, quando quiser qualidade eu jogo no Xbox.
    Mas se essas travadas veem do próprio poder de processamento da placa em carregar texturas e/ou renderizar, talvez não seja uma vantagem o upgrade, pois do resto, atende muito bem. 
    Só penso mesmo no Dual Channel da memória que pode dar um folego a mais, então um pente a mais foi o que pensei (23 anos chamando memória RAM de pente, num vai mudar fácil não hehehe).

    Depois vou ver se abro para ver. Não há selos na tampa né? 
    Além do parafusos é só travas e abre? Ele é uma tampa única, não tem tampões para as partes substituíveis.

    A memória de vídeo sempre fica demonstrando 2 GB, seja sem nada que exija 3D, ou abrindo algum jogo, me pergunto se ele não passa de 2 GB por alguma relação com o total de memória do sistema ou limitação de BIOS.


    E indica que está em Single Channel


    Aqui, aparece mais um slot teoricamente livre.



  • Commodore_1995#
    Opções
    A abertura é relativamente fácil. Basta ter paciência e um pouco de cuidado, veja:
    https://youtu.be/HrDRDkunfD0
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    A questão é que esta forçando um sistema que não tem suporte nem preparo para isso.
    Essa utilização pode danificar o aparelho.

    Outra questão é que a renderização é feita pelo chip gráfico integrado o qual não pode ser melhorado por nenhum upgrade.

    RAM sempre gera ganho geral no sistema, mas não em renderização.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bmrmezenga
    bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:
    A questão é que esta forçando um sistema que não tem suporte nem preparo para isso.
    Essa utilização pode danificar o aparelho.

    Outra questão é que a renderização é feita pelo chip gráfico integrado o qual não pode ser melhorado por nenhum upgrade.

    RAM sempre gera ganho geral no sistema, mas não em renderização.
    O CPU (ou a GPU no caso de uma onboard) trabalham com dados da RAM, se instalar um módulo a mais de memória, ativando o Dual Channel (que vai aumentar a velocidade das transferências da RAM) em tese melhora sim o desempenho de processamento. Como vemos no CPUZ, a razão do FSB (Front Side Bus) para a Memória é de 1:12, logo se melhorar a razão de redução com o Dual Channel é esperado sim mais desempenho, não só "o ganho geral" que é causado pelo menor uso de memória virtual pelo Windows (esse ganho de fato é o único perceptível no uso, mas em processamento, como renderização, compressão e etc o outro pode ser notável).
    Mas a arquitetura, tamanho do cache, entre outras limitações do chipset da placa e/ou controlador de memória da própria CPU podem fazer esse ganho irrisório em algumas aplicações. Dai a minha pergunta a quem conheça mais a fundo a arquitetura desses notes.

    Discordo sobre dano físico, se danificar é falha de projeto, a máquina tem que suportar o uso dentro do seus limites, se houver dano seu sistema de refrigeração foi mal dimensionado. Não estou fazendo overclock ou nada do tipo, isso sim geraria problemas. Se eu partisse do pressuposto que um uso pesado o danificaria, sequer teria comprado da marca.

    A questão da renderização, acabei que ontem consegui ativar o plugin para renderização com apoio de hardware da GPU AMD do OBS (ele estava usando compressão x264 via CPU apenas). Ai deu para renderizar em 1080p a 60 fps tranquilamente, fica no limite. Mas como uso 25 FPS para a live, ficou bem tranquilo, GPU e CPU a 60% de carga.

