Atualização da BIOS v1.22 e perca de desempenho.

Jorlosm
Jorlosm Member Posts: 48 Troubleshooter
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Galera trabalho com renderização de maquetes eletrônicas. Estava ainda com a imagem limpa do w10 1803 que instalei quando coloquei o ssd. Acabei colocando o w10 v1903 e atualizado todos os drivers pelo site da acer, inclusive o da BIOS. Antes meu sistema estabilizava quando estava renderizando sem estar carregando em 2,8, e quando estava na tomada em 3,4.. Nunca baixava disso. Agora fora da tomada fica oscilando chegando a 2,1, e carregando ocular até 3,2. Resolvi então voltar ao w10 1803 para minha surpresa continua essa oscilação do processador, fui para w10 1809. Mesma coisa. Já tentei também instalar os drivers pelo update, nada mudou. Meu notebook não tem altas temperaturas, moro no sul, com a base de cooler renderizando não passa de 80°, mas acabei instalando o xtu, coloquei -130, melhorou um pouco, fora da tomada fica em 2,5 +-, e na tomada em 3,30. Porém abaixo do que tinha. Agora não sei, será que meu processador vai pifar? será que essa atualização da BIOS para a v1.22 fez isso? Já quebrei a cabeça e não tive o mesmo desempenho.
«134

Respostas

• Olá! Você poderia informar o modelo exato do notebook? Exemplo an515-51-75kz!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Jorlosm
    Olá! Você poderia informar o modelo exato do notebook? Exemplo an515-51-75kz!

Olá! Você poderia informar o modelo exato do notebook? Exemplo an515-51-75kz!

Predator G3-572

• Eu possuo o modelo an515-51 que possui a mesma placa mãe e o mesmo firmware uefi do modelo g3-572! Eu também instalei a versão 1.22 e não notei perda desempenho e também instalei a versão 1903 do windows! Você configurou o notebook para alto desempenho nas opções de energia? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Jorlosm
    Após a instalação dos drivers diretamente do site da acer, ele fica por automático selecionado em alto desempenho. 

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,311 Trailblazer
    editado junho 2019
    Eu sugiro que você atualize os drivers nesses sites e depois faça o teste:
    https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/intel-driver-support-assistant.html
    https://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br
    Não necessariamente fica em alto desempenho de forma automática. Eu sugiro que você verifique isso nas opções de energia do windows e nas configurações da placa de vídeo!

egydiocoelho Trailblazer

• Jorlosm
    Eu sugiro que você atualize os drivers nesses sites e depois faça o teste:
    https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/intel-driver-support-assistant.html
    Não necessariamente fica em alto desempenho de forma automática. Eu sugiro que você verifique isso nas opções de energia do windows e nas configurações da placa de vídeo!
    Eu já formatei o notebook umas 10 vezes nesses últimos 5 dias, nessa última vez que voltei a v1903, atualizei todos os drivers pelo driver booster, em seguida atualizei os drivers de vídeo da Intel e nvida diretamente do site do fabricante, percebi que não tinha a opção de alto desempenho, daí a criei. Porém quando o formatei e instalei os drives diretamente da acer, vinha a opção alto desempenho e ativado, nas opções de energia.
  • Quando você disse que formatou o hd, você quis dizer que reinstalou o windows de fábrica utilizando o comando alt+f10 antes do logo da Acer, ou quis dizer que utilizou um iso da microsoft?
    Além disso, na verdade, a opção alto desempenho realmente não aparece nas opções de energia, mas aparece nas opções "centro de mobilidade do windows", veja:

Experimente alterar as opções no centro de mobilidade do windows!
    O problema de desempenho ainda permanece? Você já tentou alterar o desempenho do processador para 99% aqui?

Ex

egydiocoelho Trailblazer

• Jorlosm
    Quando você disse que formatou o hd, você quis dizer que reinstalou o windows de fábrica utilizando o comando alt+f10 antes do logo da Acer, ou quis dizer que utilizou um iso da microsoft?
    Além disso, na verdade, a opção alto desempenho realmente não aparece nas opções de energia, mas aparece nas opções "centro de mobilidade do windows", veja:

Experimente alterar as opções no centro de mobilidade do windows!
    O problema de desempenho ainda permanece? Você já tentou alterar o desempenho do processador para 99% aqui?

Ex
    Eu comprei a uns 6 meses um ssd evo 970, como naquela época estava muito apurado, apenas baixei a iso do site da Microsoft e instalei. Porém esses dias peguei o hd de 2T e tentei colocar ele nos padrões de fábrica, para poder fazer a clonagem do sistema para o ssd, ficou a noite toda restaurando e outro dia amanheceu na tela de recuperação. Deu algum erro e não consegui mais iniciar o sistema pelo HD, foi ai que formatei o SSD novamente com a versão 1903 e formatei o hd de 2T para ter um segundo disco.

• Jorlosm
    e
    Enquanto o uso da cpu é pouco, e desconectado da energia.

