Altas temperaturas da CPU mesmo em idle - Nitro 5 AN515-51-78D6
Tenho um Nitro 5 AN515-51-78D6 que está com 7 meses de uso.
Desde os primeiros usos sempre notei alguns travamentos mesmo em jogos leves, mas nunca dei muita atenção. Porém, nos últimos 2 meses esses travamentos tornaram-se frequentes ao jogar e durante uso normal. Então resolvi checar as temperaturas da CPU e GPU nos jogos e durante uso normal (apenas o navegador aberto com poucas abas) e notei que a temperatura está acima do normal.
Ao ligar o computador, a temperatura da CPU salta para 90~93ºC e depois estabiliza em 55~60ºC sem ou com pouco uso. A da GPU se mantém entre 50~55ºC.
Porém, quando faço algum teste de stress ou inicio qualquer jogo, a temperatura da CPU dá um salto quase que instantâneo para 90~95ºC e fica oscilando muito durante os primeiros minutos. Varia em faixas de 70º a 90º, demonstrando muita instabilidade. Após algum tempo jogando (20~30 minutos) ou rodando o teste de stress, a temperatura da CPU estabiliza em valores altos (94~100ºC) e começo a sofrer um Throttling persistentemente.
Gostaria de saber o que posso fazer nesse caso.
Vi algumas recomendações de troca de pasta térmica e limpeza do notebook, mas gostaria de saber se isso pode afetar a garantia.
Gostaria de saber também se vocês resolveriam esse problema se eu mandasse para a garantia.
Agradeço a atenção.
Melhores respostas
-
Além desinstale os programas como antivírus por exemplo, que estejam sendo utilizados em segundo plano. Você também pode enviar para assistência, para que o técnico faça a troca da pasta térmica, pois essas temperaturas não são ideais.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
É importante destacar que eles trocarão pela mesm pasta térmica. Agora, o que você pode tentar, é conversar com o suporte técnico e perguntar, se caso você uma pasta térmica arthic ou grizzly kryonaut, se eles trocariam a pasta térmica pela pasta que você irá enviar junto com o notebook. Alguns usuários estrangeiros fazem, pois em alguns países, um técnico da acer vai até a casa do usuário.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Nesse caso, recomendo que acione sua garantia:
Dada a questão da pandemia, os correios estão trabalhando de forma menos ativa, o que pode gerar uma demanda maior de tempo.
Suporte por chat:Disponível de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h: clique para conversar
Suporte por Telefone:
Centro Nacional de Serviços Acer: 0800-762-2237
Disponível de Segunda-feira a Sábado das 8h às 22h e aos Domingos das 10h às 18h (horário de Brasília) com exceção dos feriados.
Solicitação de reparo: https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/repair-centers
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Boa noite RodrigoT !
"Ao ligar o computador, a temperatura da CPU salta para 90~93ºC e depois estabiliza em 55~60ºC sem ou com pouco uso. A da GPU se mantém entre 50~55ºC."
R: absolutamente nada de errado.
Isso é perfeitamente normal.
"Porém, quando faço algum teste de stress ou inicio qualquer jogo, a temperatura da CPU dá um salto quase que instantâneo para 90~95ºC e fica oscilando muito durante os primeiros minutos. Varia em faixas de 70º a 90º, demonstrando muita instabilidade. Após algum tempo jogando (20~30 minutos) ou rodando o teste de stress, a temperatura da CPU estabiliza em valores altos (94~100ºC) e começo a sofrer um Throttling persistentemente.
Gostaria de saber o que posso fazer nesse caso."
R: isso não é "instabilidade e sim a alternância normal do TDP.
Agora atingir 100ºC realmente existe a questão de aquecimento extremo.
"Vi algumas recomendações de troca de pasta térmica e limpeza do notebook, mas gostaria de saber se isso pode afetar a garantia.
Gostaria de saber também se vocês resolveriam esse problema se eu mandasse para a garantia."
R: sim, viola a garantia.
Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
Desinstale qualquer antivírus.
Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
Atualize a realize do Windows para a 1909.
Acesse o plano de energia e sete a porcentagem máxima do processador em 99% e salve
Realize essas configurações::
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
7- o batterybooster deve estar desativado
8- desative o FPS limit
9- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo.
10- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional
Depois reinicie e faça um teste.
Utiliza base resfriadora e kit externo de mouse + teclado?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Experimente também elevar o notebook em 15ºc para não obstruir as saídas de ar do notebook. Experimente também alterar as políticas de resfriamento do sistema, nas opções de energia, para o modo o passivo, no qual primeiro é reduzido a velocidade do processador para depois a velocidade dos fans ser aumentada.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Boa noite RodrigoT !
Assim que verificar todas as questões, me informe aqui!Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Bom dia MaClane!
Não utilizo nenhuma base resfriado e uso o teclado do notebook.
Verifiquei e apliquei suas recomendações, exceto a de passar os jogos para a mesma partição do sistema, pois uso um SSD para o sistema e o HDD do notebook para armazenas os jogos.