    Permanece a questão sobre o ganho no jogo ou na eficiência da GPU, e a limitação da RAM para vídeo em 2GB, se é via BIOS, também me é uma incógnita. Só não comprei a memória ainda por conta de saber isso.
    Achei agora o dado do CPUz curioso, sendo a RAM rodando a 1200 Mhz de base, o CPUz mostra a memória de vídeo como 933 Mhz. Quando dei uma afastada dessas análises há alguns anos, na época do Alhton II X4, não sei como está agora, mas o controlador de memória já era no CPU. Será que há algum barramento separado entre a GPU e a memória que roda a parte a 933Mhz? Se for e ele não ficar com gargalo mesmo em single channel, dai colocar mais um pente só trará benefícios à CPU, além dos naturais de ter mais RAM (que os sapinhos gostam kkk).
  • Commodore_1995#
    Opções
    É importante destacar que o clock da memória ram deve ser multiplicado por 2. Portanto 1200x2=2400 e 933x2=1866mhz. Esse limite na memória ram, pode ser ocasionado pelo processador. Sobre o dual channel, recomendo a leitura desse artigo: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005657/boards-and-kits.html
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções

    "O CPU (ou a GPU no caso de uma onboard) trabalham com dados da RAM, se instalar um módulo a mais de memória, ativando o Dual Channel (que vai aumentar a velocidade das transferências da RAM) em tese melhora sim o desempenho de processamento. Como vemos no CPUZ, a razão do FSB (Front Side Bus) para a Memória é de 1:12, logo se melhorar a razão de redução com o Dual Channel é esperado sim mais desempenho, não só "o ganho geral" que é causado pelo menor uso de memória virtual pelo Windows (esse ganho de fato é o único perceptível no uso, mas em processamento, como renderização, compressão e etc o outro pode ser notável).
    Mas a arquitetura, tamanho do cache, entre outras limitações do chipset da placa e/ou controlador de memória da própria CPU podem fazer esse ganho irrisório em algumas aplicações. Dai a minha pergunta a quem conheça mais a fundo a arquitetura desses notes."

    R:
    Não devemos trabalhar com "teses" e sim com fatos.
    Seu aparelho possui uma APU (ou seja, uma iGPU encapsulada juntamente com o chip do processador no mesmo diy) a qual utiliza parte da RAM como VRAM, já que fisicamente não possui esse recurso integrado.
    Ou seja, a GPU independe da CPU, mesmo trabalhando ambas em conjunto, porém cada qual com suas funções especificas.

    "Discordo sobre dano físico, se danificar é falha de projeto, a máquina tem que suportar o uso dentro do seus limites, se houver dano seu sistema de refrigeração foi mal dimensionado. Não estou fazendo overclock ou nada do tipo, isso sim geraria problemas. Se eu partisse do pressuposto que um uso pesado o danificaria, sequer teria comprado da marca."
    R:
    Não é uma questão de concordar ou discordar e sim novamente aos fatos.
    O aparelho sendo básico não foi desenvolvido nem implementado uma estrutura adequada para resfriamento nem utilização de componentes voltados a evitar um aquecimento além do conjunto na utilização ou altas voltagens, exatamente por não ser esse o segmento do notebook.
    Então sim... utilizar dessa forma e forçar o sistema pode acarretar danos ao aparelho.

    "A questão da renderização, acabei que ontem consegui ativar o plugin para renderização com apoio de hardware da GPU AMD do OBS (ele estava usando compressão x264 via CPU apenas). Ai deu para renderizar em 1080p a 60 fps tranquilamente, fica no limite. Mas como uso 25 FPS para a live, ficou bem tranquilo, GPU e CPU a 60% de carga."

    R:
    Renderização não é realizada por "plugins".
    Os plugins são scripts que utilizam determinadas instruções para gerar um determinado tipo de dados final de vídeo ou imagem.
    O fato de conseguir um vídeo ou imagem em um processo separado não significa que o mesmo desempenho ocorrerá em um jogo que utiliza milhões de cálculos vetoriais para gear uma imagem ou animação 3D.