Renderizando uma imagem o processador cai drasticamente. ele sempre se mantinha em 2,8.

• Jorlosm

conectado na energia sem forçar o processador.

Renderizando a imagem com o note na energia. Ele sempre se manteve em 3,40, agora chega a oscilar depois de algum tempo até 3,20...
  • Primeiro é importante afirmar que o notebook somente atinge a performance máxima quando o notebook está conectado ao adaptador de energia e com a bateria 100% carregada! Eu sugiro que você refaça os testes, mas deixe a bateria carregar 100% e somente depois renderize os vídeos com o notebook conectado ao adaptador de energia. Além disso, mesmo que você utilize o notebook somente na bateria e configurando-a para alto desempenho, nunca atingirá o desempenho máximo, pois a bateria não tem a capacidade física para isso. Eu também sugiro que você vá nesses sites para atualizar os drivers do notebook:
    Para atualizar os demais drivers, eu utilizo o driverbooster: https://www.iobit.com/downloadcenter.php?product=pt-driver-booster-free-new
    Eu não gosto muito desses programas atualizadores de drivers, por que eles podem baixar um driver errado. No entanto, eles também costumam resolver problemas de drivers difíceis de achar!

egydiocoelho Trailblazer

• Jorlosm
    Primeiro é importante afirmar que o notebook somente atinge a performance máxima quando o notebook está conectado ao adaptador de energia e com a bateria 100% carregada! Eu sugiro que você refaça os testes, mas deixe a bateria carregar 100% e somente depois renderize os vídeos com o notebook conectado ao adaptador de energia. Além disso, mesmo que você utilize o notebook somente na bateria e configurando-a para alto desempenho, nunca atingirá o desempenho máximo, pois a bateria não tem a capacidade física para isso. Eu também sugiro que você vá nesses sites para atualizar os drivers do notebook:
    Para atualizar os demais drivers, eu utilizo o driverbooster: https://www.iobit.com/downloadcenter.php?product=pt-driver-booster-free-new
    Eu não gosto muito desses programas atualizadores de drivers, por que eles podem baixar um driver errado. No entanto, eles também costumam resolver problemas de drivers difíceis de achar!
    Farei os testes amanhã, o link da Intel que compartilhou e do drive de vídeo?
  • O site irá verificar todos os drivers disponíveis!

egydiocoelho Trailblazer

• Jorlosm
    O site irá verificar todos os drivers disponíveis!

tudo atualizado a principio..
    porem continuo com a mesma velocidade de clock.. Obs: bateria 100% carregada e ligado a tomada, e mudei nas configurações de desempenho do processador para 99%
  • Eu renderizo alguns vídeos no meu notebook e realmente fica travado em 3.40 ghz no mesmo processador! Eu não considero o que você disse um problema exatamente, mas é possível que algum driver não esteja instalado, como seria se você tivesse utilizando o sistema operacional otimizado pela Acer! Eu sugiro que você instale o turbo booster: https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Turbo Boost/Turbo Boost_Intel_11.7.0.3290_W10x64_A.zip?acerid=636359444338408914&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR G3-572&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Jorlosm !

Lendo seu post, irei deixar uma informação complementar a todo desempenho do colega Egydio em lhe ajudar.

Seu processador é um i7-7700HQ.
    Então deixe lhe explicar o que a tecnologia TurboBoost da Intel realmente a faz:
    A base de clock é 2.8Ghz.
    Isso significa que nos 4 núcleos reais o clock deve atingir essa frequência.
    O que o TurboBoost faz é permitir que maiores frequências possam ser alcançadas, nesse modelo, "até" 3.8Ghz.
    Mas essa é a definição: "permitir".
    Não significa que "deva" alcançar.
    Qualquer valor acima dos 2.8Ghz já é considerado boost.

Essa frequência "pode" ser alcançada em um conjunto de determinados fatores:
    1- o TDP deve atingir o máximo de potência no sistema;
    2 - esse valor somente é atingido nos threads (núcleos virtuais);
    3 - o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia;
    4 - as opções de energia do Windows devem estar setadas para Alto Desempenho e as configurações avançadas todas setadas para máximo desempenho;
    5 - as configurações da bateria devem estar setadas para desempenho máximo;
    6 - somente quando uma requisição (ou conjunto de requisições) exigir, essa frequência "pode" ser atingida

Lembrando que em processadores com multi-threads, quanto maior forem, menor será a frequência de Boost uma vez que as requisições múltiplas serão trabalhadas separadamente em cada núcleo (real e virtual).

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Jorlosm
    MaClane disse:
    Boa noite Jorlosm !

Lendo seu post, irei deixar uma informação complementar a todo desempenho do colega Egydio em lhe ajudar.

Seu processador é um i7-7700HQ.
    Então deixe lhe explicar o que a tecnologia TurboBoost da Intel realmente a faz:
    A base de clock é 2.8Ghz.
    Isso significa que nos 4 núcleos reais o clock deve atingir essa frequência.
    O que o TurboBoost faz é permitir que maiores frequências possam ser alcançadas, nesse modelo, "até" 3.8Ghz.
    Mas essa é a definição: "permitir".
    Não significa que "deva" alcançar.
    Qualquer valor acima dos 2.8Ghz já é considerado boost.