Segui, inclusive, esta recomendação:egydiocoelho disse:Experimente também elevar o notebook em 15ºc para não obstruir as saídas de ar do notebook. Experimente também alterar as políticas de resfriamento do sistema, nas opções de energia, para o modo o passivo, no qual primeiro é reduzido a velocidade do processador para depois a velocidade dos fans ser aumentada.
Vocês têm algumas recomendações para eu contornar esse problema?
Muito obrigado pela ajuda até aqui!0 -
Boa noite,
Segui todas as instruções do tópico e comprei uma base refrigeradora. Também estou utilizando o Predator Sense para setar a velocidade das ventoinhas no máxima ao rodar os games, porém as temperaturas da CPU continuam batendo os 97ºC, estabilizando entre 94~95ºC. Em idle as temperaturas também estão altas, ficando em 67~70ºC apenas usando o navegador. Gostaria de saber o que posso fazer para reduzir essas temperaturas em idle e nos jogos para, pelo menos, uns 92ºC.
Obrigado.0 -
RodrigoT disse:Bom dia MaClane!
Verifiquei e apliquei suas recomendações, exceto a de passar os jogos para a mesma partição do sistema, pois uso um SSD para o sistema e o HDD do notebook para armazenas os jogos.
Segui, inclusive, esta recomendação:egydiocoelho disse:Experimente também elevar o notebook em 15ºc para não obstruir as saídas de ar do notebook. Experimente também alterar as políticas de resfriamento do sistema, nas opções de energia, para o modo o passivo, no qual primeiro é reduzido a velocidade do processador para depois a velocidade dos fans ser aumentada.
Muito obrigado pela ajuda até aqui!TODOS os jogos devem ser instalados na partição do sistema no SSD.Utilizar e outra unidade (principalmente uma que é de 100 a 800 vezes mais lenta) pode gerar erros de acesso e lentidão.
Ou adquiri um SSD de capacidade maior, ou instala poucos jogos.RodrigoT disse:Boa noite,
Segui todas as instruções do tópico e comprei uma base refrigeradora. Também estou utilizando o Predator Sense para setar a velocidade das ventoinhas no máxima ao rodar os games, porém as temperaturas da CPU continuam batendo os 97ºC, estabilizando entre 94~95ºC. Em idle as temperaturas também estão altas, ficando em 67~70ºC apenas usando o navegador. Gostaria de saber o que posso fazer para reduzir essas temperaturas em idle e nos jogos para, pelo menos, uns 92ºC.
Obrigado.
Recomendo que não utilize o teclado no aparelho pois dessa forma contribui para o aumento interno das temperaturas devido a troca de calor do corpo.
Realizou esse procedimento?"Acesse o plano de energia e sete a porcentagem máxima do processador em 99% e salve"
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Além desinstale os programas como antivírus por exemplo, que estejam sendo utilizados em segundo plano. Você também pode enviar para assistência, para que o técnico faça a troca da pasta térmica, pois essas temperaturas não são ideais.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Olá!MaClane disse:RodrigoT disse:Bom dia MaClane!
Muito obrigado pela ajuda até aqui!TODOS os jogos devem ser instalados na partição do sistema no SSD.Utilizar e outra unidade (principalmente uma que é de 100 a 800 vezes mais lenta) pode gerar erros de acesso e lentidão.
Ou adquiri um SSD de capacidade maior, ou instala poucos jogos.RodrigoT disse:Boa noite,
Obrigado.
Recomendo que não utilize o teclado no aparelho pois dessa forma contribui para o aumento interno das temperaturas devido a troca de calor do corpo.
Realizou esse procedimento?"Acesse o plano de energia e sete a porcentagem máxima do processador em 99% e salve"
Para mim fica difícil instalar os jogos no SSD, pois a maior parte do espaço já está ocupada pelo sistema e outros softwares. Mas não sinto queda de desempenho nos jogos utilizando o HDD, o problema mesmo é só em relação à temperatura da CPU.
Em relação à setar a porcentagem máxima do processador em 99%, já configurei dessa forma no plano de energia.egydiocoelho disse:Além desinstale os programas como antivírus por exemplo, que estejam sendo utilizados em segundo plano. Você também pode enviar para assistência, para que o técnico faça a troca da pasta térmica, pois essas temperaturas não são ideais.
Eu gostaria muito de enviar para a assistência trocar a pasta térmica, mas meu notebook ainda está na garantia e de acordo com o que li aqui no fórum não posso trocar a pasta térmica durante esse período. Gostaria de saber se posso enviar para a assistência técnica da Acer para fazerem o procedimento, pq fico receoso em utilizar o notebook nessas temperaturas. Não quero ter que esperar a garantia acabar para efetuar a troca da pasta, pois até lá outros problemas podem decorrer do uso do computador nessas temperaturas.
0 -
RodrigoT disse:
Para mim fica difícil instalar os jogos no SSD, pois a maior parte do espaço já está ocupada pelo sistema e outros softwares. Mas não sinto queda de desempenho nos jogos utilizando o HDD, o problema mesmo é só em relação à temperatura da CPU.
