Problemas com instalação de distribuição linux no modelo Acer Nitro 5
Elber
Member Posts: 16 Troubleshooter
Olá a todos da comunidade estou tentando instalar o linux ubuntu 18.04 e enfrentando muita dificuldade, como quase todos que compraram esse modelo colocou um ssd, no meu caso coloquei um sansumg evo 970 plus, sem problemas, instalei o windows 10 nele e funciona perfeitamente, melhor que esperado, gostaria de instalar o linux no HD que veio na maquina, porem como não consegui tentei instalar no ssd mas também não deu, aparentemente tem haver com o notebook ter duas placas de vídeo, aqui mesmo no fórum eu vi uma possível solução mas não ficou muito claro, já pesquisei bastante tentei de tudo que achei que fosse possível, pode parecer preguiça, re-postar um assunto parecido de um mesmo problema, mas se alguém que realmente consegui puder passar um passo a passo fico muito grato.
0
Comentários
-
Olá! Qual é o modelo exato do seu notebook? Exemplo an515-51-75kz. Além disso, você já tentou instalar a versão 19.04? É possível que seja necessário desativar a placa de vídeo nvidia. Para fazer isso, quando aparecer a opção de testar o linux via pendrive, pressione a letra "e" e digite cmd nouveau.modeset=0 ou apenas nouveau.modeset=0 e depois pressione f10 para continuar a instalação.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
O modelo é Acer Nitro AN515-51 DESKTOP-UNOB721 x64-based PC, não tentei a versão 19.04 por se tratar de uma versão muito recente e gostaria de instalar uma mais estável, sem falar que li algumas pessoas informando que passaram pelo mesmo problema com a versão 16.04 e 19.04.
Sim possivelmente esse deve ser o problema, desativar a placa de vídeo, foi a unica coisa que ainda não tentei, mas ai segue algumas duvidas.
1° A instalação precisa ser feita no mesmo HD que esta o windows? no caso é um ssd, apesar de ter espaço de sobra, gostaria de deixar ele somente para o windows.
2° Qual dos comando é o correto, oque cada um faz exatamente no meu sistema? nouveau.modeset=0 ou apenas nouveau.modeset=0 ?
3° Esse comando desabilitam minha placa mãe offbord, depois de instalado posso habilitar0 -
Boa tarde Elber !
O procedimento que quer realizar não é a forma correta e pode gerar erros no Boot Mode da Bios.
Isso porque desse forma, o Grub ficaria no HDD e o WindowsManager no SSD.
Toda vez que tiver de iniciar a maquina terá de acessar a Bios e mudar setando qual deles (HDD ou SSD) irá inicializar.
Então deve seguir as informações do colega Egydio mas instalando o Linux (uma versão x64 bits) no SSD juntamente com o Windows e em modo UEFi com suporte a GPT.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Obrigado por confirmar pra mim que deve ser feita a instalação do sistemas no mesmo HD/SSD.
Mas uma duvida, durante a instalação do linux preciso ter um espaço livre no ssd para montar as partições do mesmo, que seria a "/" , "/home" e swap, precisa de mais algum?0 -
o espaço não é necessário se eu não me engano, em ssds, pois ele utiliza um espaço do hdd ou ssd para acelerar o sistema e funcionará como a memória virtual. Eu somente ativaria se estivesse utilizando um hdd ou se tivesse pouca quantidade de memória ram.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Veja esse link: https://unixuniverse.com.br/linux/config-ubuntu-1804Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Agradeço a paciência, de verdade agradeço, apesar de não ser um usuário totalmente "cru" intendo um pouco sobre tudo que estou tentando fazer mas com tantas frustrações eu realmente estou tentando sanar todas as duvida antes de tentar fazer de novo.
Eu dei uma olhada no link acima que disponibilizou, tirou algumas duvidas.
Mas eu não fui claro o suficiente na minha pergunta.