    "Permanece a questão sobre o ganho no jogo ou na eficiência da GPU, e a limitação da RAM para vídeo em 2GB, se é via BIOS, também me é uma incógnita. Só não comprei a memória ainda por conta de saber isso.
    Achei agora o dado do CPUz curioso, sendo a RAM rodando a 1200 Mhz de base, o CPUz mostra a memória de vídeo como 933 Mhz. Quando dei uma afastada dessas análises há alguns anos, na época do Alhton II X4, não sei como está agora, mas o controlador de memória já era no CPU. Será que há algum barramento separado entre a GPU e a memória que roda a parte a 933Mhz? Se for e ele não ficar com gargalo mesmo em single channel, dai colocar mais um pente só trará benefícios à CPU, além dos naturais de ter mais RAM (que os sapinhos gostam kkk)."

    R:
    A iGPU, que é uma Radeon™ Vega 3 Graphics, tem uma boa arquitetura com velocidade bruta final de 1200Mhz
    E é esse o ponto de toda e qualquer GPU
    Não é e capacidade total de armazenamento de informações (VRAM) mas sim as instruções, clocks, tipo de tecnologia, etc que fazem com que a renderização seja ou não de desempenho.
    Maior capacidade de armazenamento de dados para renderização apenas é um acumulo de informações que acabam por gerar atrasos nas sadias de dados.
    Uma GPU embargada com instruções adequadas e alto pode pode processamento nos clocks e buffers mas com somente 512Mb de VRAM terá desempenho final muito maior que uma GPU com 2Gb de alocação de VRAM mas com processamento de clocks e buffers menores.

    O AMD Ryzen 3 3200U tem acesso máximo de controle de RAM limitado a 2400Mhz
    Então qualquer valor acima será limitado pelo processador.

    O dual-channel é altamente benéfico para APUs da serie Ryzen, principalmente as iGPUs.

    Então sim, terá ganho geral em todos os sentido, mas o que afirmo é que não deve esperar um ganho milagroso e sim o desempenho máximo que o aparelho poderá fornecer.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bmrmezenga
    bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:

    A iGPU, que é uma Radeon™ Vega 3 Graphics, tem uma boa arquitetura com velocidade bruta final de 1200Mhz

    O AMD Ryzen 3 3200U tem acesso máximo de controle de RAM limitado a 2400Mhz
    Então qualquer valor acima será limitado pelo processador.

    O dual-channel é altamente benéfico para APUs da serie Ryzen, principalmente as iGPUs.

    Então sim, terá ganho geral em todos os sentido, mas o que afirmo é que não deve esperar um ganho milagroso e sim o desempenho máximo que o aparelho poderá fornecer.
    Sim, e concordo. 

    Há alguma tabela de bench por ai que demonstrasse testes dando detalhes de hardware da configuração? Um dos que foi citado aqui eu vi e até traz resultados mas não consegui identificar separado, pois lá demonstra alguns dados mas não entra no detalhe do clock que a memória está, não consegui ver algo que pudesse dar uma noção de quanto seria o ganho.

    Se for por exemplo 3% de redução no tempo de uma compactação, ou 6 FPS num jogo, não vai trazer tanto benefício para o uso primário dele.

    Off.: Sobre o dano, entendo e sim, isso é fato também, mas a premissa que eu adoto é que não deveria ser tão gritante e tão alto o risco, pensando num carro, meu carro não é de corrida, eu não ando com ele 100% do tempo no seu limite físico fazendo curvas nos limites da aderência dos seus pneus, esticando as marchas no máximo do RPM nem colocando carga total de peso ou indo na sua máxima velocidade. Mas se eu achar que quando eu eventualmente for ultrapassar um carro eu colocar 5500 RPM para fazê-lo no menor tempo e com maior segurança e cogitar que isso venha a danificar o carro em um curto tempo ou até mesmo reduzir substancialmente sua vida útil, uma coisa é certa, nunca mais compro carro daquela marca (ainda mais se isso ocorrer de fato). Meu Honda FIT tem 182 mil KM, assim como o note "PC para todos - placa mãe Clevo" ganhado do lixo, que o dono não o quis mais quando eu falei que precisava trocar o HD e está aqui até hoje, e o uso esporadicamente perto dos seus limites (sempre editei vídeo nele), agora que encostei pois comprei esse novo. O uso de Live é raro nem dá 2 horas na semana, jogo, quando ocorre é 1x no mês, nem por 1 hora. Não creio que seja preocupante sob essa ótica. Mas esse não é o ponto.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Benchmarks nada mais são do que testes sintéticos de acesso bruto ao hardware.
    Não representam a realidade e servem somente como base de comparação.
    Eles não levam em consideração versões de controladoras, configurações, otimizações, etc.