Em relação à setar a porcentagem máxima do processador em 99%, já configurei dessa forma no plano de energia.
Nesse caso não há solução se não adquirir outros SSD maior ou diminuir a quantidade de jogos.
Fato: o HDD é cerca de 100 a 800 vezes menor em velocidade se comparado a um SSD.
Então irá gerar lags, atrasos de render, etc se o sistema estiver instalado no SSD.
Se não consegue diminuir as temperaturas eu recomendo qua acione sua garantia.
É importante destacar que eles trocarão pela mesm pasta térmica. Agora, o que você pode tentar, é conversar com o suporte técnico e perguntar, se caso você uma pasta térmica arthic ou grizzly kryonaut, se eles trocariam a pasta térmica pela pasta que você irá enviar junto com o notebook. Alguns usuários estrangeiros fazem, pois em alguns países, um técnico da acer vai até a casa do usuário.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Nesse caso, recomendo que acione sua garantia:
Dada a questão da pandemia, os correios estão trabalhando de forma menos ativa, o que pode gerar uma demanda maior de tempo.
Suporte por chat:Disponível de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h: clique para conversar
Suporte por Telefone:
Centro Nacional de Serviços Acer: 0800-762-2237
Disponível de Segunda-feira a Sábado das 8h às 22h e aos Domingos das 10h às 18h (horário de Brasília) com exceção dos feriados.
Solicitação de reparo: https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/repair-centers
Verifique esse vídeo para ajudar a embalar corretamente:
Se utilizar sua caixa original ela será descartada e será enviado de volta em uma caixa parda padrão.
Somente lhe aconselho a realizar backup prévio de seus dados (pois o sistema será formatado no suporte) e caso tenha realizo algum upgrade, deve remover todos e recolocar qualquer hardware que por ventura tenha removido.
Irá receber um código de rastreio assim que for atendida sua solicitação.
Será solicitado também que imprima duas cópias da nota fiscal.
Uma deverá ser enviada juntamente com o notebook, agregada ao documento que enviam para que descreva o problema e outra fora da caixa.
Ok!
Vou acionar a garantia em um momento mais oportuno, pois não posso ficar sem o notebook por enquanto. A solução provisória que encontrei foi fazer um undervolt e com isso a temperatura da CPU nos jogos fica no máximo 90ºC e em idle uns 53ºC. Acho que está num valor aceitável, não?0 -
Em alguns países, o undervolting viola a garantia. Agora, você pode tentar os perfis criado por esse usuário: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community
Se optar enviar para acer, faça o backup do sistema operacional, pois é possível reinstale o windows, utilizando um iso da microsoft:
https://www.youtube.com/watch?v=cCmAOwRYNwY&list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&index=7&t=43s
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Em alguns países, o undervolting viola a garantia. Agora, você pode tentar os perfis criado por esse usuário: Red-Sand ThrottleStop Undervolt Profiles Pre-Made — Acer Community
Se optar enviar para acer, faça o backup do sistema operacional, pois é possível reinstale o windows, utilizando um iso da microsoft:
https://www.youtube.com/watch?v=cCmAOwRYNwY&list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&index=7&t=43s
Obrigado!
Podem fechar o tópico. Agradeço muito pelas disposição de vocês.0 -
mesmo assim, não é um má ideia trocar a pasta térmica.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
RodrigoT disse:Ok!
Vou acionar a garantia em um momento mais oportuno, pois não posso ficar sem o notebook por enquanto. A solução provisória que encontrei foi fazer um undervolt e com isso a temperatura da CPU nos jogos fica no máximo 90ºC e em idle uns 53ºC. Acho que está num valor aceitável, não?
Desaconselho.
Como já foi detectado e as informações agora estão no fórum Acer, caso ocorra alguma questão mais seria dom o aparelho, a garantia pode ser tida como violada por mal uso dado a identificação do problema.
Infelizmente, se realizou o undervolting, sua garantia foi violada.
Então é pode realizar o repaste para melhorar essa temperatura.
MaClane disse:RodrigoT disse:Ok!
Vou acionar a garantia em um momento mais oportuno, pois não posso ficar sem o notebook por enquanto. A solução provisória que encontrei foi fazer um undervolt e com isso a temperatura da CPU nos jogos fica no máximo 90ºC e em idle uns 53ºC. Acho que está num valor aceitável, não?
Desaconselho.
Como já foi detectado e as informações agora estão no fórum Acer, caso ocorra alguma questão mais seria dom o aparelho, a garantia pode ser tida como violada por mal uso dado a identificação do problema.
Infelizmente, se realizou o undervolting, sua garantia foi violada.
Então é pode realizar o repaste para melhorar essa temperatura.
Não deveria ocorrer algum problema decorrente do undervolting para minha garantia ser violada???
Se por um acaso eu enviasse na semana que vem para a assistência da Acer, eles não aceitariam minha solicitação de reparo?0