Dúvida VGA dedicada Acer E15 E5-553g-T4Tj
gabrielgmach
Member Posts: 12
Tinkerer
Amigos, antes de qualquer coisa, sou novo aqui. E pesquisei bastante antes de postar esta pergunta. Vi que existem muitas dúvidas parecidas com a minha, mas nenhum similar.
Pois bem, acerca de uma semana comprei o notebook em questão, sei que ele não é do segmento gamer, vou usá-lo mais para o trabalho, onde utilizo basicamente o Ofiice e alguns programas de geoprocessamento e edição que não são tão pesados.
Porém, como ele tem uma VGA dedicada, tive a curiosidade de testá-lo em alguns games mais antigos (uma vez que tenho um desktop para jogar os mais novos), e fui surpreendido negativamente. Tentei rodar o The Sims 3, e tive muitas quedas de FPS, nisso acabei reparando que aparentemente a VRAM não está sendo usada, embora a placa de video esteja sendo bem usada, a VRAM fica em 0%. Outra coisa interessante, é que aparece que só tenho 72mb de memória dedicada, e 19gb de memória compartilhada, isso é normal? Porque a memória compartilhada não é usada?
Vou colocar alguns prints para ilustrar o que falei...
Esses prints são do gerenciador de tarefas e do amd link no momento em que eu estava jogando, e tendo quedas de FPS. Sabem o que pode ser? Alguma configuração errada? O que me deixa mais encabulado são os 72mb de memória dedicada na placa de vídeo, isto é normal?
OBS: Meu windows 10 está na versão 1903;
O software da radeon na versão 19.5.2
Já arrumei as configurações de mais alto desenmpenho, 98%, ativo, etc...
Já mandei o game ser iniciado pela placa dedicada.
Aguardo respostas, desde já, obrigado!
Pois bem, acerca de uma semana comprei o notebook em questão, sei que ele não é do segmento gamer, vou usá-lo mais para o trabalho, onde utilizo basicamente o Ofiice e alguns programas de geoprocessamento e edição que não são tão pesados.
Porém, como ele tem uma VGA dedicada, tive a curiosidade de testá-lo em alguns games mais antigos (uma vez que tenho um desktop para jogar os mais novos), e fui surpreendido negativamente. Tentei rodar o The Sims 3, e tive muitas quedas de FPS, nisso acabei reparando que aparentemente a VRAM não está sendo usada, embora a placa de video esteja sendo bem usada, a VRAM fica em 0%. Outra coisa interessante, é que aparece que só tenho 72mb de memória dedicada, e 19gb de memória compartilhada, isso é normal? Porque a memória compartilhada não é usada?
Vou colocar alguns prints para ilustrar o que falei...
Esses prints são do gerenciador de tarefas e do amd link no momento em que eu estava jogando, e tendo quedas de FPS. Sabem o que pode ser? Alguma configuração errada? O que me deixa mais encabulado são os 72mb de memória dedicada na placa de vídeo, isto é normal?
OBS: Meu windows 10 está na versão 1903;
O software da radeon na versão 19.5.2
Já arrumei as configurações de mais alto desenmpenho, 98%, ativo, etc...
Já mandei o game ser iniciado pela placa dedicada.
Aguardo respostas, desde já, obrigado!
0
Respostas
-
Boa tarde gabrielgmach !
Realmente alguma configuração em conflito entre a GPU e a APU.
Já realizou o procedimento e configuração avançada para esse modelo que foi disponibilizado no fórum?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Realizei todos procedimento descrito nesse post: https://community.acer.com/pt/discussion/568938/pouca-memoria-dedicada-da-placa-r5/p3
com a diferença que instalei a adrenaline 19.5.2.
Será que devo tentar formatar o notebook, e reinstalar todos os drives do zero?
Se sim, qual seria o procedimento correto?0 -
Sim, exaltante esse procedimento.
Pode tentar antes remover a versão 19.5.2 do Adrenalin e utilizar a 19.3.3 ou 19.4.1
Caso não surta efeito, seria sim uma excelente opção reinstalar o sistema OEM de fábrica.
