Olá tenho um Acer ASPIRE A515-41G e estou tendo problemas de desempenho!

Eduardo_LX1
Eduardo_LX1 Member Posts: 11

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Não tenho muito conhecimento em informatica! mais sei que o desempenho desse notebook não e normal!
pois o mesmo apresenta desempenho pior que o meu antigo que tem mais de 5 anos!
vi que muitos estão tendo o mesmo problema! fiz tudo que estava ao meu alcance atualizar os drives e otimizar o gerenciador de energia!
mesmo assim não tive resultados satisfatório. sei  que esse notebook não e voltado para jogos mais e ridículo ver que uma 

Intel Graphics tem desempenho similar!


bom resumindo preciso de suporte e de solução para esse problema!


não só pra min mais para todos que compraram esse notebook em busca de realizar um sonho de consumo! não façam se torna um pesadelo.
«1

Respostas

  • Olá!  Você já verificou sebo disco está  em 100 por cento? AlEm disso, você já atualizou o adrenalin  para a versão 19.7.1?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    sim já até troquei o hd por um ssd o que melhorou muito o uso pois com o HD era muito Lento.
    estou usando a 19.6.3, vou baixar essa pra testar!
  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    já atualizei o adrenalin  para a versão 19.7.1 senti uma melhora no FPS antes o Cs-Go ficavava de 25-40 agora fica 40-60 very-low
    o resident evil 2 oscilava muito 12-26 agora se mantem na casa dos 26-40.

    Obrigado pela dica mais ainda acho que pode ter mais desempenho😁

    teria como disponibilizar os drives para windows 7?? 

  • Você está utilizando o windows 7 ou 10? Além disso, você colocou o notebook em alto desempenho nas opções de energia? Você configurou na configuração do adrenalin, para que a placa de vídeo dedicada seja executada no jogo?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    estou usando o sistema de fabrica windows 10! sim fiz tudo isso👍 como o MaClane disse nos outros discursos!
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde Eduardo_LX1 !

    Primeiramente, como você mesmo afirmou e confirmou, esse aparelho não é de segmento gamer e o hardware não possui suporte adequado.
    Esse processador possui TDP baixíssimo, além de não conter diversas tecnologias embargadas relacionadas a jogos.

    Então a questão é que usuarios que adquirem tal modelo tendo em mente jogos, o erro é somente dos usuários por falta de buscar informações prévias.
    usuarios que adquiriram o aparelho para o segmento correto do qual é designado, raramente tiveram algum problema.
    E os que tiveram, o "erro" era na falta de suporte de drivers por parte da AMD e da Microsoft, e não por parte da Acer.

    Enfim... não faço "discursos"...
    Apenas elucido usuarios que não possuem informações corretas ou acreditam que possuem essas informações.

    Hoje, o principal "problema" de aparelhos com conjunto AMD / Radeon é a falta de suporte e otimização de drivers por parte da AMD.
    Nesse modelo existe o agravante do processador que se destina a outro segmento.

    Já existem alguns usuarios que relataram várias soluções diferentes.

    Recentemente, um usuário instalou Windows 7 em modo Legacy e informou que já fazem 3 meses que não apresenta problemas de travamentos ou erros de drivers.
    Possivelmente algum erro da AMD com o desenvolvimento dos drivers para suporte em UEFi.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    editado julho 2019
    bom eu não disse que você faz discursos! eu disse em outros discursos😒
    bom admiro á Acer por criar produtos de qualidade! o notebook não é ruim. pelo contrario, tem bom acabamento e funcional se fosse $1600
    E como disse não tenho muito conhecimento em informatica por isso comprei e assim como eu são cerca de 70% das pessoas que compraram esse notebook
    o valor desse notebook com processador ruim é o mesmo de um core i5gen8 com mx 150!🤦‍♂️ min arrependo amargamente de ter comprado por afinidade a marca! pois já tive outros modelos nos quais não tive nenhum problema. mais obrigado Acer 

