Aumentar memória RAM Aspire ES 15 (ES1-572-32LD)

biafranzoi
biafranzoi Member Posts: 6

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá!
Eu gostaria de deixar meu laptop mais rápido, pois ele é lento até para abrir programas leves, e principalmente para executar várias tarefas ao mesmo tempo, mesmo as mais simples.
Para isso, acho que seria necessário aumentar a memória RAM. Mas não sei qual as especificações corretas para comprar, de forma que seja compatível e que funcione nele.

As especificações dele são: 
Aspire ES 15 | ES1-572-32LD
Intel Core i3-7100U (2.4GHz, 3MB L3 Cache)
Memória 4GB DDR4
1000 GB HDD

Basta comprar uma memória DDR4 e pronto, ou tem mais algo que devo verificar para que seja adequada?
Penso em comprar uma de 8GB, ficando dentro do limite (até 16GB).

Agradeço se alguém puder me ajudar :)

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite biafranzoi !

    A primeira questão é que nãos e trata apenas de RAM mas sim de correta utilização e configuração.
    Somente conectado na tomada de energia e com plano de alto desempenho ele irá atingir o máximo.

    Realize esses procedimentos:

    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.


    Esse modelo suporta no máximo 16Gb de RAM (sendo 2 slots, 2x8Gb cada) So-DIMM



    Utilize o CPUz e post aqui um print das abas de MEMORY e SPD para identificarmos se o padrão é DDR3L ou DDR4


    Esse modelo não possui slot M.2 para SSD.
    Somente pode substituir seu HDD por um SSD padrão Sata 3 de 2.5" polegadas e pode passar o HDD para um adaptador caddy de 9.00mm

    Veja aqui como abrir:



    Lembre-se de desconectar a bateria de íon antes de realizar um upgrade.




    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite biafranzoi !

    A primeira questão é que nãos e trata apenas de RAM mas sim de correta utilização e configuração.
    Somente conectado na tomada de energia e com plano de alto desempenho ele irá atingir o máximo.

    Realize esses procedimentos:

    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.


    Esse modelo suporta no máximo 16Gb de RAM (sendo 2 slots, 2x8Gb cada) So-DIMM



    Utilize o CPUz e post aqui um print das abas de MEMORY e SPD para identificarmos se o padrão é DDR3L ou DDR4


    Esse modelo não possui slot M.2 para SSD.
    Somente pode substituir seu HDD por um SSD padrão Sata 3 de 2.5" polegadas e pode passar o HDD para um adaptador caddy de 9.00mm

    Veja aqui como abrir:



    Lembre-se de desconectar a bateria de íon antes de realizar um upgrade.




    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • biafranzoi
    biafranzoi Member Posts: 6

    Tinkerer

    Olá!

    Realizei todos os procedimentos acima, a única diferença é que a atualização foi para a versão 2004 (mais recente).

    Segue os prints do CPUz:



  • Veja que o seu modelo trabalha com uma memória ram de 2133mhz, cl15. O ideal é adquirir outra memória ram de mesmo tamanho, velocidade e cas latency. Se adquirir duas memórias rams de tamanhos diferentes, funcionará no modo flex.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite biafranzoi !

    Seu aparelho possui um modulo de RAM de 4Gb DDR4 2133Mhz
    Então pode optar por adquirir outro modulo de 4Gb nas mesmas especificações ou adquirir outros dois de 8Gb cada.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • biafranzoi
    biafranzoi Member Posts: 6

    Tinkerer

    Boa noite!

    Obrigada pela ajuda!

    Só estou em dúvida sobre mais uma coisa: por que o ideal é que as duas memórias sejam da mesma capacidade?
    Não poderia manter a de 4GB e adicionar uma de 8GB?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Porque se utilizar módulos de capacidades diferentes, a tecnologia dual-channel será ativado no modo flex, ou seja, apenas os primeiros Gb em par irão trabalhar em modo dual, enquanto o restante em modo single.
    Isso gera perda de desempenho final.
    Então somente deve utilizar módulos de em pares sincrônicos: 2+2, 4+4, 8+8, 16+16, etc
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • biafranzoi
    biafranzoi Member Posts: 6

    Tinkerer

    Entendi! Muito obrigada!!
  • Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    biafranzoi disse:
    Entendi! Muito obrigada!!

    De nada!
    Precisando de algo, basta me chamar aqui!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Ingrid-Acer
    Ingrid-Acer Administrator Posts: 3,274 Community Administrator
    Olá a todos, 

    Devido ao tempo de criação e pelo fato de ter uma solução, este tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, caso tenham dúvida, favor abrir nova publicação.

    Atenciosamente, 

    Acer-Ingrid 
Esta discussão está fechada.