    Infelizmente, a premissa do automóvel não se encaixa como comparativo para notebooks.

    O upgrade vai sim gerar um ganho, mas nenhum bench irá lhe trazer respostas concretas a não ser que realize e faça o testes.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bmrmezenga
    bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    Cara, deixa de me tirar e ajuda se for possível? Se não quer responder, não responde.

    Qual a similaridade da configuração dessa comparação com a do NOTE em questão?

    https://www.youtube.com/watch?v=DJtFCPwEsGQ
    Aqui foi algo bem representativo.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Um teste muito didático.
    Mas perceba que existem algumas questões:
    O processador não é de laptop e sim de desktop, um segmento totalmente diferente na arquitetura final de controles de acesso.
    Existe um conjunto de suporte de hardware (placa-mãe, RAM, etc) totalmetne diferente do seu.
    São controladoras, drivers, etc diferentes e que vão gerar um determinado desempenho final não equivalente em um notebook.
    Como lhe disse antes, a arquitetura da serie Ryzen se beneficia muito da utilização de módulos de RAM em dual, principalmente os de melhor desempenho com relação a maiores frequências e menores latências.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bmrmezenga
    bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:
    Um teste muito didático.
    Mas perceba que existem algumas questões:
    O processador não é de laptop e sim de desktop, um segmento totalmente diferente na arquitetura final de controles de acesso.
    Existe um conjunto de suporte de hardware (placa-mãe, RAM, etc) totalmetne diferente do seu.
    São controladoras, drivers, etc diferentes e que vão gerar um determinado desempenho final não equivalente em um notebook.
    Como lhe disse antes, a arquitetura da serie Ryzen se beneficia muito da utilização de módulos de RAM em dual, principalmente os de melhor desempenho com relação a maiores frequências e menores latências.

    Sim, compreendo que existem diferenças, mas parece que vale a pena o upgrade.

    Abri ele, bem tranquilo (já desmontei notes que para ver a placa mãe demorava umas 2 horas, começava arrancando o teclado). 
    Pelo conector para o SSD, então aquele WD Blue não pega aqui nele?

    Comprando mais RAM eu volto informando o ganho. O SSD num sei se vou comprar agora, é um custo mais alto.

    Agora, essa foto de destaque no heat pipe, será que isso "se mete" a promover alguma refrigeração do chip da placa? Se sim, realmente a estrutura ali poderia ser melhor, pra mim é nula.


  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Esse método de dissipador é padrão para qualquer notebook.
    O material é altamente condutor de calor e absorve e envia para os coolers que fazem o resfriamento.
    Totalmente funcional e válido para essa arquitetura.
    Por isso lhe informei sobre o uso em alto desempenho de forma constante já que o sistema de arrefecimento é básico e não para uso mais intenso, diferente de aparelhos gamer.

    O SSD que informou é Sata 3, não sendo suportado nessa serie.
    Somente na interface PCie NVMe Gen3x2
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bmrmezenga
    bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:
    Esse método de dissipador é padrão para qualquer notebook.
    O material é altamente condutor de calor e absorve e envia para os coolers que fazem o resfriamento.
    Totalmente funcional e válido para essa arquitetura.
    Por isso lhe informei sobre o uso em alto desempenho de forma constante já que o sistema de arrefecimento é básico e não para uso mais intenso, diferente de aparelhos gamer.

    O SSD que informou é Sata 3, não sendo suportado nessa serie.
    Somente na interface PCie NVMe Gen3x2
    Não digo estilo heat pipe, todos são, material de cobre é o melhor, digo o material de borracha (ou seja qual seja) mas principalmente a falta de dispositivo de pressão para contato do heat pipe ali.