    Vou min esforçar para alerta os leigos a não comprarem essa joça! 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    bom eu não disse que você faz discursos! eu disse em outros discursos😒
    bom admiro á Acer por criar produtos de qualidade! o notebook não é ruim. pelo contrario, tem bom acabamento e funcional se fosse $1600
    E como disse não tenho muito conhecimento em informatica por isso comprei e assim como eu são cerca de 70% das pessoas que compraram esse notebook
    o valor desse notebook com processador ruim é o mesmo de um core i5gen8 com mx 150!🤦‍♂️ min arrependo amargamente de ter comprado por afinidade a marca! pois já tive outros modelos nos quais não tive nenhum problema. mais obrigado Acer 

    Vou min esforçar para alerta os leigos a não comprarem essa joça! 
    Infelizmente está errado em sua colocação.
    O principal "problema" desse modelo são usuarios que o adquirem para funções que não sejam as que são devidamente desenvolvidas.
    O processador não é "ruim", simplesmente não oferece suporte para segmento gamer.
    A questão dos "leigos" não é pelo modelo em si, mas sim por não ser de um segmento para o qual muitos adquirem.
    O aparelho funciona sim perfeitamente ao segmento que é desenvolvido e proposto.
    Como informei, a questão maior não é a Acer e sim a falta de suporte por parte da AMD.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    Bom pelo menos da pra trocar a placa-mãe num futuro proximo!!
    pela 

    A515-51G-5504


  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    ou a 

    A715-72G-71CT

    daqui uns dois anos 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Alguma placas-mãe são compatíveis quanto ao formato físico.
    Porém deve atentar para compatibilidades de encaixes, suporte da bateria, do carregador, dentre outros.
    Nem sempre é um procedimento viável.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • cristianodesa
    cristianodesa Member Posts: 20

    Tinkerer

    Antes de mais nada, acho uma heresia dizer que o público está comprando este notebook para algo a qual o produto não se destina, os jogos no caso. Ora, ele de fato não é propriamente um notebook gamer, mas se tem um vídeo dedicado, que aliás não é dos mais fracos para notebooks, o usuário tem em mente que é possível jogar, obviamente que não tudo, mas pelo menos jogos que não sejam exigentes graficamente e o material de publicidade divulgado pela própria Acer cita os jogos.

    Eduardo, possuo o mesmo notebook faz cerca de 20 dias. Testei muito coisa e hoje está satisfatório. Tem jogos que, claro, não adianta insistir, vai dar soco em ponta de faca então simplesmente me conformei. Já outros dá pra curtir muito bem, mesmo com opções gráficas voltadas para o desempenho.

    Aqui vão algumas coisas que podem te ajudar:

    - Adrenalin versão 19.5.2: Foi a que tive melhor desempenho de todas as que testei.
    Ao especificar o uso da placa dedicada para o jogo (creio que já saiba como fazer isso), não tive quedas bruscas de fps, ou seja, aparentemente não tive problemas de troca de vídeo dedicado para integrado.

    - Processador (APU): Ao meu ver é o maior vilão do desempenho. Em raríssimas situações ele atingirá seu clock máximo (turbo). Apesar do TDP baixíssimo, desconfio que não seja de fato esse o problema e sim o sistema operacional que não lida bem com o hardware, visto que com o mínimo ou máximo esforço o clock desce, enfim, não entendi a lógica ainda, parece ser aleatório até. E olha que está muito frio e com base de resfriamento. Algo que evidenciou bastante isso é um jogo que tenho que usa API Vulkan, que tira o esforço do processador. Usando o Vulkan no lugar do OpenGL, a diferença é gritante.
    Li muita gente escrever que não opções de energia não se deve setar 100% do desempenho (usam 98 ou 99), mas aqui de fato o melhor desempenho foi obtido em 100% mesmo. E tanto faz o perfil (equilibrado ou alto desempenho), desde que a configuração específica esteja setada corretamente.

    - Energia, sempre na tomada: Fato, porém não percebi diferença se a bateria estava totalmente carregada ou não. Só vi diferença quanto a estar plugado.

    Enfim, contente-se com o que dá. Aqui rodo muuuuito bem o Aerofly FS2 (no máximo usando Vulkan) e The Sims 4; roda bem Grid 1, RaceRoom, Dirt 3 e  Battlefield BC 2; jogável Abzu e GTA San Andreas; roda com esforço Goat Simulator.