Para isso, basta realizar backup dos seus dados e arquivos previamente e pressionar ALT + F10 quando ligar o aparelho.
Será exibida uma tela para reinstalar o sistema do zero.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Vou tentar isso esta noite e posto os resultados.0
-
Ótimo!
Ficamos no aguado!
@MaClane Amigo, fiz a restauração e não funcionou, continuou igual. Baixei o msi afterburner para dar uma olhada e notei algo curioso: Aparecem 18 GPUs no notebook, sendo uma a R5 integrada, e as outras 17 a placa dedicada (segue print).
Isso é normal? Será que é por isso que a vram está baixa?
Se for, o que posso fazer para corrigir?0 -
Você já tentou instalar o adrenalin 19.6.1? Esta é a versão mais atual!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
gabrielgmach disse:@MaClane Amigo, fiz a restauração e não funcionou, continuou igual. Baixei o msi afterburner para dar uma olhada e notei algo curioso: Aparecem 18 GPUs no notebook, sendo uma a R5 integrada, e as outras 17 a placa dedicada (segue print).
Isso é normal? Será que é por isso que a vram está baixa?
Se for, o que posso fazer para corrigir?
Tente atualizar a ultima versão como sugeriu o colega Egydio.
Mas lembre-se de utilizar a aplicação da AMD que remove todo driver anterior por completo.
Atualizei e nada. Continua igual. Não sei mais o que fazer, estou até cogitando instalar o windows 7. É frustrante saber que se tem um hardware com um potencial que não pode ser atingido por algum problema de software. O que me deixa mais intrigado é a questão da memória dedicada, porque ela está tão baixa? Uma vez que ela sim, é 100% utilizada quando abro alguma aplicação que necessita de maior processamento gráfico.
0 -
Qual é a versão do firmware uefi? Verifique isso no acer care center!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
@egydiocoelho Onde exatamente vejo essa informação? O que encontrei no care center foi isso (print):[Editado pela moderadora]0
-
Por favor, apague o sn e o snid editando a sua resposta!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
@egydiocoelho Como faço isso? Não estou achando a opção de editar a resposta hahaha0
-
Ele possui a versão mais recente! Sobre a memória ram, você está confundindo os termos! A sua placa de vídeo possui 72mb de memória ram dedicada, ou seja, é uma memória que já está inclusa no chip gráfico e portanto não utiliza a memória do sistema. Com relação a memória compartilhada de 1,9gb, esta sim é "retirada" do sistema para complementar a memória da placa gráfica, somente quando houver necessidade e para melhorar o desempenho, o que totalizará 2gb de ram!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Agora, o que eu acho estranho, é que outro usuário possui o mesmo modelo, mas o gerenciador de tarefas mostra uma quantidade de memória dedicada de 512mb, veja:
https://community.acer.com/pt/discussion/569441/e5-553g-t4tj-descrito-com-512mb
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
@egydiocoelho Entendi. Achei que os 2GB eram dedicados, porque no painel da adrenalin, ou mesmo no GPU-Z, mostra 2GB, por isso achei que era dedicado. E quanto a questão do outro usuário com 512 mb, também já havia visto. Será que é um erro de hardware mesmo do fabricante (ainda está na garantia)? Ou será que tem haver com alguma configuração do sistema mesmo?
Outra coisa, o que acha de formatar o HD para legacy? Poderia ajudar de alguma forma? Vi discussões relativas à isto também.0 -
Complementando: Será que esses 72mb não são da memória da R5 (no adrenalin ela aparece com memória de 80 mb) Ou seja, será que o SO não está reconhecendo a placa dedicada?0
-
Eu creio que seja algum bug no windows ou de algum outro programa! Você está utilizando a versão 1803, 1809 ou 1903 do windows 10? Há algum antivírus instalado?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
@egydiocoelho 1903. Uso o próprio windows defender.0
-
Esse erro permanecia nas versões anteriores do windows?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0