    Agora saquei o conector ali, de fato ele não entra nesse conector.
    Teria que ser um desses então.... Bem mais caro o de 500 GB. 
    https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110447
    https://www.kabum.com.br/produto/110444/ssd-wd-blue-sn550-500gb-m-2-pcie-nvme-leituras-2400mb-s-e-grava-es-1750mb-s-wds500g2b0c

    Há alguma conta/conversão que a gente faz para ter noção de MB/seg da leitura aleatória? Só divulgam o dado em IOPS, mas comparando a um HD convencional de 5400 RPM, será infinitamente mais rápido, até o mais lerdo desses Drivers.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Caso queira instalar um nvme, existem várias marcas compatíveis: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A315-42/148924
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    bmrmezenga disse:
    MaClane disse:
    Esse método de dissipador é padrão para qualquer notebook.
    O material é altamente condutor de calor e absorve e envia para os coolers que fazem o resfriamento.
    Totalmente funcional e válido para essa arquitetura.
    Por isso lhe informei sobre o uso em alto desempenho de forma constante já que o sistema de arrefecimento é básico e não para uso mais intenso, diferente de aparelhos gamer.

    O SSD que informou é Sata 3, não sendo suportado nessa serie.
    Somente na interface PCie NVMe Gen3x2
    Não digo estilo heat pipe, todos são, material de cobre é o melhor, digo o material de borracha (ou seja qual seja) mas principalmente a falta de dispositivo de pressão para contato do heat pipe ali.


    Agora saquei o conector ali, de fato ele não entra nesse conector.
    Teria que ser um desses então.... Bem mais caro o de 500 GB. 
    https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110447
    https://www.kabum.com.br/produto/110444/ssd-wd-blue-sn550-500gb-m-2-pcie-nvme-leituras-2400mb-s-e-grava-es-1750mb-s-wds500g2b0c

    Há alguma conta/conversão que a gente faz para ter noção de MB/seg da leitura aleatória? Só divulgam o dado em IOPS, mas comparando a um HD convencional de 5400 RPM, será infinitamente mais rápido, até o mais lerdo desses Drivers.

    Não é uma "borracha" e sim uma almofada thermal, desenvolvida de material que conduz o calor.

    Quanto aos SSDs que informou, podem sim tanto ser ou outros no padrão PCIe NVMe Gen3x2 ou 3x4

    Há alguma conta/conversão que a gente faz para ter noção de MB/seg da leitura aleatória?

    A leitura e escrita não são "aleatórias"
    Essa informação é contida em cada SSD.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bmrmezenga
    bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    Instalei os 8GB adicionais.

    Permitiu muita melhora, mas não muito significante em FPS.

    o Forza 4, que rodava de 14 a 18 FPS no muito baixo, com tudo muito ruim e travando horrores, conseguiu rodar no médio em 24 FPS, sem travar nada.

    Deu até para colocar em opções mais altas, mas o FPS não passa de 16. 

    Vale bastante a pena colocar mais RAM para ativar o Dual Channel. 
    Mas não aumenta a alocação dedicada de 2 GB. Continua em 2 GB mesmo, mas aumenta para 7 GB a memória compartilhada com a GPU.
  • Commodore_1995#
    Opções
    O que acontece quando você ativa as configurações de elementos gráficos?
    Windows 10 Aprenda como ativar o agendamento de GPU acelerado por
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • bmrmezenga
    bmrmezenga Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções
    O que acontece quando você ativa as configurações de elementos gráficos?
    Windows 10 Aprenda como ativar o agendamento de GPU acelerado por
    O meu Windows não tem essa parte de cima.

    A parte de personalizar por aplicativo, eu já coloquei o Forza e o OBS (e seus executáveis e plugins) para alto desempenho.

    Antes de comprar a memória, a atualização dos drivers deu uma ajudada boa também.