Essa frequência "pode" ser alcançada em um conjunto de determinados fatores:
    1- o TDP deve atingir o máximo de potência no sistema;
    2 - esse valor somente é atingido nos threads (núcleos virtuais);
    3 - o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia;
    4 - as opções de energia do Windows devem estar setadas para Alto Desempenho e as configurações avançadas todas setadas para máximo desempenho;
    5 - as configurações da bateria devem estar setadas para desempenho máximo;
    6 - somente quando uma requisição (ou conjunto de requisições) exigir, essa frequência "pode" ser atingida

Lembrando que em processadores com multi-threads, quanto maior forem, menor será a frequência de Boost uma vez que as requisições múltiplas serão trabalhadas separadamente em cada núcleo (real e virtual).

Agradeço as explicações de vocês! realmente estou com tudo atualizado! uma ultima pergunta, esse clock virtual não tem como aumentar? vi alguns relatos em sites, mas na verdade os caras estão falando em jogos, que o processador trava em 3.60.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Como lhe informei, o TurboBoost depende de todos esses fatores para alcançar clocks mais altos.
    Faz cerca de 1 anos instrui e orientei um usuário que tinha esses desconhecimento e queria setar o clock para o limite máximo.
    Depois de explicar e informar todos os riscos ele os assumiu e realizou os procedimentos.
    É um procedimento trabalhoso, detalhado e complicado.
    Por fim ele conseguiu.
    Mas os problemas gerados a partir dai o fizeram repensar e desistir.
    Aumento de consumo de energia, sobreaquecimento dos componentes internos, diminuição da vida útil do processador, instabilidades.
    Esse foi o relato que ele me passou.
    Então meu conselho é...
    Para alcançar o maior clock que seu sistema puder gerar, mantenha seu aparelho nas configurações máximas, utilize somente uma tomada dedicada e exclusiva a ele (sem adaptadores ou nenhum outro aparelho utilizando a mesma tomada) e utilize uma base resfriadora.
    Quanto mais frio o sistema, mais alto o TDP pode alcançar, gerando assim clocks maiores.
    É o mesmo principio dos campeonatos de overclock.
    Utilizam nitrogênio liquido para resfriar o sistema e subirem o clock sem que as instruções baixem os mesmos por segurança de temperatura.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Jorlosm
    MaClane disse:
    Como lhe informei, o TurboBoost depende de todos esses fatores para alcançar clocks mais altos.
    Faz cerca de 1 anos instrui e orientei um usuário que tinha esses desconhecimento e queria setar o clock para o limite máximo.
    Depois de explicar e informar todos os riscos ele os assumiu e realizou os procedimentos.
    É um procedimento trabalhoso, detalhado e complicado.
    Por fim ele conseguiu.
    Mas os problemas gerados a partir dai o fizeram repensar e desistir.
    Aumento de consumo de energia, sobreaquecimento dos componentes internos, diminuição da vida útil do processador, instabilidades.
    Esse foi o relato que ele me passou.
    Então meu conselho é...
    Para alcançar o maior clock que seu sistema puder gerar, mantenha seu aparelho nas configurações máximas, utilize somente uma tomada dedicada e exclusiva a ele (sem adaptadores ou nenhum outro aparelho utilizando a mesma tomada) e utilize uma base resfriadora.
    Quanto mais frio o sistema, mais alto o TDP pode alcançar, gerando assim clocks maiores.
    É o mesmo principio dos campeonatos de overclock.
    Utilizam nitrogênio liquido para resfriar o sistema e subirem o clock sem que as instruções baixem os mesmos por segurança de temperatura.
    Fora essas configurações que o amigo passou a cima, tem mais alguma que precisa ser feita para ter o alto desempenho?
  • Você pode habilitar o desempenho máximo, mas é um procedimento arriscado: https://www.baboopro.com.br/como-habilitar-o-plano-de-energia-desempenho-maximo/
    Você também tem a opção de habilitar essas funções na chave de registro:
    intel graphics power plan: [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\44f3beca-a7c0-460e-9df2-bb8b99e0cba6\3619c3f2-afb2-4afc-b0e9-e7fef372de36]
    "Attributes"=dword:00000002
    Irá habilitar algumas opções da placa de vídeo, nas opções de energia. não funciona em todos os notebooks!
    turbo boost: [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\54533251-82be-4824-96c1-47b60b740d00\be337238-0d82-4146-a960-4f3749d470c7]
    Irá habilitar as opções do turbo booster
    system cooling policy: [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\54533251-82be-4824-96c1-47b60b740d00\94D3A615-A899-4AC5-AE2B-E4D8F634367F]
    Irá habilitar algumas opções de refrigeração!

egydiocoelho Trailblazer