Frequência da memória RAM apenas em 1333Mhz
leoandrade
Member Posts: 6
Tinkerer
Adquiri 2 pentes de memória de 8gb Kingston Kvr16ls11/8 PC3L-12800, montei em meu notebook e o mesmo reconheceu corretamente os 16gb de memória, porém esperava que as memórias rodassem na frequência de 1600mhz que é a frequência destes pentes, mas quando verifico no gerenciador de tarefas e também no cpu-z elas estão trabalhando a 1333mhz.
Meu notebook é um Acer Aspire E1-531, a placa mãe é Acer EA50_HC_CR, e o chipset é o HM70 com processador Intel Celeron 1000m.
Verifiquei o site da intel e tanto o processador quanto o chipset suportam 1600mhz de frequência de memória, sobre a placa mãe não consegui encontrar nenhuma informação, sendo assim acreditei que funcionaria nessa frequência.
Já procurei em dezenas de fóruns e a unica dica que encontrei é que a bios do sistema deve estar fixa para rodar na frequência de 1333mhz, tentei utilizar a técnica de fn+tab 3 vezes para tentar modificar a frequência da RAM, mas minha BIOS não exibe a guia "Advanced".
Alguém pode me dar um help confirmando se meu notebook não é compatível com 1600mhz ou qual configuração eu devo fazer para ele rodar nessa frequência?
Meu notebook é um Acer Aspire E1-531, a placa mãe é Acer EA50_HC_CR, e o chipset é o HM70 com processador Intel Celeron 1000m.
Verifiquei o site da intel e tanto o processador quanto o chipset suportam 1600mhz de frequência de memória, sobre a placa mãe não consegui encontrar nenhuma informação, sendo assim acreditei que funcionaria nessa frequência.
Já procurei em dezenas de fóruns e a unica dica que encontrei é que a bios do sistema deve estar fixa para rodar na frequência de 1333mhz, tentei utilizar a técnica de fn+tab 3 vezes para tentar modificar a frequência da RAM, mas minha BIOS não exibe a guia "Advanced".
Alguém pode me dar um help confirmando se meu notebook não é compatível com 1600mhz ou qual configuração eu devo fazer para ele rodar nessa frequência?
0
Respostas
-
Vou adicionar prints das minhas configurações:
0 -
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Talvez o processador esteja limitando essa velocidade:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
leoandrade disse:
Os módulos estão corretos.
Apesar do chipset ter suporte a essa frequência, seu processador tem limite de acesso a RAM em low frequency (o fator RS), que gera a limitação.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Não sei se entendi corretamente, mas essa é uma limitação de software certo?
Pois no site das especificações do processador mostra DDR3/L/-RS 1333/1600, entendo que vai funcionar em 1333Mhz e em 1600Mhz correto?
Senão não faz sentido eles colocarem aquele 1600 ali.
A bios deveria identificar automaticamente ou possuir uma forma de alterar essa frequência manualmente.
0 -
Não, é fisica.
Bios de notebooks não possuem acesso a alteração de frequência em modelos básicos.
Entenda que existe um padrão de acesso entre as controladoras e o chipset.
Então dependendo da base, pode haver um limite de 1333 ou trabalhar a 1600
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0