    Boa sorte!
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Antes de mais nada, acho uma heresia dizer que o público está comprando este notebook para algo a qual o produto não se destina, os jogos no caso. Ora, ele de fato não é propriamente um notebook gamer, mas se tem um vídeo dedicado, que aliás não é dos mais fracos para notebooks, o usuário tem em mente que é possível jogar, obviamente que não tudo, mas pelo menos jogos que não sejam exigentes graficamente e o material de publicidade divulgado pela própria Acer cita os jogos.

    Eduardo, possuo o mesmo notebook faz cerca de 20 dias. Testei muito coisa e hoje está satisfatório. Tem jogos que, claro, não adianta insistir, vai dar soco em ponta de faca então simplesmente me conformei. Já outros dá pra curtir muito bem, mesmo com opções gráficas voltadas para o desempenho.

    Aqui vão algumas coisas que podem te ajudar:

    - Adrenalin versão 19.5.2: Foi a que tive melhor desempenho de todas as que testei.
    Ao especificar o uso da placa dedicada para o jogo (creio que já saiba como fazer isso), não tive quedas bruscas de fps, ou seja, aparentemente não tive problemas de troca de vídeo dedicado para integrado.

    - Processador (APU): Ao meu ver é o maior vilão do desempenho. Em raríssimas situações ele atingirá seu clock máximo (turbo). Apesar do TDP baixíssimo, desconfio que não seja de fato esse o problema e sim o sistema operacional que não lida bem com o hardware, visto que com o mínimo ou máximo esforço o clock desce, enfim, não entendi a lógica ainda, parece ser aleatório até. E olha que está muito frio e com base de resfriamento. Algo que evidenciou bastante isso é um jogo que tenho que usa API Vulkan, que tira o esforço do processador. Usando o Vulkan no lugar do OpenGL, a diferença é gritante.
    Li muita gente escrever que não opções de energia não se deve setar 100% do desempenho (usam 98 ou 99), mas aqui de fato o melhor desempenho foi obtido em 100% mesmo. E tanto faz o perfil (equilibrado ou alto desempenho), desde que a configuração específica esteja setada corretamente.

    - Energia, sempre na tomada: Fato, porém não percebi diferença se a bateria estava totalmente carregada ou não. Só vi diferença quanto a estar plugado.

    Enfim, contente-se com o que dá. Aqui rodo muuuuito bem o Aerofly FS2 (no máximo usando Vulkan) e The Sims 4; roda bem Grid 1, RaceRoom, Dirt 3 e  Battlefield BC 2; jogável Abzu e GTA San Andreas; roda com esforço Goat Simulator.

    Boa sorte!
    É um bom compartilhamento de informações.
    Porém algumas ressalvas:

    "mas se tem um vídeo dedicado, que aliás não é dos mais fracos para notebooks, o usuário tem em mente que é possível jogar, "

    R:
    Ter "em mente" é diferente de possuir conhecimento concreto.
    Nenhum usuario pode ou deve adquirir um aparelho por "achar", "supor" ou "imaginar".
    Conhecimento é de livre acesso e deve ser buscado antes da aquisição de aparelhos.

    O ponto desse modelo não é a GPU (que no conjunto é mais que satisfatória) e sim a falta de suporte por parte do processador para tecnologias e potência para jogos.

    "- Processador (APU): Ao meu ver é o maior vilão do desempenho. Em raríssimas situações ele atingirá seu clock máximo (turbo). Apesar do TDP baixíssimo, desconfio que não seja de fato esse o problema e sim o sistema operacional que não lida bem com o hardware, visto que com o mínimo ou máximo esforço o clock desce, enfim, não entendi a lógica ainda, parece ser aleatório até. E olha que está muito frio e com base de resfriamento. Algo que evidenciou bastante isso é um jogo que tenho que usa API Vulkan, que tira o esforço do processador. Usando o Vulkan no lugar do OpenGL, a diferença é gritante.
    Li muita gente escrever que não opções de energia não se deve setar 100% do desempenho (usam 98 ou 99), mas aqui de fato o melhor desempenho foi obtido em 100% mesmo. E tanto faz o perfil (equilibrado ou alto desempenho), desde que a configuração específica esteja setada corretamente."