A pergunta é a seguinte : Tenho um windows 10 rodando no ssd de 500G, eu preciso separar um espaço, tipo 100G livre para que no momento que for instalar o linux esse espaço esteja lá, disponível pra criar a partição " / " e "/home".0 -
Você pode diminuir o tamanho dentro da instalação do linux ou no próprio windows.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Então, acabei de tentar uma instalação, Linux ubuntu 18.04, montado com o rufus, tudo certo, modo GPT, fat32, uefi, conferi o meu ssd ele também esta em GPT, na bios o boot security estava desabilitado, no windows desliguei o modo de " inicialização rápida ", já na tela que da opções de testar o linux, instalar, etc, apertei " e ", logo apos o "quiet splash" , adicionei o comando nouveau.modeset=0(obs:digitei zero e não letra "o" tudo junto), apertei F10, a instalação fluiu muito bem, ainda no windows liberei 100G e na hora de montar as partições do linux, criei apenas duas, " / " com 30G e "/home" com 60G, escolhi o efi que já existe por causa do windows como sistema de carregamento e dai pra frente de vento em popa, até que o sistema concluiu a instalação e reiniciou, passou direto, não entrou no grub, abriu o windows, reiniciei, fui na bios não existia boot de grub la para selecionar como primeira opção, sai da bios, dei boot no linux manualmente através do sistema de boot da bios ( F12 ) entrou no ubuntu apareceu pra mim colocar a senha e boooooooom, a tela congela, tentei varias vezes e não funciona.
Acredito que não pulei nenhum passo do que me passaram aqui e nem no outro tópico, de mesmo assunto.
Sinceramente estou pra lagar mão, estou com medo de danificar meu hardware, o pior que preciso de um linux rodando..0 -
Boa noite Elber !Todos esses procedimentos podem ser realizados milhares de vezes sem que haja nenhum dano ao seu hardware.Eu realmente sugiro que tente a versão 19.04 mesmo a 18.4 sendo LTS.
Isso porque outros usuarios que já tentaram instalar a 18 tiveram o mesmo erro enquanto a 19 concluiu a instalação de forma certa, possivelmente alguma atualização de pacotes implementada.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Eu mesmo tenho um modelo semelhante e consegui instalar com êxito a versão 19.04. Eu também tive um problema com o grub, que foi solucionado ao sincronizar os horários do linux e do windows.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Você deve também desativar a placa nvidia.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa tarde Elber !
Siga o básico da instalação, apenas realizando a desabilitação da GPU da Nvidia no X durante o processo de instalação.
Após, basta atualizar os drivers proprietários.
@MaClane
Tentei com a versão 19.04 mesma coisa corre bem até onde coloco a senha para entrar, com o mouse do notebook fica congelado apos alguns segundos na tela, com um mouse USB, consigo acessar o campo de colocar a senha mas ao digitar a senha trava e não acessa o sistema.
So posso estar errando algo em algum passo, ou sei la..acredito que não, ja fiz e refiz enumeras vezes sempre sem problema(nunca nessa maquina) dessa vez essa dor de cabeça.0 -
Você já tentou desativar a inicialização rápida do windows 10?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Elber disse:@MaClane
Tentei com a versão 19.04 mesma coisa corre bem até onde coloco a senha para entrar, com o mouse do notebook fica congelado apos alguns segundos na tela, com um mouse USB, consigo acessar o campo de colocar a senha mas ao digitar a senha trava e não acessa o sistema.
So posso estar errando algo em algum passo, ou sei la..acredito que não, ja fiz e refiz enumeras vezes sempre sem problema(nunca nessa maquina) dessa vez essa dor de cabeça.
sim sistema de inicialização do windows 10 esta desligado, modo hibernação também inclusive, na bios não tem sistema fast boot.0
-
As versões mais antigas do bios desse modelo não possuíam o fastboot na seção main. Foi adicionada nas versões mais recentes do bios. Você disse que o seu modelo é o an515-51, mas não disse o modelo exato. Exemplo: an515-51-75kz. Nem todos as versões possuem a mesma placa de vídeo.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0