    R:
    APU é diferente de processador.
    O processador é a unidade base central de processamento.
    A APU é a GPU integrada do sistema, como as HD Graphics da Intel.

    O problema real aqui é sim o TDP baixíssimo que impede que o processador tinja clocks maiores, principalmente em jogos, que irão exigir a base da APU + GPU.
    TDP não está apenas diretamente relacionado a temperaturas e sim a relação temperatura <-> voltagem.
    Nesse processador o TDP é de apenas 15watts.
    E sim, faz uma enorme diferença o perfil ser de alto desempenho ou equilibrado.
    Esse fato é facilmente comprovado em aplicações que exijam muito desempenho final, principalmente do processador e GPU.

    "- Energia, sempre na tomada: Fato, porém não percebi diferença se a bateria estava totalmente carregada ou não. Só vi diferença quanto a estar plugado."

    R:
    A bateria 100% carregada impede que quando o sistema exija mais desempenho o fornecimento seja instantâneo.
    De outra forma, irá ocorrer pequenas quedas de desempenho.

    No mais, é sempre bom ter novas visões sobre o funcionamento.
    Visto que deixando de lado as funções não adequadas do aparelho, alguns usuarios conseguem sim tirar maior desempenho da máquina com configurações corretas.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • cristianodesa
    cristianodesa Member Posts: 20

    Tinkerer

    "E sim, faz uma enorme diferença o perfil ser de alto desempenho ou equilibrado.
    Esse fato é facilmente comprovado em aplicações que exijam muito desempenho final, principalmente do processador e GPU."

    Esses perfis são os conjuntos da opções de energia. Se, por exemplo, configurar o Equilibrado com as mesmas opções do Alto Desempenho, funcionou igualzinho. Fiz o teste em vários jogos, com o Aida também, então o Windows se baseia mesmo é no que tá configurado dentro do perfil. Obviamente, se não mexer nada nos perfis, daí terão desempenhos diferentes.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    "E sim, faz uma enorme diferença o perfil ser de alto desempenho ou equilibrado.
    Esse fato é facilmente comprovado em aplicações que exijam muito desempenho final, principalmente do processador e GPU."

    Esses perfis são os conjuntos da opções de energia. Se, por exemplo, configurar o Equilibrado com as mesmas opções do Alto Desempenho, funcionou igualzinho. Fiz o teste em vários jogos, com o Aida também, então o Windows se baseia mesmo é no que tá configurado dentro do perfil. Obviamente, se não mexer nada nos perfis, daí terão desempenhos diferentes.
    Não sei realmente quais tipos de testes realizou.
    Mas testes realizados em laboratório sob metodologias oficiais e em ambiente controlado é comprovado totalmente que cada plano de controle de energia do Windows tem caracteristicas próprias e interfere sim no desempenho final do sistema de do controle das instruções para o hardwares.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    Instalei o windows 7 percebi uma melhora! não tão grande como muitos dissem! o cs-go ainda oscila muito mais não tive queda abaixo dos 40fps
    ainda nao tive tempo pra testar mais jogos! mais acho que vou volta pro Firmware de fabrica!!  
  • Muitos usuários gamers afirmam que o windows 7 é excelente para jogos, desde que esteja bem otimizado! No entanto, é um sistema operacional que e em pouco tempo não terá mais suporte da microsoft!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Instalei o windows 7 percebi uma melhora! não tão grande como muitos dissem! o cs-go ainda oscila muito mais não tive queda abaixo dos 40fps
    ainda nao tive tempo pra testar mais jogos! mais acho que vou volta pro Firmware de fabrica!!  
    Instalou em qual modo, UEFi ou Legacy?
    Alguns usuarios tem relatado de que o Adrenalin está rodando sem erros em modo Legacy.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    legacy ! estou com o driver mais atual o 19.7.2, qual o melhor driver para windows 7 ja testei o 6.3 e o 5.2?
  • Eduardo_LX1
    Eduardo_LX1 Member Posts: 11

    Tinkerer

    vou vê se consigo vender e comprar o lenovo ideapad 330 com MX150!
    o chato e que vou sair perdendo e muito na venda estou vendendo por 2000 sendo que comprei por 2370! 😢